quarta-feira, 7 de março de 2012

Utilização de dicionários e calculadoras - Exames Nacionais e Provas Finais de Ciclo

Foram publicadas novas informações e orientações na realização dos exames nacionais e provas finais de ciclo, a saber:
  • Ofício Circular-DGE/2012/2 - Utilização de dicionários nas provas/exames finais nacionais por alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) matriculados no ensino básico ou secundário NOVO


  • ANEXO ao Ofício Circular nº S-DGIDC/2011/13 - Lista exemplificativa, não exaustiva, de máquinas de calcular passíveis de serem utilizadas nos Exames Nacionais de Física e Química A, Matemática A, Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais – 2011/2012 NOVO

Parecer do CNE sobre a Proposta de Revisão da Estrutura Curricular par o Ensino Básico e Secundário





Foi publicado, hoje, em Diário da República, o Parecer n.º 2/2012 sobre a Proposta de Revisão da Estrutura Curricular par o Ensino Básico e Secundário, do Conselho Nacional de Educação.

terça-feira, 6 de março de 2012

Reeducação de erros disgráficos

Torres (2001), no livro “Dislexia, disortografia e disgrafia”, apresenta as seguintes formas concretas de reeducação dos erros mais usuais na disgrafiaforma das letras – os erros de desenho e forma das letras podem dever-se a um insuficiente conhecimento do grafema, a uma incapacidade de execução dos movimentos gráficos necessários à configuração dos mesmos, ou a uma deformação no traçado das letras, em consequência de uma excessiva velocidade de escrita. É muito importante que a criança repasse a configuração correcta de cada um dos grafemas e que interiorize a sua forma através de actividades variadas, como:

- Repassar o contorno das letras;
- Picotar e recortar letras;
- Reproduzir as letras em plasticina;
- Simular o formato das letras no ar;
- Executar as letras em espaços gráficos amplos, com tinta ou com pinturas;
- Executar as letras em folhas de papel quadriculado e liso.

Tamanho ou dimensão das letras – a má combinação de movimentos braço-mão-dedos origina os erros na proporcionalidade das letras. Os movimentos exclusivos do braço e o agarrar o lápis muito em cima dão lugar a letras grandes. Os movimentos exclusivos dos dedos e o agarrar o lápis muito em baixo, dão, pelo contrário, lugar a letras muito pequenas. Outras vezes, este problema de dimensão revela uma má percepção visuomotora. Apesar de puder usar os cadernos de duas linhas, a criança deve exercitar as regularidades da dimensão sem a ajuda de linhas, sendo favorável que comece por tomar como referência a primeira letra que escreveu.

Inclinações inadequadas – este tipo de dificuldade gráfica pode afectar tanto as próprias letras como a linha – inclinação interlinear. Existe uma forte relação entre a inclinação da escrita ou da linha, e a posição do papel e do corpo no decurso da escrita. Existem exercícios específicos que favorecem a estabilidade e direccionalidade da escrita, entre os quais se destacam:

- Traçado de linhas rectas;
- Traçado de linhas paralelas;
- Traçado de ondulações;
- União de dois pontos apenas com movimentos do pulso.

Quando o sujeito começa a escrever é necessário que pratique em folhas de papel unilinear, uma vez que estas fixam uma linha de base para a escrita.
Espaçamentos indevidos – estes verificam-se a dois níveis: entre linhas, ou entre linhas e palavras da mesma linha. As deficiências de separação podem dever-se a problemas de inclinação (uma inclinação excessiva do papel origina junção de letras e uma inclinação ínfima origina separações excessivas). Pode contar-se com a ajuda de cadernos, em especial dos quadriculados, que permitem à criança delimitar os espaços entre palavras de forma controlada, deixando dois ou três quadrados de separação entre cada palavra. A criança vai-se assim habituando aos espaçamentos.

Uniões ou ligações inapropriadas – as perturbações da ligação entre as letras podem dever-se a um inadequado conhecimento do grafema ou da sua execução, tendo como resultado a incorrecção dos traços de união, pelo que a reaprendizagem dos grafemas favorece a intervenção, tal como sucede nos erros relativos à forma das letras. Os exercícios que podem ser executados são:

- Exercícios de repasse de palavras ou frases em papel pautado, sem levantar o lápis;
- Exercícios de cópia de palavras, sem levantar o lápis;
- Exercícios de realização de ligações correctas em textos em que faltam as uniões entre as letras;
- Exercícios de correcção de ditados e composições próprias, completando ou reformando as uniões incorrectas.
Fonte: O movimento da escrita, citado por blogue  especialID

Projeto de decreto-lei relativamente aos concursos de pessoal docente

No portal da internet da FNE foi publicado o novo projeto de decreto-lei, que irá regulamentar os concursos de pessoal docente, que o MEC enviou aos sindicatos.






segunda-feira, 5 de março de 2012

domingo, 4 de março de 2012

O blogue de Álvaro Santos Pereira parou no tempo!

OS MEUS LIVROSO blogue DESMITOS administrado por Álvaro Santos Pereira, atual Ministro da Economia e do Emprego, deixou de ter atualizações a partir do dia 22 de junho de 2011 (data provável em que recebeu o convite para ser Ministro).
Eu costumava visitar este blogue, pelo menos, 3 ou 4 vezes por semana.

