terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A educação especial nas grandes opções do plano para 2015

As Grandes Opções do Plano do Governo para o ano de 2015 na área da educação especial prevêm as seguintes medidas:

- Introdução de mecanismos de crédito horário às escolas da rede pública, como incentivo à tomada de medidas de promoção de sucesso e intervenção atempada para ultrapassagem de dificuldades de aprendizagem;
- Implementação do Plano de Formação de Docentes da Educação Especial;
- Aumento do número de unidades de multideficiência;
- Aumento do número de escolas de referência para alunos cegos e de baixa visão.

Em matérias relacionadas com questões curriculares, pedagógicas, de qualificação e organizacionais no ensino não superior, o Governo mantém como objetivos estratégicos e em linha com as melhores práticas internacionais:
- Implementar medidas de intervenção precoce que respondam às dificuldades de aprendizagem das crianças e alunos, com vista a contrariar percursos de insucesso escolar, reforçando os serviços de psicologia e orientação e alargando o seu âmbito de intervenção à Educação Pré-Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, criando mecanismos e estruturas responsáveis, ao nível das escolas, pela intervenção imediata perante as dificuldades detetadas e pela articulação com as famílias e outras entidades;
- Garantir o acesso à educação especial, adequando a intervenção educativa e a resposta terapêutica às necessidades dos alunos e das suas famílias;
- Desenvolver o aperfeiçoamento dos instrumentos legislativos reguladores da educação especial.


Fonte: blogue incluso

Espanha: Fundação Carolina oferece Bolsas de Estudo 2015-2016

A Fundação Carolina oferece, no âmbito do seu Programa de Formação, 540 bolsas de Estudo/Investigação a estudantes ibero-americanos. As bolsas contemplam todas as áreas de conhecimento e destinam-se a estudos em Espanha, tendo como alvo um público universitário licenciado, assim como professores, investigadores, artistas e profissionais dos países da comunidade ibero-americana.

As modalidades abrangidas pelas Bolsas de Estudo 2015-2016 são: bolsas de pós-graduação; bolsas de doutoramento e estadias de curta duração pós-doutorais; bolsas de Mobilidade de Professores Brasileiros; bolsas Escola Complutense de Verão; bolsas de Empreendimento; Estudos Institucionais.


Criada no ano de 2000, a Fundação Carolina promove as relações culturais e a cooperação em Educação e Ciência entre a Espanha e os países da Comunidade Ibero-Americana de Nações, e outros países com quem possui laços históricos, culturais e geográficos.


 As datas para a apresentação de candidaturas são diversas, mas decorrem entre 10 de fevereiro e 8 de abril de 2015.


Material para la difusión de la convocatória:



domingo, 4 de janeiro de 2015

Dia Mundial do Braille - 4 de janeiro

Dia Mundial do Braille  

Dia Mundial do Braille

        Hoje comemora-se o Dia Mundial do Braille, um sistema de escrita e de leitura desenvolvido por Louis Braille que, a partir do tato, facilita, entre outros objetivos, a inclusão das pessoas cegas, permitindo que estas desenvolvam um vasto número de atividades académicas, culturais e profissionais.
O braille é constituído por 64 sinais, gravados em relevo no papel, obtidos pela combinação sistemática de seis pontos que, na sua forma fundamental, se agrupam em duas filas verticais e justapostas de três pontos, à imagem de uma sena de dominó ao alto.
Cada sinal não excede o campo táctil e pode ser identificado com rapidez, pois, pela sua forma, adapta-se exatamente à polpa do dedo.

Em Portugal, existe o Núcleo para o Braille e Meios Complementares de Leitura, que funciona no âmbito do Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P.

Este núcleo visa, por um lado, garantir a obtenção de padrões elevados de qualidade quanto à concepção, uso, aplicação, modalidades de produção e ensino do sistema braille e meios complementares de leitura para pessoas cegas; sendo que, por outro lado, pretende avaliar e controlar o sistema braille e os meios complementares de leitura.

O Dia Mundial do Braille consagra os princípios da dignidade, autonomia individual, liberdade de escolha e independência presentes na Convenção sobre os Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência.


Comemorações Dia Mundial do Braille 2015

No âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Braille 2015, o INR e o Núcleo para o Braille e Meios Complementares de Leitura realizam um evento sob o tema “O Braille e os Seus Suportes Alternativos”, no próximo dia 6 de janeiro, terça-feira, às 15horas, no Auditório do INR, I.P.

        Fonte: http://www.inr.pt/content/1/3428/dia-mundial-do-braille
 

Programa especial para recrutamento de atletas com deficiência - Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio de Janeiro 2016

 O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 lançou um programa especial para recrutamento de atletas com deficiência.


O objetivo deste projeto criado pela área de Recursos Humanos é inserir atletas, amadores ou profissionais, no ambiente corporativo. Neste plano, os atletas tornam- se foco e têm a oportunidade de planejar suas carreiras também fora das quadras.


A primeira etapa contratou 15 atletas com deficiência para cargos diversos como designer, analista de sustentabilidade, planejamento de transportes e eventos, TI e outros.
Paratleta Tito Sena correndo Henrique Gonzalez, diretor de Recursos Humanos do Comitê Rio 2016, acredita que o programa é uma forma de trazer o olhar de pessoas que vivem o cotidiano do esporte e da pessoa com deficiência para a organização dos Jogos.
- Estes atletas vão trazer suas experiências em diversas disciplinas esportivas, sejam elas paralímpicas ou não, além de contribuir com o legado do esporte no Brasil. - comentou Henrique

Quem pode participar
As vagas são destinadas para atletas com deficiência que estejam no ensino superior ou formados, sem restrição de cursos e prática esportiva. Também não precisa ser federado. A pessoa só precisa participar de competições esportivas, que podem ou não fazer parte do programa Paralímpico dos Jogos Rio 2016.


