segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Doenças mentais sobem a pique com a crise em Portugal

Doenças mentais sobem a pique com a crise
Segundo Joaquim Passos, professor da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, em Portugal só existem, neste momento, mil enfermeiros especializados em saúde mental, o que fica "muito aquém" das necessidades.
"Sobretudo agora, com a crise, que vem agravar a problemática da saúde mental. As depressões estão a subir a pique, as perturbações de ansiedade e de humor são cada vez mais", referiu.
O responsável disse que o aumento do número de enfermeiros especializados também é necessário para a mudança de paradigma no tratamento" dos doentes preconizado no Plano Nacional de Saúde Mental 2007/2016.
Explicou que a mudança de paradigma passa pelo fim dos grandes hospitais psiquiátricos, outrora conhecidos como hospícios ou manicómios, para diminuir o estigma da institucionalização, e pela aposta num tratamento "de proximidade, mais concentrado na comunidade em que o doente está inserido, sempre que possível no seio familiar".
Um tratamento que "terá de passar por uma monitorização e acompanhamento permanentes", para evitar que os doentes tenham necessidade de voltar a ser institucionalizados.

Ler Artigo Completo


Fonte: jn online
(Pág.1/3) Página seguinte

Sem comentários:

Enviar um comentário