segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Sugestões para mobiliário adaptado numa casa ou apartamento

fotos Sandra Perito
 
 
 
Banheiros para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, rampas, plataformas, elevadores acessíveis, pisos táteis, sinalização inclusiva, barras de apoio (...).
Quem escuta falar desse aparato disponível no mercado em prol da acessibilidade não se espanta ...
 
Conheça as várias sugestões de mobiliário adaptado numa casa / apartamento / vivenda, etc., em: Casadaptada

Qualificação das Pessoas com Deficiências e Incapacidades - Formação Profissional Contínua

Qualificação das Pessoas com Deficiências e Incapacidades - Financiado pela Tipologia 9.6.2 do POPH - Projeto nº 093142/2013/962 

Formação Profissional Contínua:

O que é?
Formação profissional contínua de ativos com deficiência para a atualização das suas competências;

Para quem?
Desempregados que se encontrem em situação de desemprego inscritos nos Centros de Emprego do IEFP, I.P. e que tenham estado em situação de emprego pelo menos 6 meses, ou que tenham a sua inscrição feita nos Centros de Emprego há pelo menos 6 meses;

Outras situações (a avaliar de acordo com enquadramento aprovado)

Para quê?
A aquisição e atualização de competências sociais e técnicas no âmbito do mesmo percurso formativo que já se detém ou em novas áreas formativas, tais como o empreendedorismo e as tecnologias de informação e socio-comunicação, visando favorecer a reintegração profissional ou a criação do próprio emprego.

Onde:
Casa Pia de Lisboa, I.P.
Formação e Qualificação de Adultos
Rua dos Jerónimos nº 9 – 1400- 210 Lisboa Tel. / Fax 213651260

 Informações:
Catarina Ceriz/Raquel Fernandes/Perpétua Carrega
E-mail: cno@casapia.pt / Tel. 21 365 12 60

Clique aqui para ver as ofertas formativas!

Fonte: Casa Pia de Lisboa, I.P

Seleção e recrutamento de docentes/formadores de língua gestual portuguesa (ano escolar de 2013/2014) para a Casa Pia

Casa Pia - Procedimento DE SELECÇÃO E RECRUTAMENTO de docentes/formadores de língua gestual portuguesa (ano escolar de 2013/2014)

Informa-se que se encontra aberto, a partir de 2ª Feira (inclusive), 19 de Agosto de 2013, pelo prazo de 3 dias úteis, procedimento de seleção e recrutamento de docentes/formadores de Língua Gestual Portuguesa (ano escolar de 2013/2014).


As candidaturas deverão ser entregues, entre as 10 e as 17 horas, nos Serviços Centrais da Casa Pia de Lisboa, na Av. do Restelo, nº 1, 1449-008 Lisboa, ou remetidas por correio, registado e com aviso de receção, para a mesma morada, considerando-se tempestiva a candidatura que apresente data do registo postal até ao termo do prazo de 3 dias acima mencionado.
 

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Listas provisórias do concurso de Mobilidade Interna - ano escolar de 2013/2014

A DGAE já disponibilizou as listas provisórias do concurso de Mobilidade Interna - ano escolar de 2013/2014.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O sexo e a deficiência em Portugal - excelente reportagem!

 O sexo e a deficiência: muitos morrem virgens ou recorrem à prostituição.
 
 
Ivone Félix, vice-presidente da direção da Cerci de Oeiras, e Carlos Nogueira, paralisado desde os 14 meses devido a poliomielite, dão o seu testemunho sobre o tema, que junta dois tabus: sexo e deficiência.
 
Clique aqui para ver a reportagem:http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3150945


Nenhum dos dois tem conhecimento da existência de terapeutas (ou substitutas) sexuais como a interpretada por Helen Hunt, mas Ivone Félix lembra que, há uns anos, um grupo de cidadãos tentou avançar com uma proposta semelhante à que existe na Holanda, "em que pessoas, que eventualmente são prostitutas, estão, de certa forma, treinadas para uma população um bocadinho diferente".

Sem soluções legais disponíveis, muitos deficientes portugueses, acreditam os entrevistados, acabam por morrer virgens ou recorrer à prostituição.

(Veja a reportagem escrita no e-paper do DN)

Fonte: DN

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Programa de Emergência Social falhou na empregabilidade das pessoas com deficiência

A Associação Portuguesa de Deficiente considera que o Programa de Emergência Social falhou no objetivo da empregabilidade das pessoas com deficiência, enquanto os idosos consideram que provocou a sobrelotação dos lares com o aumento das vagas.

O Programa de Emergência Social (PES) foi apresentado a 5 de agosto de 2011, com o objetivo de combater a pobreza e a exclusão social, atuando em cinco áreas: famílias, idosos, deficientes, voluntariado e instituições sociais.

A Associação Portuguesa de Deficiente considera que o Programa de Emergência Social falhou no
objetivo da empregabilidade das pessoas com deficiência, enquanto os idosos consideram que provocou a sobrelotação dos lares com o aumento das vagas.

O Programa de Emergência Social (PES) foi apresentado a 5 de agosto de 2011, com o objetivo de combater a pobreza e a exclusão social, atuando em cinco áreas: famílias, idosos, deficientes, voluntariado e instituições sociais.

Fazendo uma avaliação do programa, a presidente da direção nacional da Associação Portuguesa de Deficiente (APD) disse à agência Lusa que o "balanço não é muito positivo", considerando que "é um plano com uma vertente muito assistencialista, que não apresentava medidas concretas para resolver questões de fundo que interessassem, de facto, às pessoas com deficiência e resolvessem problemas na área social".

No PES, o reforço da empregabilidade de pessoas com deficiência é considerada uma medida prioritária, constituindo a "única forma possível" de alcançar uma "total inclusão".