Conferência Parlamentar sobre Educação Especial


A Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura vai realizar, no dia 21 de março de 2012, das 09h30 às 13h00, na Sala do Senado da Assembleia da República, uma Conferência Parlamentar sobre Educação Especial.





Se tem interesse em participar na referida Conferência, pode fazer a sua inscrição, até 16 de março, em: http://app.parlamento.pt/InscriptionForm/form/FormularioA.aspx?formid=EduEsp2012
Ficha de Inscrição
Nome:
Instituição:
Cargo:
E-mail:
Telefone/telemóvel:
Anexo
Incluir anexo na Inscrição
Caso queira enviar mais do que um anexo, por favor junte-os num único ficheiro comprimido de formato zip. Não são aceites ficheiros com tamanho superior a 8 MB.



Em caso de dúvidas, ou necessidade de informação complementar, aceda ao website da Comissão, AQUI. 

sábado, 3 de março de 2012

Orientações Gerais para Alunos com Necessidades Educativas Especiais - Provas Finais de Ciclo do Ensino Básico - 2012


Destaco, neste documento, os seguintes aspetos:

a) Apenas em casos muito excecionais, os alunos cegos, com baixa visão, surdos severos ou profundos ou com limitações motoras severas que, relativamente à prova caracterizada na Informação-Prova final da responsabilidade do GAVE, necessitem de alterações nos instrumentos de avaliação ao nível da estrutura das provas e na tipologia e formulação dos itens, podem realizar provas finais a nível de escola nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática;

b) Excecionalmente em 2011/2012, os alunos do 3.º ciclo com necessidades educativas especiais de carácter permanente do domínio cognitivo e com necessidades especiais de saúde decorrentes de situações clínicas graves que, ao longo do seu percurso educativo, tenham tido, ao abrigo dos artigos 18.º e 20.º do Decreto-Lei n.º 3/2008, adequações curriculares individuais com adequações no processo de avaliação nas disciplinas de Língua Portuguesa e ou Matemática, constantes do seu programa educativo individual, podem realizar provas finais a nível de escola para conclusão do 3.º ciclo, sob proposta do conselho de turma;
Nestes casos as provas finais a nível de escola de Língua Portuguesa e ou de Matemática devem ser assinaladas no ponto 6.11 do ANEXO I-EB.
c) Os alunos que frequentam um currículo específico individual, ao abrigo do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 3/2008, estão dispensados da realização das provas finais dos 6.º e 9.º anos de escolaridade, de acordo com o estipulado na alínea c) no n.º 43.1 do Despacho Normativo n.º 14/2011, de 18 de novembro.

Orientações Gerais para Alunos com Necessidades Educativas Especiais - Exames do Ensino Secundário 2012

Foi publicada a MENSAGEM N.º 3/JNE/2012 - Processos de inscrição e realização dos exames finais nacionais do ensino secundário


No portal da internet do JNE também estão disponíveis para consulta (só na área escolas) os seguintes documentos:

 - Orientações Gerais para Alunos com Necessidades Educativas Especiais - Exames do Ensino Secundário 2012;

- Mensagem n.º 02/JNE/2012, sobre o "Anexo ao Boletim de Inscrição para os Exames de Equivalência à Frequência dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico";

sexta-feira, 2 de março de 2012

O que é a Síndrome de Aicardi?

A síndrome de Aicardi é uma doença genética rara e congênita caracterizada pela ausência parcial ou total do corpo caloso (estrutura que faz a ligação entre os 2 hemisférios do cérebro), anomalias na retina e convulsões. Outros danos neurológicos que podem ser encontrados nos portadores da doença incluem o alargamento do sistema ventricular e hidrocefalia.
A enfermidade afecta individuos do sexo feminino e resulta de uma anormalidade localizada no cromossoma X. Porém, indivíduos do sexo masculino com a síndrome de Klinefelter, por terem um cromossoma X a mais, poderão sofrer dela.

Os sintomas geralmente se manifestam a partir dos três a cinco meses de vida e incluem epilepsia (na forma de espasmos), deficiência no desenvolvimento cognitivo e deficiência mental.

Foi identificada pela primeira vez pelo neurologista francês Jean Aicardi, em 1965. Não exclui a capacidade de locomoção, A capacidade de linguagem está raramente presente, embora não exclua a capacidade de outras formas de comunicação.

No ano de 2008, haviam relatados cerca de 900 casos nos Estados Unidos, com um número global de casos estimado em vários milhares.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Investigadora portuguesa inventa brinquedos para crianças invisuais

Leonor Pereira, professora do Ensino Básico, desenvolveu uma tese de mestrado em que propõe brinquedos adaptados a crianças cegas e com baixa visão. Os brinquedos, em material têxtil, são mais seguros para as crianças e permitem incluí-las nas brincadeiras.

No mestrado da Universidade do Minho concretizou a ideia que ajuda a superar as necessidades especiais: brinquedos com diferentes tecidos, texturas e formatos.
Estes brinquedos não servem apenas para crianças com dificuldades de visão, até porque, frisou a investigadora, «é importante que as crianças que não são cegas interajam com as outras».

Esta investigadora da Universidade do Minho procura, agora, quem fabrique os brinquedos que ela sonhou e que se destinam a crianças invisuais e com baixa visão.
 
 
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