segunda-feira, 21 de maio de 2012

Divulgação do site: Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP)

A Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de âmbito nacional, especializada na área de intervenção precoce (IP), que tem como grande objectivo contribuir para as boas práticas da IP em Portugal.
Com este site, a ANIP pretende providenciar um recurso dinâmico acerca da Intervenção Precoce, destinado a pais, profissionais, estudantes e outros, que de alguma forma estão relacionados com esta área.

Intervenção Precoce - A actual legislação que regulamenta a Intervenção Precoce (Despacho Conjunto 891/99) encontra-se em avaliação e aguarda a consequente revisão; define IP como "uma medida de apoio integrado, centrado na criança e na família, mediante acções de natureza preventiva e habilitativa, designadamente do âmbito da educação, da saúde e da acção social, com vista a:

a) Assegurar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com deficiência ou em risco de atraso grave de desenvolvimento;
b) Potenciar a melhoria das interacções familiares;
c) Reforçar as competências familiares como suporte da sua progressiva capacitação e autonomia face á problemática da deficiência. "

A IP destina-se a crianças até aos 6 anos de idade, especialmente dos 0 aos 3 anos, que apresentam deficiência ou risco de atraso grave do desenvolvimento.

Próximas Formações
Intervenção Precoce e Comportamento da Criança
De 08.06.2012 a 09.06.2012

Os problemas de comportamento são a manifestação de comportamentos excessivos, deficitários ou inapropriados ao contexto, que irão dificultar o acesso por parte da criança a novas experiências, tendo estas um papel importante no seu desenvolvimento e aprendizagem (Bolsoni-Silva, Marturano, Pereira & Manfrinato, 2006).

Destina-se a: Profissionais a desempenhar funções na área da IPI: educadores de infância, psicólogos, técnicos de serviço social, enfermeiros, médicos,
terapeutas e outros. Familiares de crianças em IP, educadores, auxiliares de ação educativa.

Folheto informativo

Fonte:http://www.anip.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário