sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Publicação da dissertação de mestrado - Transição da escola para a vida adulta: experiências de aprendizagem integrada

A partir de hoje, partilharei um conjunto de dissertações de mestrado e teses de doutoramento, realizadas no âmbito da Educação Especial e disponíveis para consulta em vários repositórios institucionais portugueses e estrangeiros.

Autores:
Alves, Francisco José Pires
Palavras chave:
Educação especial
Deficiência mental
Escola inclusiva
Plano individual de transição
Transição da vida activa
Aprendizagem integrada
Data de
2009
Citação:
Alves, F. J. P. (2009). Transição da escola para a vida adulta: experiências de aprendizagem integrada. Dissertação de Mestrado em Educação Especial.
Abstract:
Baseado principalmente na literatura europeia, o trabalho narra o desenvolvimento da Transição da Vida Adulta (TVA) nas últimas duas décadas, mas também procurámos avaliar os sentimentos dos principais intervenientes no processo da TVA para com a inclusão escolar e a própria TVA. A este propósito, procurámos deslindar as principais modificações ocorridas na conceptualização da TVA e na inclusão dos alunos com NEE, nas escolas públicas nacionais do ensino regular. Atender às necessidades e potencialidades dos alunos com DM conduz a adequações curriculares, seja na sua constituição ou na forma como é desenvolvido o currículo e na formação de quem o aplica, ou seja, a comunidade educativa. Nesta perspectiva, a inclusão exige a mudança nos estabelecimentos de ensino, do qual se defende a inserção de alunos com NEE no ensino regular. Compete, neste caso, às escolas adaptarem-se às características individuais dos alunos, o que pode levar consubstancialmente à ruptura com o modelo tradicional de ensino. No processo actual de reorganização do ensino e da forma de ensinar, as escolas podem encontrar dificuldades na inclusão escolar dos alunos com DM, a começar pela edificação dos seus PEI até à execução dos seus PIT. Desde o ano lectivo 2007/2008, a TVA constituiu-se um imperativo legal no apoio especializado aos jovens com DM, a integrar forçosamente no serviço oficial dos estabelecimentos de ensino nacionais. A partir da década de 90 do séc. passado, a temática da TVA começou a ganhar algum interesse no debate internacional. Nesse mesmo período iniciaram-se as primeiras experiências de aprendizagem integrada, em várias escolas do nosso País, entre elas, o estabelecimento de ensino patente na nossa investigação (Agrupamento de Escolas Deu-la-Deu Martins / Monção).
URI:
Aparece nas Colecções:
 
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro
Descrição
Tamanho
Formato
TME 399.pdf
23734Kb
Adobe PDF
Parte superior do formulário

 

Sem comentários:

Enviar um comentário