quarta-feira, 21 de março de 2012

Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) poderá ter novas regras!

Pedro Mota Soares falava hoje na sessão de abertura da conferência "As Aprendizagens de Futuro", promovida pela Associação EPIS -- Empresários Pela Inclusão Social", que decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) destina-se a reconciliar com a escola jovens com idade igual ou superior a 15 anos que se encontram em risco de exclusão social e para os quais nenhuma outra das ofertas educativas e formativas se revelou adequada.

Em 2011 foram sinalizados 3600 jovens (até 30 de setembro) e, destes, 2 852 aderiram ao programa.

Segundo o ministro, "pela sua importância e pertinência junto de tantos jovens e suas famílias", o Programa Integrado de Educação e Formação deve ser analisado com devida atenção.

"Há, nesse sentido, que trabalhar de forma integrada, de forma coordenada, por forma a garantirmos o financiamento europeu e nacional a estas turmas. Para nós é fundamental manter esta resposta, manter a capacidade de inclusão de muitos jovens", frisou.

Pedro Mota Soares adiantou que está a desenvolver esforços para que o programa se mantenha numa unidade diferente, mas "igualmente válida e fundamental enquanto resposta importante.

"A resposta passará certamente não por ter estruturas pesadas e consumidoras de recursos, mas sim criar a capacidade de ter novas fontes de financiamento, nomeadamente comunitárias, para manter a essencialidade desta tão importante resposta", disse o ministro da Solidariedade e Segurança Social.

Sem comentários:

Enviar um comentário