sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

MEC garante 140 milhões para cursos técnicos superiores profissionais


Após a reunião de hoje do MEC com as Instituições Politécnicas do Ensino Público e do Ensino Privado, o secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, disse que serão disponibilizados 20 ME por ano lectivo para os cursos técnicos superiores profissionais, um novo tipo de formação superior com a duração de dois anos.
José Ferreira Gomes afirmou que o financiamento é assegurado através do quadro comunitário de apoio para sete anos.

O governante garantiu ainda que os cursos técnicos superiores profissionais nos institutos politécnicos são para arrancar em Setembro, no próximo ano lectivo.
O secretário de Estado do Ensino Superior desvalorizou também a posição do Conselho dos Institutos Politécnicos (CCISP), que na quinta-feira disse em comunicado que não aceitava o modelo proposto pela tutela manifestando "total indisponibilidade" para os cursos técnicos superiores profissionais.
"Foi uma reacção de momento que será ultrapassada. O diálogo existiu, existe e vai continuar", referiu José Ferreira Gomes, acrescentado que vai continuar "a discutir propostas".

O membro do Governo referiu ainda que sendo os cursos técnicos superiores profissionais uma nova proposta "há dificuldade compreensível de todos os participantes em saber como se montará o modelo, como se fará a ligação e como vai ser recebido pelas empresas".
Salientando que os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) vão manter-se, José Ferreira Gomes disse que este modelo não pretende "desenraizar os jovens".
"Não queremos que continuem os jovens a estudar na sua região e, se possível, atrair outros jovens para essa região, num programa que nunca existiu, para viabilizar a região e o interior do país", declarou.

O diploma que permite a criação de cursos técnicos superiores profissionais nos institutos politécnicos foi aprovado na reunião de Conselho de Ministros de quinta-feira.
Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, trata-se de um novo tipo de formação "não conferente de grau", que tem como objectivo "alargar e diversificar o espectro da oferta do ensino superior em Portugal e por essa via aumentar o número de cidadãos com qualificações superiores necessárias ao país".


Fonte: Lusa/SOL

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Institutos politécnicos terão cursos técnicos profissionais de dois anos



Na apresentação deste diploma, o secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, disse esperar que estes cursos "comecem a funcionar em setembro, outubro" deste ano e que "as instituições ficam autorizadas a cobrar propinas", que deverão ter "um valor substancialmente abaixo do valor máximo autorizado para as licenciaturas atualmente".
Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, trata-se de um novo tipo de formação "não conferente de grau", que tem como objetivo "alargar e diversificar o espetro da oferta do ensino superior em Portugal e por essa via aumentar o número de cidadãos com qualificações superiores necessárias ao país".

De acordo com José Ferreira Gomes, os cursos serão compostos por "um ano com componente geral muito forte" e por "um segundo ano com uma componente de formação profissional em sala de aula, juntamente com um estágio numa empresa".
Quanto ao seu financiamento, declarou: "Os valores não posso indicá-los, porque isso está ainda em negociação, mas está previsto para toda a duração do quadro comunitário de apoio fundos julgo que suficientes para o financiamento desses cursos".
"Esperamos que o financiamento possa ser disponibilizado em tempo útil", acrescentou.



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Todos por uma boa causa ... Vamos ajudar o Tiago!

Olá...

O meu nome é Tiago. Tenho 7 anos e tenho paralisia cerebral desde à nascença.

Eu gostava de poder dizer ao meu papá e à minha mamã o quanto os amo e um obrigado a eles por irem ao fim do mundo por mim... Mas para isso preciso de tratamentos específicos... os tratamentos são para poder falar e andar, mas para tal os meus papás não têm dinheiro, pois são muito caras as sessões.

Mensalmente e ...para dar continuidade aos meus tratamentos os meus papás precisam de 2 mil euros por mês.

Agradeço a toda gente que me está a apoiar e todos que me possam ajudar...
Tenho evoluído muito em 1 ano, muito com a vossa ajuda, sem vocês hoje não me conseguiria hoje, sentar sozinho.

Para qualquer informação ou dúvida podem enviar uma e-mail para vamosajudarotiaguinho@gmail.com

CONTA SOLIDÁRIA:
NIB: 0036 0157 99100069127 07
BIC: MPIOPTPL


Um beijinho do Tiago.. muuuuah

Seminário Internacional: INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E ATITUDES FACE À DIFERENÇA


Seminário Internacional: INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E ATITUDES FACE À DIFERENÇA - 15 fevereiro (sábado), 10h00, auditório ESEC

Público-alvo: Estudantes dos Cursos de Mestrado, Formação Especializada e Pós-Graduação em Educação Especial, Ex-alunos dos cursos de Educação Especial, Professores, alunos da Licenciatura em Educação Básica, Mestrados de Formação de Educadores e Professores, Curso de ASE, Mestrados de EADL e EL e outros Profissionais de Educação interessados no tema.

