As Grandes Opções do Plano do Governo para o ano de 2015 na área da educação especial prevêm as seguintes medidas:
- Introdução de mecanismos de crédito horário às escolas da rede pública, como incentivo à tomada de medidas de promoção de sucesso e intervenção atempada para ultrapassagem de dificuldades de aprendizagem;
- Implementação do Plano de Formação de Docentes da Educação Especial;
- Aumento do número de unidades de multideficiência;
- Aumento do número de escolas de referência para alunos cegos e de baixa visão.
Em matérias relacionadas com questões curriculares, pedagógicas, de qualificação e organizacionais no ensino não superior, o Governo mantém como objetivos estratégicos e em linha com as melhores práticas internacionais:
- Implementar medidas de intervenção precoce que respondam às dificuldades de aprendizagem das crianças e alunos, com vista a contrariar percursos de insucesso escolar, reforçando os serviços de psicologia e orientação e alargando o seu âmbito de intervenção à Educação Pré-Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, criando mecanismos e estruturas responsáveis, ao nível das escolas, pela intervenção imediata perante as dificuldades detetadas e pela articulação com as famílias e outras entidades;
- Garantir o acesso à educação especial, adequando a intervenção educativa e a resposta terapêutica às necessidades dos alunos e das suas famílias;
- Desenvolver o aperfeiçoamento dos instrumentos legislativos reguladores da educação especial.
Fonte: blogue incluso
Espaço de partilha e permuta de materiais, informações e experiências no âmbito da Educação Inclusiva.
terça-feira, 6 de janeiro de 2015
Espanha: Fundação Carolina oferece Bolsas de Estudo 2015-2016
A Fundação Carolina oferece, no âmbito do seu Programa de Formação, 540 bolsas de Estudo/Investigação a estudantes ibero-americanos. As bolsas contemplam todas as áreas de conhecimento e destinam-se a estudos em Espanha, tendo como alvo um público universitário licenciado, assim como professores, investigadores, artistas e profissionais dos países da comunidade ibero-americana.
As modalidades abrangidas pelas Bolsas de Estudo 2015-2016 são: bolsas de pós-graduação; bolsas de doutoramento e estadias de curta duração pós-doutorais; bolsas de Mobilidade de Professores Brasileiros; bolsas Escola Complutense de Verão; bolsas de Empreendimento; Estudos Institucionais.
Criada no ano de 2000, a Fundação Carolina promove as relações culturais e a cooperação em Educação e Ciência entre a Espanha e os países da Comunidade Ibero-Americana de Nações, e outros países com quem possui laços históricos, culturais e geográficos.
As datas para a apresentação de candidaturas são diversas, mas decorrem entre 10 de fevereiro e 8 de abril de 2015.
As modalidades abrangidas pelas Bolsas de Estudo 2015-2016 são: bolsas de pós-graduação; bolsas de doutoramento e estadias de curta duração pós-doutorais; bolsas de Mobilidade de Professores Brasileiros; bolsas Escola Complutense de Verão; bolsas de Empreendimento; Estudos Institucionais.
Criada no ano de 2000, a Fundação Carolina promove as relações culturais e a cooperação em Educação e Ciência entre a Espanha e os países da Comunidade Ibero-Americana de Nações, e outros países com quem possui laços históricos, culturais e geográficos.
As datas para a apresentação de candidaturas são diversas, mas decorrem entre 10 de fevereiro e 8 de abril de 2015.
Mais informação em http://www.fundacioncarolina.es/formacion/convocatoria%20-2015-2016/
Información sobre la convocatoria 2015 – 2016
Material para la difusión de la convocatória:
domingo, 4 de janeiro de 2015
Dia Mundial do Braille - 4 de janeiro
Dia Mundial do Braille
Hoje comemora-se o Dia Mundial do Braille, um sistema de escrita e de leitura desenvolvido por Louis Braille que, a partir do tato, facilita, entre outros objetivos, a inclusão das pessoas cegas, permitindo que estas desenvolvam um vasto número de atividades académicas, culturais e profissionais.
O braille é constituído por 64 sinais, gravados em relevo no papel, obtidos pela combinação sistemática de seis pontos que, na sua forma fundamental, se agrupam em duas filas verticais e justapostas de três pontos, à imagem de uma sena de dominó ao alto.
Cada sinal não excede o campo táctil e pode ser identificado com rapidez, pois, pela sua forma, adapta-se exatamente à polpa do dedo.
Em Portugal, existe o Núcleo para o Braille e Meios Complementares de Leitura, que funciona no âmbito do Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P.
Este núcleo visa, por um lado, garantir a obtenção de padrões elevados de qualidade quanto à concepção, uso, aplicação, modalidades de produção e ensino do sistema braille e meios complementares de leitura para pessoas cegas; sendo que, por outro lado, pretende avaliar e controlar o sistema braille e os meios complementares de leitura.
O Dia Mundial do Braille consagra os princípios da dignidade, autonomia individual, liberdade de escolha e independência presentes na Convenção sobre os Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência.
Comemorações Dia Mundial do Braille 2015
No âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Braille 2015, o INR e o Núcleo para o Braille e Meios Complementares de Leitura realizam um evento sob o tema “O Braille e os Seus Suportes Alternativos”, no próximo dia 6 de janeiro, terça-feira, às 15horas, no Auditório do INR, I.P.
Fonte: http://www.inr.pt/content/1/3428/dia-mundial-do-braille
Hoje comemora-se o Dia Mundial do Braille, um sistema de escrita e de leitura desenvolvido por Louis Braille que, a partir do tato, facilita, entre outros objetivos, a inclusão das pessoas cegas, permitindo que estas desenvolvam um vasto número de atividades académicas, culturais e profissionais.
O braille é constituído por 64 sinais, gravados em relevo no papel, obtidos pela combinação sistemática de seis pontos que, na sua forma fundamental, se agrupam em duas filas verticais e justapostas de três pontos, à imagem de uma sena de dominó ao alto.
Cada sinal não excede o campo táctil e pode ser identificado com rapidez, pois, pela sua forma, adapta-se exatamente à polpa do dedo.
Em Portugal, existe o Núcleo para o Braille e Meios Complementares de Leitura, que funciona no âmbito do Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P.
Este núcleo visa, por um lado, garantir a obtenção de padrões elevados de qualidade quanto à concepção, uso, aplicação, modalidades de produção e ensino do sistema braille e meios complementares de leitura para pessoas cegas; sendo que, por outro lado, pretende avaliar e controlar o sistema braille e os meios complementares de leitura.
O Dia Mundial do Braille consagra os princípios da dignidade, autonomia individual, liberdade de escolha e independência presentes na Convenção sobre os Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência.
Comemorações Dia Mundial do Braille 2015
No âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Braille 2015, o INR e o Núcleo para o Braille e Meios Complementares de Leitura realizam um evento sob o tema “O Braille e os Seus Suportes Alternativos”, no próximo dia 6 de janeiro, terça-feira, às 15horas, no Auditório do INR, I.P.
Fonte: http://www.inr.pt/content/1/3428/dia-mundial-do-braille
Programa especial para recrutamento de atletas com deficiência - Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio de Janeiro 2016
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 lançou um programa especial para recrutamento de atletas com deficiência.
O objetivo deste projeto criado pela área de Recursos Humanos é inserir atletas, amadores ou profissionais, no ambiente corporativo. Neste plano, os atletas tornam- se foco e têm a oportunidade de planejar suas carreiras também fora das quadras.
A primeira etapa contratou 15 atletas com deficiência para cargos diversos como designer, analista de sustentabilidade, planejamento de transportes e eventos, TI e outros.
Quem pode participar
As vagas são destinadas para atletas com deficiência que estejam no ensino superior ou formados, sem restrição de cursos e prática esportiva. Também não precisa ser federado. A pessoa só precisa participar de competições esportivas, que podem ou não fazer parte do programa Paralímpico dos Jogos Rio 2016.
Os interessados podem se inscrever pelo site dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016.
Fonte: Portal Terra
O objetivo deste projeto criado pela área de Recursos Humanos é inserir atletas, amadores ou profissionais, no ambiente corporativo. Neste plano, os atletas tornam- se foco e têm a oportunidade de planejar suas carreiras também fora das quadras.
A primeira etapa contratou 15 atletas com deficiência para cargos diversos como designer, analista de sustentabilidade, planejamento de transportes e eventos, TI e outros.
Henrique Gonzalez, diretor de Recursos Humanos do Comitê Rio 2016, acredita que o programa é uma forma de trazer o olhar de pessoas que vivem o cotidiano do esporte e da pessoa com deficiência para a organização dos Jogos.
- Estes atletas vão trazer suas experiências em diversas disciplinas esportivas, sejam elas paralímpicas ou não, além de contribuir com o legado do esporte no Brasil. - comentou Henrique
As vagas são destinadas para atletas com deficiência que estejam no ensino superior ou formados, sem restrição de cursos e prática esportiva. Também não precisa ser federado. A pessoa só precisa participar de competições esportivas, que podem ou não fazer parte do programa Paralímpico dos Jogos Rio 2016.
Os interessados podem se inscrever pelo site dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016.
Fonte: Portal Terra
sábado, 3 de janeiro de 2015
Mais de 9 mil enfermeiros emigraram nos últimos quatro anos
Nos últimos quatro anos, mais de 9 mil enfermeiros deixaram o país para ir trabalhar para o estrangeiro.
Ver vídeo
Em 2014 emigraram cerca de seis enfermeiros por dia, forçados a deixar o país devido ao desemprego e salários baixos.
Idosos portugueses são dos mais pobres da Europa
Os idosos portugueses são dos mais pobres da Europa.
Em 2012, a média das pensões dos nossos reformados não chegava aos 400 euros mensais, um valor que fica abaixo do limiar da pobreza.
As reformas mais baixas são pagas no interior do País, onde grande parte da população se dedica à atividade agrícola.
Ver vídeo
Fonte: SIC Notícias
Em 2012, a média das pensões dos nossos reformados não chegava aos 400 euros mensais, um valor que fica abaixo do limiar da pobreza.
As reformas mais baixas são pagas no interior do País, onde grande parte da população se dedica à atividade agrícola.
Ver vídeo
Fonte: SIC Notícias
sexta-feira, 2 de janeiro de 2015
Evaluación de la calidad de vida de personas con discapacidades significativas - Escala San Martín
La Escala San Martín es un instrumento que responde fielmente a los planteamientos del enforque integral de calidad de vida, que se ha convertido en el principal marco de referencia conceptual y de evaluación para promover mejoras en la vida de las personas con discapacidad y por tanto, en el ejercicio de su derechos a una vida digna.
Esta es la primera escala construida en el ámbito internacional para evaluar la calidad de vida de personas con discapacidades significativas que cuenta con propiedades psicométricas adecuadas y suficientes evidencias de validez y fiabilidad. La utilización de la escala permitirá a los profesionales y a las organizaciones ir más allá de las opinicones para centrarse en datos que reflejan resultados personales de los usuarios de sus servicios y programas.
Esta es la primera escala construida en el ámbito internacional para evaluar la calidad de vida de personas con discapacidades significativas que cuenta con propiedades psicométricas adecuadas y suficientes evidencias de validez y fiabilidad. La utilización de la escala permitirá a los profesionales y a las organizaciones ir más allá de las opinicones para centrarse en datos que reflejan resultados personales de los usuarios de sus servicios y programas.
Notas:
Documento en francés traducido por: Elodie Anthian, Hend Ghidhaoui, con la colaboración de la Facultad de Traducción e Documentación de la Universidad de Salamanca
Documento en italiano traducido por: Silvia Manfredini, Virginia Cuneo, Marco Crostelli y Ariana López, con la colaboración de la Facultad de Traducción y Documentación de la Universidad de Salamanca
Para descargar la aplicación pica aquí
Documento en italiano traducido por: Silvia Manfredini, Virginia Cuneo, Marco Crostelli y Ariana López, con la colaboración de la Facultad de Traducción y Documentación de la Universidad de Salamanca
Para descargar la aplicación pica aquí
Más información
- Escala San Martín: Evaluación de la calidad de vida de personas con discapacidades significativas (4,11 Mb) [Documento pdf con fallos de accesibilidad según el programa Adobe Acrobat 9 Pro Extended]
- Échelle San Martín Évaluation de la Qualité de Vie des Personnes ayant des Déficiences Significatives (4,01 Mb) [Documento pdf con fallos de accesibilidad según el programa Adobe Acrobat 9 Pro Extended]
- Scala San Martin Valutazione della qualità della vita delle persone con disabilità gravi (2,84 Mb) [Documento pdf con fallos de accesibilidad según el programa Adobe Acrobat 9 Pro Extended]
- Anexo B Escala San Martín (7,71 Mb) [Documento pdf con fallos de accesibilidad según el programa Adobe Acrobat 9 Pro Extended]
- San Martin Scale Assessment of Quality of life in Persons with Significant Intellectual and developmental Disabilities (403,69 Kb) [Documento pdf con fallos de accesibilidad según el programa Adobe Acrobat 9 Pro Extended]
Libros, revistas, artículos y otras fuentes documentales sobre discapacidad en España
Aquí se muestra una selección de las principales fuentes documentales sobre discapacidad recogidas en el SID. Puede consultar el resto de fuentes documentales sobre discapacidad existentes por secciones, por temas, por colectivos o por ámbitos.
- Atención a Víctimas con Discapacidad IntelectualEl presente libro pretende servir para una primera aproximación a las actuaciones con víctimas con discapacidad intelectual en el contexto jurídico-forense. Así pues, resultaría de interés para todos aquellos profesionales...
- Escala San Martín: Evaluación de la calidad de vida de personas con discapacidades significativasLa Escala San Martín es un instrumento que responde fielmente a los planteamientos del enforque integral de calidad de vida, que se ha convertido en el principal marco de referencia...
- Envejecimiento activo y discapacidad intelectualEl envejecimiento de las personas con discapacidad intelectual es un fenómeno de generalización relativamente reciente que se ha visto favorecido por cambios en el estilo de vida, los avances en...
- Plan de acción de la estrategia española sobre discapacidad 2014-2020Este nuevo Plan de Acción, tiene su antecedente en el III Plan de Acción 2009-2012. Este nuevo Plan se orienta más hacia la eliminación de las causas de discriminación, al...
- Estrategia en Enfermedades Raras del Sistema Nacional de SaludLa Estrategia en Enfermedades Raras del SNS fue aprobada por el Consejo Interterritorial deI Sistema Nacional de Salud (CISNS) en junio de 2009, bajo el impulso y apoyo del Ministerio...
- Definición de un sistema global de información en materia de discapacidad en la universidadEl estudio que se presenta a continuación aporta las reflexiones necesarias para empezar a trabajar en la consecución de un sistema de información que permita recopilar los datos estadísticos necesarios...
- Observatorio del sector de atención a la dependencia en España: Informe Junio de 2014El primer número del Observatorio del Sector de Atención a la Dependencia en España se ha dedicado a realizar un comentario central de la situación de desarrollo de la LAPAD...
- VII Informe sobre exclusión y desarrollo social en España 2014Nuevo informe de la serie de Informes FOESSA sobre la situación social de España que pretende hacer luz sobre los retos y desafíos del desarrollo social, abordando de forma...
