terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ateliê de Jardinagem e Horticultura para alunos com NEE

Atelier de Jardinagem e Horticultura
A APSA vai iniciar um Atelier de Jardinagem e Horticultura, com o apoio da Engª Agrónoma Ana Couto, formadora com experiência nesta área.
Pretendemos que seja uma actividade, simultaneamente, pedagógica e divertida.
Muitos jovens desconhecem de onde provêm certas plantas e produtos hortícolas, como surgem e como se cuidam.
Esta será uma oportunidade para aprenderem a preparar a terra para receber as sementes que irão ver crescer, para cuidar das plantas e colher os seus frutos.
Destina-se a alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário, bem como a jovens que já tenham terminado a escolaridade obrigatória e tenham interesse pela actividade.
Esta é uma actividade especialmente adaptada para jovens com Síndrome de Asperger, sendo uma mais valia particularmente enriquecedora a convivência e a integração de jovens de duas realidades diferentes.
A formadora, Engª Ana Couto, trabalhou nos últimos anos no ensino público, com crianças com necessidades educativas especiais, entre elas, alunos autistas. O seu trabalho foi precisamente o desenvolvimento de formação e treino de competências para uma futura inserção profissional destes alunos na área da jardinagem e trabalho em viveiros.
As sessões terão início no próximo dia 10/11.
Ver em anexo o Programa e Condições de Inscrição, bem como a Ficha de Inscrição (poderá responder directamente na Ficha e remeter para nós por email).
 
Venham participar e terão a oportunidade de aprender de uma forma divertida!
Ajude-nos a divulgar esta iniciativa.
Para mais informações contacte-nos através do 214605237 ou geral@apsa.org.pt
 
Largo do Amor Perfeito n.º 9A - Loja 1
Adroana
2645-630 Alcabideche
P Antes de imprimir este e-mail pense bem se tem mesmo de o fazer. Proteja o nosso ambiente.
 
2 anexosFazer a transferência de todos os anexos (zipado para
Jardinagem e Horticultura - vFinal.pdfJardinagem e Horticultura - vFinal.pdf
750K Visualizar Transferência
Jardinagem e Horticultura - Ficha de Inscrição.docxJardinagem e Horticultura - Ficha de Inscrição.docx
161K Visualizar Transferência

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Exemplo de uma planificação para a área curricular específica de português funcional - alunos com CEI

Hoje, partilho uma planificação / programação de português funcional, área curricular específica do CEI, que elaborei já há algum tempo para apoiar um aluno que frequentava a sua escolaridade com um CEI, no 6.º ano de escolaridade.
 
 

Note bem que a frequência da escolaridade com um CEI pressupõe alterações significativas no currículo comum, podendo as mesmas traduzir-se na introdução, substituição e ou eliminação de objetivos e conteúdos, em função do nível de funcionalidade da criança ou do jovem.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Filmes no âmbito da Educação Especial para rever no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 
GABY - UMA HISTÓRIA VERDADEIRA
Título Original: Gaby: A True Story
Sinopse
Apesar de inteligente e lúcida, Gaby Brimmer (Rachel Chagall) nasceu com problemas neurológicos que limitam drasticamente o controle sobre seu corpo. Sem jamais ter conseguido andar, falar ou mexer as mãos, Gaby torna-se famosa ao escrever um livro usando o pé esquerdo e uma máquina de escrever elétrica.
Tema: Paralisia CerebralClique aqui para baixar

AUTISMO - O MUSICAL Autism: The Musical
Sinopse: Elaine Hall é uma das muitas mulheres que após várias tentativas para engravidar, opta emigrar para o país do seu pai (Rússia), decidida a adotar uma criança. Após esta conquista Elaine descobre que o seu filho, Neal, não está a desenvolver-se como seria esperado e confirma isso mesmo aquando do diagnóstico de autismo.
Ao acompanhar as terapias expressivas em que o seu filho estava integrado, Elaine decide então criar o Miracle Project com o objetivo de trabalhar com crianças autistas com o intuito de promover competências pessoais e sociais.
Este documentário acompanha os seis meses de trabalho desenvolvidos no Miracle project pela equipe de Elaine, com cerca de 22 crianças diagnosticadas com perturbações do espectro do autismo, com o objetivo de criar e encenar um musical. Ao longo deste processo evidenciam-se as dificuldades comunicativas e relacionais que caracterizam as patologias deste espectro.
Tema: Autismo
Site oficial: www.autismthemusical.com CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O FILME