10h00 - PSICOLOGIA, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS
Carlos César Barros
Como a Psicologia pode contribuir para a efetivação dos princípios da inclusão escolar? Esta comunicação aborda tal questão levando em conta a relação da ciência psicológica com os princípios norteadores da educação inclusiva: os direitos humanos, a igualdade e a dignidade das pessoas. Num primeiro momento, apresenta os princípios da inclusão, defendidos internacionalmente. Na sequência, apresenta as barreiras à efetivação desses direitos, vinculadas à negação dos direitos humanos e aos processos sociais de desumanização. Por fim, apresenta categorias psicológicas que tanto se relacionam às barreiras impostas ao reconhecimento de direitos como demonstram a sobrevivência de valores vinculados ao respeito e valorização das diferenças na cultura ocidental: preconceito e compaixão.

Sobre o orador
Carlos César Barros é Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo; Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo; docente do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde coordena o Colegiado do Curso de Graduação em Psicologia.

11h00 - A FORMAÇÃO DE ATITUDES FRENTE A PESSOAS SIGNIFICATIVAMENTE DIFERENTES
Marie Claire Sekkel
A partir da apresentação das concepções de educação inclusiva e educação especial vigentes nas políticas públicas no Brasil na atualidade, pretendo discutir sobre a formação de professores para a educação inclusiva, com destaque para a importância da formação de
atitudes na infância. Pesquisa realizada com crianças egressas da educação infantil inclusiva aponta que o convívio diário das crianças promove a formação de atitudes de abertura às diferenças, que se mantem ao longo da vida escolar. Para tal, não é suficiente colocar as crianças juntas. É necessário um trabalho intencional, calcado em situações concretas. A partir da educação das crianças, que hoje ocupa lugar central na vida familiar, produzem-se mudanças nos valores e modos de agir dos familiares, que irradiam nas relações sociais mais amplas.

Sobre a oradora

Marie Claire Sekkel é Graduada em Psicologia pela PUCSP, Doutora e Mestre em Psicologia pela USP. Docente do Instituto de Psicologia da USP e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Interesses de pesquisa: psicologia escolar, educação inclusiva, formação de professores.

12h00 - Debate

INSCRIÇÃO

Fonte: via email

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Bolsas e subsídios a decorrer da Fundação Calouste Gulbenkian



Candidaturas online:
8 de janeiro a 6 de fevereiro

1 a 30 de maio
1 a 30 de setembro
Estruturas artísticas e artistas plásticos, portugueses ou estrangeiros que residam em Portugal





Candidaturas online:
De 13 janeiro a 13 de fevereiro
Desenvolvimento do Ensino Superior

Candidatura online:
De 3 de Fevereiro a 6 de Março
ações de intervenção precoce, reabilitação e integração escolar e social de crianças e jovens com necessidades educativas especiais

Candidaturas online:
De 1 a 28 fevereiro
De 1 a 30 setembro
Apoio à internacionalização



sábado, 1 de fevereiro de 2014

Concurso Interno e Externo: Pessoal Docente 2014/2015 - Região Autónoma dos Açores







 Podem ser opositores ao concurso interno de provimento docentes com vínculo por tempo indeterminado aos quadros de escola e dos quadros docentes do sistema público de ensino de todo o território nacional, qualquer que seja a designação dos respetivos quadros, que pretendam concorrer para transitar de quadro no âmbito do mesmo grupo de recrutamento ou pretendam mudar de grupo e docentes na situação de licença sem remuneração de longa duração.







Podem ser opositores ao concurso externo de provimento indivíduos detentores de habilitação profissional adequada para o exercício da docência, que não estejam impedidos do exercício de funções docentes em escolas da rede pública da Região Autónoma dos Açores (R.A.A).

Estatuto da Carreira Docente na Região Autónoma dos Açores

ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES - Republicação do Decreto Legislativo Regional n.º 21/2007/A, de 30 de Agosto

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES / Assembleia Legislativa
Decreto Legislativo Regional n.º 11/2009/A - Altera o Estatuto da Carreira Docente na Região Autónoma dos Açores
Pelo Decreto Legislativo Regional n.º 4/2009/A, de 20 de Abril, foram integradas alterações ao Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensino Básico e Secundário, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 21/2007/A, de 30 de Agosto, designadamente no que se refere ao regime de avaliação do desempenho do pessoal docente, horários de trabalho e distribuição de serviço docente.
Todavia, atendendo à extensão, complexidade e abrangência do mesmo, verificou -se que, aquando da formulação, conjugação e compatibilização dos diversos projectos de alteração e respectivas redacções intermédias e finais, ocorreram algumas incorrecções, quer no âmbito do diploma quer do Estatuto, designadamente em matéria laboral que havia sido objecto da necessária negociação com as organizações sindicais representativas do pessoal docente, que urgem esclarecer e rectificar.
O presente diploma esteve em discussão pública e foram ouvidos os parceiros sociais. Assim, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, no desenvolvimento da Lei de Bases do Sistema Educativo, aprovada pela Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro, e nos termos das alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo 227.º da Constituição da República Portuguesa, conjugadas com os n.os 1 dos artigos 37.º e 62.º do Estatuto Político -Administrativo da Região Autónoma dos Açores, decreta o seguinte:


Republicação do Decreto Legislativo Regional n.º 4/2009/A, de 20 de Abril - Altera o estatuto da carreira docente na Região Autónoma dos Açores, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 21/2007/A, de 30 de Agosto