- Observatorio de la Accesibilidad Universal en la Vivienda en España 2013El Observatorio de la Accesibilidad Universal de la Vivienda en España se desarrolla en el marco de una serie de estudios de análisis de la accesibilidad en distintos ámbitos que...
- II estudio sobre el grado de inclusión del sistema universitario español respecto de la realidad de la discapacidadEl informe, realizado por la consultora PwC con la colaboración del Real Patronato sobre Discapacidad; la Dirección General de Políticas de Apoyo a la Discapacidad de la Secretaría de Estado...
- Guía de financiación europea: programas sociales 2014-2020Publicación que profundiza sobre los diferentes instrumentos y recursos que la Unión Europea pone a disposición del Tercer Sector de Acción Social con objeto de fortalecerlo. Este documento, enmarcado en...
- An Outcomes-Based Assessment of Quality of Life in Social ServicesThe goal of this article consists of describing the calibration of an instrument to assess quality of life-related personal outcomes using Rasch analysis. The sample was composed of 3.029...
- El pictograma como proceso de cognición de la arquitectura para personas con discapacidad intelectual.La comunicación aumentativa es la manera de comunicarse que utilizan las personas cuando tienen dificultades en el lenguaje oral y la comunicación alternativa se refiere a métodos de comunicación usados...
- Buenas prácticas en inclusión educativa: las adaptaciones curricularesLa publicación que presenta DOWN ESPAÑA pretende ayudar en el diseño de estas adaptaciones curriculares individualizadas. Para ello, la guía expone las barreras para el aprendizaje más comunes para el...
- Análisis del empoderamiento en padres y madres de hijos con discapacidad Desde hace algunos años, el concepto de empoderamiento está cobrando interés en los programas de apoyo dirigidos a los padres y madres cuidadores de los hijos con discapacidad. Esta capacidad...
- Aproximación al análisis coste-beneficio entre empleo con apoyo y centros especiales de empleo mediante simulación comparativa con 24 trabajadoresEl presente trabajo plantea una aproximación al análisis coste-beneficio comparando el empleo con apoyo (ECA) con el centro especial de empleo (CEE), desde la perspectiva de la persona, la empresa...
- El derecho a la propia discapacidad: el régimen de la discapacidad de obrarEl propósito de este estudio está centrado en el derecho que tienen las personas con discapacidad intelectual a ejercer por sí los propios derechos. El autor no se limita a...
- Manual de atención sociosanitaria a personas dependientes en instituciones socialesEste manual responde a la necesidad de cualificar la atención técnica y humana de los profesionales que prestan cuidados en centros sociosanitarios de diversa índole. Se nutre de la práctica...
- Guía de accesibilidad al teatro a través del subtitulado y la audiodescripciónAunque es de vital importancia que todos los ciudadanos tengan acceso a las expresiones artísticas con el fin de potenciar el desarrollo personal, la comunicación y el enriquecimiento sociales, a...
- El constructo de calidad de vida en niños y adolescentes con discapacidades múltiples y profundas: propuesta para su evaluaciónEste estudio tiene como objetivo la propuesta de una definición operativa del constructo de calidad de vida para personas con discapacidades múltiples y profundas durante las etapas de la infancia...
- Dependencia e impacto social de la enfermedad de ParkinsonEste artículo profundiza en el conocimiento y cuantificación de la dependencia, limitaciones y necesidades de apoyo de la enfermedad de Parkinson y aborda las diferentes implicaciones negativas que ésta conlleva...
Artículos recientes sobre discapacidad
Ver más artículos sobre discapacidadFonte: http://sid.usal.es/libros/discapacidad.aspx
Biblioteca Digital sobre Discapacidad en España
Las bibliotecas digitales son colecciones de documentos en formato digital, organizadas conforme a criterios documentales y dispuestas para su consulta por los usuarios a través de Internet. Para que se considere una biblioteca digital es necesario un sistema de organización de los fondos y de acceso de los mismos, no es una simple recopilación de enlaces o recursos disponibles en Internet.
En este apartado el usuario puede consultar todos los documentos a texto completo que están recopilados en el Servicio de Información sobre Discapacidad. Todos estos documentos han sido sometidos a una categorización y análisis documental. Gracias a esta categorización se puede consultar según el tipo de documento que sea o bien por los diferentes temas, colectivos y ámbitos. Igualmente se puede buscar por texto libre.
Búsqueda Avanzada de Fuentes Documentales (marcando la casilla "Documentos a texto completo" y especificando los campos que necesite).
En este apartado el usuario puede consultar todos los documentos a texto completo que están recopilados en el Servicio de Información sobre Discapacidad. Todos estos documentos han sido sometidos a una categorización y análisis documental. Gracias a esta categorización se puede consultar según el tipo de documento que sea o bien por los diferentes temas, colectivos y ámbitos. Igualmente se puede buscar por texto libre.
Búsqueda Avanzada de Fuentes Documentales (marcando la casilla "Documentos a texto completo" y especificando los campos que necesite).
quinta-feira, 1 de janeiro de 2015
Censos 2011 - Análise à População com Deficiência
Os resultados
definitivos dos Censos 2011 encontram-se disponíveis no site do
Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE, I.P.) , em http://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=censos2011_apresentação
O acesso e pesquisa de dados sobre o grau de dificuldade em realizar algumas tarefas/atividades (tal como ver, ouvir, andar ou subir degraus, memória ou concentração, tomar banho ou vestir-se sozinho e compreender os outros ou fazer-se compreender), obtidos nos Censos 2011, é possível através do link http://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=censos_quadros_populacao , consultando os Quadros população 6.21 a 6.26
Pode também consultar uma síntese dos resultados definitivos do Censos 2011, neste menu, nos documentos em anexo, encontrando a informação sobre dificuldades na realização de algumas actividades nas páginas 16 e 17.
Outra informação disponível é a relativa a dois levantamentos realizados em 1995 e 2001, por diferentes entidades e segundo ópticas diversas:
O acesso e pesquisa de dados sobre o grau de dificuldade em realizar algumas tarefas/atividades (tal como ver, ouvir, andar ou subir degraus, memória ou concentração, tomar banho ou vestir-se sozinho e compreender os outros ou fazer-se compreender), obtidos nos Censos 2011, é possível através do link http://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=censos_quadros_populacao , consultando os Quadros população 6.21 a 6.26
Pode também consultar uma síntese dos resultados definitivos do Censos 2011, neste menu, nos documentos em anexo, encontrando a informação sobre dificuldades na realização de algumas actividades nas páginas 16 e 17.
Outra informação disponível é a relativa a dois levantamentos realizados em 1995 e 2001, por diferentes entidades e segundo ópticas diversas:
- o "Inquérito nacional às incapacidades, deficiências e desvantagens", realizado em 1995 pelo então Secretariado Nacional de Reabilitação,
- e os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística, fruto dos Censos 2001, disponíveis neste menu, nos documentos em anexo.
Consulte outra informação sobre o Inquérito Nacional às
incapacidades, defiências e desvantagens, e o Enquadramento
familiar das pessoas com deficiência: uma análise exploratória dos resultados
dos Census 2001.
What is the European Agency for Special Needs and Inclusive Education?
This document is divided into sections so you can find what you are looking for.
Use the menu on the right to find the information you need.
More information at www.inclusion-europe.org/etr.
Use the menu on the right to find the information you need.
The European Agency for Special Needs and Inclusive Education is an organisation that works with information about special needs and inclusive education.
Inclusive education is education where everybody can learn together.
People who need support in learning can get the support they need.
In inclusive education everyone is included and nobody is left out.
Everyone can learn together at the same time in the same place.
We call the European Agency for Special Needs and Inclusive Education the Agency. We are a European organisation.
This means that we work with people in different European countries.
We try to help them to work together.
More information at www.inclusion-europe.org/etr.
Subscrever:
Mensagens (Atom)