quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Como programar em Educação Especial: exemplos

O livro / manual «como programar em educação especial » do Jésus Garrido Lanvidar tem sido utilizado por vários docentes de educação especial, docentes do ensino regular, técnicos especializados, entre outros, para programar / planificar atividades no  âmbito da Educação Especial. Já tem alguns anos, mas é sempre bom relembrar que existe e que ainda se encontra atualizado.
 
Apresentação do manual: este livro pretende servir de ajuda aos professores de Educação especial em seu labor de programação.
Elaborar um programa de Desenvolvimento Individual representa uma árdua e complexa tarefa. Eu gostaria de contribuir para um melhor resultado e, também, para a aquisição, por parte dos professores especializados, de uma segurança necessária para conduzir este trabalho, mais como uma tarefa de reflexão e satisfação, que como uma obrigação penosa e fonte de incertezas.
O leitor encontrará nestas linhas alguns conceitos que considero chaves e necessários para programar, assim como algumas orientações práticas para realizar programações concretas referidas a casos determinados.
Muitas das sugestões e materiais inseridos surgiram como consequência de minhas observações na prática diária dos professores no momento de realizar a programação. É conveniente saber que programar supõe possuir uma síntese de todos os conhecimentos e habilidades sobre a Educação Especial. Por isso, não é raro o surgimento de dificuldades.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário