quarta-feira, 2 de maio de 2012

Projeto Dosvox - Brasil: permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas.

PROJETO DOSVOX
Homem e computador: amigos

O Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem nos últimos anos se dedicando à criação de um sistema de computação destinado a atender aos deficientes visuais. O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho.


O que é o DOSVOX
Conheça rapidamente as características técnicas mais relevantes do DOSVOX.  
Um passeio nas ferramentas do Dosvox
Para conhecer realmente o DOSVOX é preciso usá-lo. Mas aqui você fará um sobrevôo sobre o sistema. Este material foi produzido com base em um capítulo da tese de mestrado de Bernard Condorcet.
  • Novos horizontes para os deficientes visuais
    Baseado em textos publicados por Antonio Borges, esta resenha é uma chamada à nossa consciência social: a realidade realmente mudou, e para continuar mudando nós somos os personagens principais da história.
  • O Centro de Atendimento Educacional ao Cego
    O CAEC (Centro de Assistência Educacional ao Cego), responsável para fornecer suporte técnico aos usuários do sistema DOSVOX. Ele tornou-se com o tempo, um centro de referência que orienta os cegos de todo Brasil sobre o uso de todas as ferramentas de informática, em especial o sistema DOSVOX.
  • Entidades parceiras do projeto DOSVOX
    Ao longo do tempo, o Projeto DOSVOX tem se aliado a importantes entidades em todo Brasil e exterior, apoiando e sendo apoiado em ações educacionais e de integração. Existem alguns lugares em que o DOSVOX é ensinado regularmente e com qualidade. Conheça alguns destes lugares e um pouco sobre as atividades que exercem.
  • Textos técnicos sobre o DOSVOX
    Se você é um estudante ou pesquisador, com certeza vai querer obter informações técnicas mais aprofundadas. Obtenha aqui cópias de alguns textos técnicos que tratam de diversas facetas do DOSVOX.
  • Material audiovisual sobre DOSVOX
    Apresentamos aqui material gravado em áudio e vídeo, com diversos aspectos sobre o DOSVOX, seus usos e seus usuários.
  • Rádio DOSVOX
    A rádio DOSVOX é um interessantíssimo espaço de informação na forma de áudio, produzida totalmente pela comunidade DOSVOX.

Como obter o DOSVOX --

O DOSVOX é um sistema gratuito e está disponibilizado na Internet. Obtenha aqui os diversos manuais do sistema
Aqui você encontrará os manuais do Dosvox, tanto na forma escrita quando sonorizada.
  • Entre no mundo DOSVOX através da Rede Saci.
    Obtenha o Kit Saci 1 que é a forma mais rápida de ter um DOSVOX pronto para uso. Depois, se você desejar, pode complementar o seu Dosvox através da cópia completa.
  • Obtenha aqui a cópia completa e gratuita do sistema DOSVOX
    Este download completo e gratuito é imenso (mais de 150 megabytes). Mas você pode ir pegando os programas desejados e atualizar seu DOSVOX por partes.
  • Fonte: http://programaespecial.com.br/

    Sem comentários:

    Enviar um comentário