quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Informações que precisa de saber sobre as cadeiras de rodas

Sigam sempre as instruções dos fabricantesPequeno manual para ajudar a seleccionar uma cadeira de rodas adequada ás necessidades de cada um.

Não pretende nem deve este manual, substituir as indicações dos profissionais qualificados;
Terapeutas, Médicos, Técnicos ortoprotésicos, etc.

Antes de adquirir uma Cadeira de rodas, preste a maior atenção a algumas necessidades que são diferentes para cada usuário, estas medidas preventivas ajudaram a encontrar a cadeira ideal.

Várias indicações úteis sobre Cadeiras de rodas: Para praticar desportos ou actividades de ócio as cadeiras devem ser de materiais ligeiros e de alta rezistencia.

Não devemos descuidar no momento da aquisição da cadeira de rodas, o facto de querer ou não apoia braços altos ou baixos, tudo depende do uso, por exemplo, apoia braços altos, criam problemas "ao estar" a uma mesa>
não esquecer que os apoia pés também devem ser, amovíveis e retrateis.

Os encostos de materiais tipo tela ou couro são os preferíveis, pois permitem a sua limpeza facilmente e ajudam no momento de fechar a cadeira, os materiais mais rígidos permitem manter uma postura mais correcta.

As rodas rígidas são mais duráveis, mas muito desconfortáveis no exterior, as de pneus são confortáveis, mas o desgaste dos mesmos é rápido e são caros.

As rodas da frente devem ter um diâmetro médio, pois diâmetros muito baixo, não vencem facilmente os obstáculos.

Existem alguns acessórios que podem ajudar a melhorar o uso da cadeira de rodas, por exemplo luvas para evitar raspadelas nas mãos, mochilas com suporte próprio, e até capota em plástico, para que não te molhes com a chuva.

AS cadeiras eléctricas, facilitam a vida a quem não pode usar a manual, mas cuidado, têm que fazer uma boa manutenção periodicamente, não são raros os casos de falhas de travões em planos inclinados, que até já provocaram mortes, é comum a falha de carga de bateria e lá teremos que esperar que venham em nosso auxilio, cuidado com as baterias que usam ácidos líquidos, pois como sabem podem libertar os mesmos e serem atingidos.

Com as eléctricas que incluem verticalizarão, devemos ter os mesmos cuidados, adicionando muito mas muito cuidado no momento de usar a verticalizarão, o plano deve ser mesmo horizontal, estas cadeiras aceitam pouca inclinação e rodar com a mesma completamente na vertical, exige uma atenção redobrada, cuidado muito cuidado.

Quase todos sabemos, fazer umas brincadeiras com as cadeiras, "ainda que alguns são mesmo doutorados no seu uso" mas para a maioria, descer um degrau ou uma rampa mais inclinada, não é tarefa fácil, devemos aplicar o bom senso, é preferível esperar ajuda, a dar mais um trambolhão que pode ter consequenciais nefastas.

Quais as dimensões adequadas para a cadeira de cada um ?

As medidas recomendadas ajudaram a conseguir uma cadeira mais confortável. As medidas mais importantes são:

A - Folga do acento, 2,5 cm entre as coxas e a lateral da cadeira.

B - 3 a 5 cm entre o bordo dianteiro do acento e a parte posterior dos joelhos.

C - Inclinação do encosto-acento de 100º a 110º, se for ajustável, pode-se regular de acordo com diferentes actividades.

D - Ângulo entre braço e antebraço, 120º com a mão agarrando a parte mais alta dos aros propulsores

E - Inclinação do acento, 1º a 4º para traz, é importante evitar o deslizamento para a frente, e que não se provoque muita pressão sobre o "sacro".

F - Altura do encosto, 2,5 cm por baixo das espáduas, o encosto não deve interferir ao mover o braço para traz, em alguns casos são aconselháveis os encostos ajustáveis em altura.

G - Altura dos descansa braços, 2 cm acima do cotovelo com o braço estendido.

H - Altura dos descansa pés, 5 cm mínimo, mas recomenda-se de 10 a 12 cm para evitar tropeços, não esquecer evitar também, que os pés se deslizem entre os suportes.

AS cadeiras devem resistir o peso do usuário, e serem estáveis ante o risco de virarem em curvas, desníveis ou inclinações, é aconselhável o uso de anticapotagem.

Em casos de peso elevado, mais de 100 kg, devem conferir se o chassis está reforçado.
Ler artigo completo ...

Fonte: Deficientes Activos

Sem comentários:

Enviar um comentário