O MEU PÉ ESQUERDO
Sinopse: Christy Brown (Daniel Day-Lewis), o filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com apenas este movimento Christy consegue, no decorrer de sua vida, se tornar escritor e pintor.
Tema: Paralisia Cerebral
Clique aqui para baixar o filme


Para mais informações sobre outros filmes, clique aqui!


Fonte: http://vivianepatrice.blogspot.pt/

Voluntariado nos Médicos do Mundo

Contrariamente ao que se pensa, os voluntários que colaboram com a  associação Médicos do Mundo não têm necessariamente formação na área da saúde, mas em muitas outras, como a antropologia, o direito, a comunicação social, etc.
 
As áreas de actuação em que podem intervir os voluntários da Médicos do Mundo são várias, desde o apoio a projectos específicos, à colaboração em acções de sensibilização e à participação em grupos temáticos.
 
 
Como ser Voluntário na Associação Médicos do Mundo?
Todos aqueles que estejam interessados em fazer voluntariado com Médicos do Mundo podem fazê-lo das seguintes formas:
- Preencher o formulário disponível no nosso site.
- Solicitar uma entrevista com o coordenador de voluntariado e preencher o formulário em papel.
- Responder a uma vaga publicada no site ou noutro meio de comunicação.
Em todos os casos, os dados do potencial voluntário são integrados numa base de dados. Esta é utilizada sempre que necessitamos de apoio para um projeto ou atividade. Os voluntários que se inscrevem serão convidados a participar numa sessão de esclarecimento sobre voluntariado em MdM (nas primeiras Quintas-Feiras de cada mês, entre às 9:30h e 10:30h, na Sede de MdM em Lisboa – colocar um link para a área de Contactos), onde se apresenta a Organização, os Objectivos, os Projetos, etc.
Quais são as áreas passíveis de voluntariado?
As áreas onde se podem desenvolver actividades de voluntariado, de forma regular e/ou pontual, são as seguintes:
- Projetos Internacionais.
- Emergência Humanitária.
- Projetos Nacionais.
- Apoio Administrativo.
- Ações de Comunicação, Marketing e Captação de fundos.
Depois de seleccionado, como é que o voluntário é integrado na Médicos do Mundo?
Realiza-se um briefing de integração, durante o qual receberá toda a informação sobre o projecto ou acção que vai integrar, a função a desempenhar, a informação sobre a organização, nomeadamente sobre a missão, os valores, e as atividades em curso da organização. No caso dos colaboradores expatriados, o briefing contempla ainda informação sobre o país de acolhimento e também do projeto, assim como reuniões de carácter técnico com os departamentos de projetos e financeiro. No final, haverá uma reunião com a Área de Recursos Humanos, durante a qual se revêm todas as questões práticas com o voluntário.
O que a Médicos do Mundo oferece aos seus voluntários?
- A possibilidade de apoiar ações concretas que os projetos de MdM desenvolvem na ajuda às populações mais carenciadas.
- A realização de ações de formação sobre temas técnicos e operativos ligados ao trabalho humanitário.
- A oportunidade de testemunhar sobre o seu trabalho voluntário, nos canais de comunicação da Associação (revista, plataformas online e afins) e em meios de Comunicação Social.
O que é que a Médicos do Mundo espera dos seus voluntários?
A organização deposita a sua confiança e crença no trabalho que cada voluntário abraça, e também espera:
- Que execute o seu trabalho de forma responsável e autónoma.
- Tenha iniciativa própria.
- Participe ativamente na vida do projeto/atividade no qual está inserido.
- Seja aberto e respeite a população com que trabalha.