sexta-feira, 29 de março de 2013

Como trabalhar com um aluno daltónico?

El DaltonismoO daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual onde se vê várias cores caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho.
 
Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.
 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O daltonismo é uma deficiência visual hereditária que dificulta a percepção das cores - na maioria dos casos, verde, vermelho e azul. Ao se deparar com a situação, proponha que a família leve a criança para um exame de acuidade visual.
 
Na escola, organize a rotina para que ela aprenda as cores. Uma dica é colar nos lápis etiquetas com nomes ou símbolos que identifiquem os tons. Na hora de desenhar, ajude o aluno a identificar as cores, mas deixe que ele escolha o que quer usar. Preste especial atenção nas situações em que reconhecer a cor é importante para realizar atividades e compreender conceitos - como na interpretação de gráficos. Cuidado com instruções como "pinte de azul" e "observe no mapa a extensão verde". Nesses casos, enfatize oralmente o que deve ser feito ou observado sem se pautar apenas nas cores.
 
 
 
 
 
Consulte mais informação em:
 
  • Daltonismo e Acessibilidade na Web Artigo com ilustrações

  • Teste de Ishihara online (em inglês)

  • Simulador de daltonismo (em inglês)
  • Sem comentários:

    Enviar um comentário