terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O Plano Individual de Transição (PIT) só pode ser aplicado a alunos que usufruam de um currículo específico individual?

Decorrente da legislação em vigor, o Plano Individual de Transição (PIT) só poderá ser implementado aos alunos que frequentem a sua escolaridade com um currículo específico individual, uma vez que o PIT se destina a alunos com necessidades educativas que os impeçam de adquirir as aprendizagens e competências definidas no currículo comum.


Fonte: DL n.º 3/2008, de 7 de janeiro, redação do artigo 14.º - "Plano individual de transição: ponto 1 - Sempre que o aluno apresente necessidades educativas especiais de carácter permanente que o impeçam de adquirir as aprendizagens e competências definidas no currículo deve a escola complementar o programa educativo individual com um plano individual de transição destinado a promover a transição para a vida pós –escolar e, sempre que possível, para o exercício de uma atividade profissional com adequada inserção social, familiar ou numa instituição de carácter ocupacional".

Quem define o número de horas de apoio semanal a atribuir a uma criança / aluno com NEE?

O processo de avaliação especializada tem por finalidade identificar as necessidades educativas especiais evidenciadas pelo aluno.

A resposta a essas necessidades é definida no PEI, o qual deve estabelecer o número de horas de apoio semanal, bem como a modalidade em que o apoio é prestado (individualmente ou em grupo).

Depois de submetido à aprovação do conselho pedagógico, o PEI é homologado pela direção do agrupamento de escolas / escola não agrupada. 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Adequações curriculares individuais no ensino secundário

O professor João Adelino Santos, autor do blogue incluso, continua a surpreender-nos com excelentes artigos de opinião sobre Educação Especial.





Partilho o post publicado pelo referido autor (sobre adequações curriculares individuais no ensino secundário).

Resultados e recomendações do estudo "Avaliação externa da Implementação do DL n.º 3/2008, de 7 de janeiro

Encontram-se disponíveis, já há algum tempo, o Relatório Final do Projecto da Avaliação Externa da Implementação do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, assim como as comunicações da sessão pública de apresentação dos resultados e recomendações do referido estudo no sítio da internet da extinta DGIDC (atualmente DGE).

Congresso Português de Reabilitação Visual

O Congresso Português de Reabilitação Visual (CPRV2012)  realiza-se nos dias 16 e 17 de março de 2012, em Aveiro, e é  organizado por pessoas que trabalham, investigam ou têm forte interesse pela reabilitação visual. Se partilha dos mesmos interesses, este congresso dirige-se a si.

Os três vetores deste evento são:

(1) Reunião e valorização dos profissionais e recursos existentes em Portugal;

(2) Formação e desenvolvimento contínuo;

(3) Preparação dos recursos para a organização de eventos nacionais regulares e/ou eventos internacionais.

Para atingir estes objetivos a organização preparou um evento multidisciplinar repleto de palestras sobre os temas mais acuais proferidas por personalidades de referência. Tivemos a cuidado de criar espaços de discussão e de sociabilização para promover a troca de experiências e o estabelecimento de colaborações.


Para mais informações, aqui.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Açores organizam segundo Mundial para atletas com Síndrome de Down



Imagem
Imagem

O protocolo para a relização deste campeonato foi ontem assinado entre a Secretaria Regional da Educação e Formação e a Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI).
"O potencial do desporto como fenómeno de inclusão e de capacidade de tolerância e de igualdade entre todos é inequívoco", frisou Cláudia Cardoso, secretária regional da Educação, na cerimónia de assinatura do acordo.
Na altura, Cláudia Cardoso recordou que os Açores têm vindo a cumprir uma "caminhada inédita ao nível do desporto adaptado", destacando o trabalho que é desenvolvido pelos dirigentes associativos nesta área.
A secretária regional destacou os resultados que têm sido conseguidos nesta área, recordando o exemplo de Maria João, uma atleta do Pico que se sagrou campeã do Mundo.
"É um incentivo aos dirigentes para que continuem a trabalhar para termos um desporto de excelência na região", afirmou, salientando que o crescimento verificado nesta área é motivo de orgulho e permite que os Açores "ombreiem com outras regiões com mais capacidades e menos resultados".
O II Campeonato do Mundo de atletismo para atletas com Síndrome de Down contará, além de Portugal, com atletas da África do Sul, Brasil, Camarões, Costa Rica, Estónia, Finlândia, Gana, Grã-Bretanha, Itália, Macau, México, Nigéria, República Dominicana, Turquemenistão, Turquia e Venezuela.

Fonte:Correio dos Açores

II Encontro de Famílias de Pessoas com Trissomia 21

Sob o lema "O amor não conta cromossomas" iniciou-se na Maia o ano passado, por altura do Dia Mundial da Trissomia 21, esta ideia fantástica de, a propósito de algo que mudou as vidas das famílias de pessoas com Trissomia 21, juntarem-se todas para comemorar o Dia 21 de Março - Dia Internacional da Trissomia 21!

Aqui fica a divulgação deste Encontro Nacional de Famílias com ligação à Trissomia 21 que vai decorrer em COIMBRA no Sábado dia 24 de Março de 2012. Será no espaço fantástico da Quinta das Lágrimas!
 Pablo Pineda: 1.º Licenciado Europeu com Sindrome de Down.

É objectivo desta organização de conseguir ter o máximo de famílias e de crianças/jovens/adultos com trissomia 21 presentes.
Por isso, a quem possa beneficiar deste encontro, divulguem.Os contactos para se inscreverem são:
Por e-mail (olhar.vinte.um@gmail.com)
Por telefone (912 534 015 ou 912 534 320) ou
Presencialmente (Loja Olhar 21 na Torre Arnado, Coimbra), estamos disponíveis para dar qualquer informação.

 Clique aqui para obter mais informação .
www.olhar21.com

Fonte: Ajudas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Plataforma Moodle dedicadas aos professores da Educação Especial

O objetivo destas comunidades é criar um espaço de partilha de recursos e discussão de problemas associados à atividade dos professores.

A DGE solicita que as Escolas com Unidades de Apoio Especializado para a Educação a Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita divulguem junto dos respetivos professores que se encontra aberta uma disciplina em:
Educação Especial
Unidades Especializadas Multideficiência

Para se registarem, os professores deverão criar uma conta de utilizador e preencher os campos requeridos na plataforma. Para aqueles que tiverem dificuldades na inscrição, poderão seguir as indicações da comunidade Moodle portuguesa em:http://moodlept.net.educom.pt/mod/book/view.php?id=408&chapterid=118

Para qualquer dificuldade no acesso à plataforma Moodle da DGE (ex-DGIDC) poderão contactar:
Carlos Bouça

Para qualquer esclarecimento quanto aos conteúdos da disciplina poderão contactar:
Fernanda Croca

Filmes sobre Educação Especial



O Site Filmes Educativos, editado no Brasil, é direcionado a professores, profissionais da educação especial, pais e pessoas interessadas no tema.


A lista dos filmes tem mais de 500 títulos que abordam os seguintes temas:
Surdos - Visual - Física - Mental - Autismo - Síndrome de Down - Paralisia Cerebral Síndrome de Asperguer - Nanismo - Doenças - Professores - Outros - Sexualidade Psicologia - Inesquecíveis - Alcoolismo e Drogas - Eugenia


Os Sinos de Anya


Emocionante história sobre uma mulher cega e um menino com dislexia. Eles encontrarão uma forma de ajudar-se mutuamente e se tornarão grandes amigos

Legendado em Português

EXCLUSIVO