Os interessados podem se inscrever pelo site dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016Site externo..


Fonte: Portal Terra

sábado, 3 de janeiro de 2015

Mais de 9 mil enfermeiros emigraram nos últimos quatro anos

Nos últimos quatro anos, mais de 9 mil enfermeiros deixaram o país para ir trabalhar para o estrangeiro.






Em 2014 emigraram cerca de seis enfermeiros por dia, forçados a deixar o país devido ao desemprego e salários baixos.

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Idosos portugueses são dos mais pobres da Europa

Os idosos portugueses são dos mais pobres da Europa.




Em 2012, a média das pensões dos nossos reformados não chegava aos 400 euros mensais, um valor que fica abaixo do limiar da pobreza.


As reformas mais baixas são pagas no interior do País, onde grande parte da população se dedica à atividade agrícola.


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Fonte: SIC Notícias

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Evaluación de la calidad de vida de personas con discapacidades significativas - Escala San Martín

La Escala San Martín es un instrumento que responde fielmente a los planteamientos del enforque integral de calidad de vida, que se ha convertido en el principal marco de referencia conceptual y de evaluación para promover mejoras en la vida de las personas con discapacidad y por tanto, en el ejercicio de su derechos a una vida digna.

Esta es la primera escala construida en el ámbito internacional para evaluar la calidad de vida de personas con discapacidades significativas que cuenta con propiedades psicométricas adecuadas y suficientes evidencias de validez y fiabilidad. La utilización de la escala permitirá a los profesionales y a las organizaciones ir más allá de las opinicones para centrarse en datos que reflejan resultados personales de los usuarios de sus servicios y programas.

Notas:
Documento en francés traducido por: Elodie Anthian, Hend Ghidhaoui, con la colaboración de la Facultad de Traducción e Documentación de la Universidad de Salamanca
Documento en italiano traducido por: Silvia Manfredini, Virginia Cuneo, Marco Crostelli y Ariana López, con la colaboración de la Facultad de Traducción y Documentación de la Universidad de Salamanca

Para descargar la aplicación pica aquí


Más información
Fonte: http://sid.usal.es/libros/discapacidad/26729/8-1/escala-san-martin-evaluacion-de-la-calidad-de-vida-de-personas-con-discapacidades-significativas.aspx

Libros, revistas, artículos y otras fuentes documentales sobre discapacidad en España

Niña con discapacidad intelectual sonriendoAquí se muestra una selección de las principales fuentes documentales sobre discapacidad recogidas en el SID. Puede consultar el resto de fuentes documentales sobre discapacidad existentes por secciones, por temas, por colectivos o por ámbitos.

Biblioteca Digital sobre Discapacidad en España


Biblioteca DigitalLas bibliotecas digitales son colecciones de documentos en formato digital, organizadas conforme a criterios documentales y dispuestas para su consulta por los usuarios a través de Internet. Para que se considere una biblioteca digital es necesario un sistema de organización de los fondos y de acceso de los mismos, no es una simple recopilación de enlaces o recursos disponibles en Internet.

En este apartado el usuario puede consultar todos los documentos a texto completo que están recopilados en el Servicio de Información sobre Discapacidad. Todos estos documentos han sido sometidos a una categorización y análisis documental. Gracias a esta categorización se puede consultar según el tipo de documento que sea o bien por los diferentes temas, colectivos y ámbitos. Igualmente se puede buscar por texto libre.

Búsqueda Avanzada de Fuentes Documentales (marcando la casilla "Documentos a texto completo" y especificando los campos que necesite).

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Censos 2011 - Análise à População com Deficiência

Os resultados definitivos dos Censos 2011 encontram-se disponíveis no site do Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE,  I.P.) , em http://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=censos2011_apresentação
O acesso e pesquisa de dados sobre o grau de dificuldade em realizar algumas tarefas/atividades (tal como ver, ouvir, andar ou subir degraus, memória ou concentração, tomar banho ou vestir-se sozinho e compreender os outros ou fazer-se compreender), obtidos nos Censos 2011, é possível através do link  http://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=censos_quadros_populacao , consultando os Quadros população 6.21 a 6.26

Pode também consultar uma síntese dos resultados definitivos do Censos 2011, neste menu, nos documentos em anexo, encontrando a informação sobre dificuldades na realização de algumas actividades nas páginas 16 e 17.

Outra informação disponível é a relativa a dois levantamentos realizados em 1995 e 2001, por diferentes entidades e segundo ópticas diversas:

  • o "Inquérito nacional às incapacidades, deficiências e desvantagens", realizado em 1995 pelo então Secretariado Nacional de Reabilitação,
  • e os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística, fruto dos Censos 2001, disponíveis neste menu, nos documentos em anexo.




What is the European Agency for Special Needs and Inclusive Education?

This document is divided into sections so you can find what you are looking for. 
Use the menu on the right to find the information you need.

Symbol for information-the letter “i” in a circle

The European Agency for Special Needs and Inclusive Education is an organisation that works with information about special needs and inclusive education.




student sitting at desk with adult next to them supporting them to learnInclusive education is education where everybody can learn together. 

 

 

 People who need support in learning can get the support they need. 

symbol of 7 people standing in a circle holding hands. A person in a wheelchair is coming towards them to be included in the circleIn inclusive education everyone is included and nobody is left out. 


Everyone can learn together at the same time in the same place.



symbol - map of EuropeWe call the European Agency for Special Needs and Inclusive Education the Agency. We are a European organisation.



People waving country flags and holding handsThis means that we work with people in different European countries.


We try to help them to work together.


More information at www.inclusion-europe.org/etr.