Contudo, para Ana Sezudo, esta medida não resultou: "O que se pretendeu estabelecer, o incentivo à instalação por contra própria, acabou por ser direcionado para linhas de créditos, não ajudando de forma mais concreta e mais prática as pessoas".

"Um dos principais problemas [no país] é o desemprego, que acaba por afetar muito mais as pessoas com deficiência", sustentou a responsável, lamentando o Estado não divulgar o número de quantas pessoas com deficiência estão empregadas.

"Os planos deviam apostar, em primeiro lugar, numa formação e educação para depois termos em vista o emprego, porque só por esta via as pessoas podem tornar-se independentes e combater todas as dificuldades", frisou.

Para Ana Sezudo, uma das medidas que devia constar do PES e que ajudaria as pessoas desempregadas seria aumenta o valor das pensões de invalidez, que "continuam nos 185 euros".

"Ninguém consegue sobreviver com uma pensão deste tipo", lamenta.

A manutenção de professores destacados em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) é outra medida do PES, que Ana Sezudo considera "totalmente insuficiente", uma vez que a posição da APD tem sido sempre a da inclusão dos alunos no sistema regular de ensino.

Como medida positiva, Ana Sezudo destacou o "descanso do cuidador" que permite aos cuidadores de pessoas com deficiência com necessidade de apoio 24 horas beneficiarem de apoio, através das respostas sociais existentes, como lares ou apoio domiciliário.

"Há famílias a viver situações complicadas com familiares completamente dependentes e que a situação pode ser, em muitos casos, esgotante", adiantou, considerando que "o apoio domiciliário é realmente muito importante", mas discorda relativamente ao doente poder ser institucionalizado.

Para o presidente da Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI), o PES significa "programa de exclusão social" devido à "política de austeridade" do Governo, que afirmou, agravou "todos os fatores de pobreza e exclusão social".

Cazimiro Menezes salientou que o aumento da capacidade dos lares e das creches, sem criar novas estruturas, provocou a sobrelotação destes equipamentos e degradou a oferta dos serviços.

"Este Governo veio tentar mascarar que estava a resolver os problemas dos reformados, quando, pelo contrário, se aproveitou das condições existentes para degradar ainda mais os serviços de apoio prestados", frisou.
 
Fonte: JN

Estatuto das organizações não governamentais das pessoas com deficiência

Foi publicado, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º 106/2013, de 30 de julho, que define o estatuto das organizações não governamentais das pessoas com deficiência (ONGPD), bem como os apoios a conceder pelo Estado a tais organizações, definindo o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.) como seu principal interlocutor institucional de apoio.

Com base neste diploma, é estabelecido o regime da constituição, do âmbito, do objeto e da natureza jurídica dessas organizações, sendo ainda definidas as regras sobre a sua representatividade, bem como o regime aplicável aos seus dirigentes.

Este diploma vem permitir que as ONGPD assumam um papel cada vez mais relevante junto da sociedade e das pessoas com deficiência, na defesa dos seus direitos, tendo em vista a plena inclusão económica, social e política das pessoas que representam.

Fonte: INR

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

VI Seminário de Educação Inclusiva

O programa integra os painéis com debate sobre: a "Intervenção precoce", a "Transição para a vida pós-escolar", a "Inclusão: olhares de quem a vivencia" e inclui uma conferência de encerramento com debate subordinada à temática " A Educação inclusiva no contexto educativo atual: perspetivas e desafios".

 
 
PROGRAMA:
9:00Receção aos Participantes/entrega da documentação
9:30Sessão de abertura
 Momento cultural
10:00Conferência temática com debate, com o Professor Doutor Santana Castilho
11:00Intervalo
11:15Painel com debate “Intervenção precoce: modelos centrados na família”
  • Professora Doutora Maria João Seabra
  • Mestre/Doutoranda Iolanda Gil
  • Drª Alzira Santos e Drª Paula Guedes
  • Testemunho (mãe)
12:30Intervalo para almoço
14:00Momento cultural
14:30Comunicações livres
15:45Breve intervalo
16:00Painel com debate: “Transição para a vida pós-escolar”
  • Professor Doutor Joaquim Colôa
  • Mestre/Doutorando Francisco Alves
  • Testemunho
17:00Mesa redonda – “Inclusão: olhares de quem a vivencia”
  • Professor Doutor Deodato Guerreiro
  • Dr. Pedro Oliveira
18:00Conferência de encerramento, com debate: “A Educação inclusiva no contexto educativo atual: perspetivas e desafios” – Deputada Margarida Almeida
19:30Finalização dos trabalhos e entrega dos certificados de participação

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

España: Novedades legislativas y ayudas estatales a la discapacidad - año 2013

Las personas con discapacidad tienen unos derechos que permiten mejorar su calidad de vida y su integración en todos los ámbitos posibles: social, educativo y laboral.

A través de Discapnet (El Portal de las Personas con Discapacidad) ofrecemos las novedades legislativas publicadas durantes estos meses del año:

Agosto 2013
  • Orden de 29/07/2013, de la Consejeria de Sanidad y Asuntos Sociales (archivo en pdf),Abre nueva ventana por la que se establece el catalogo de servicios y prestaciones economicas del sistema para la autonomia y atencion a la dependencia en la Comunidad Autonoma de Castilla-La Mancha y se determina la intensidad de los servicios y el regimen de compatibilidades aplicable. [2013/9711] (Diario Oficial de Castilla-La Mancha el 07/08/2013)
  • Correccion de errores de la Orden de 10 de julio de 2013Abre nueva ventana, del Presidente del Servicio Regional de Empleo y Formacion, de bases reguladoras de subvenciones para el fomento de la integracion laboral de personas con discapacidad (Boletín Oficial de la Región de Murcia el 06/08/2013).
  • Decreto 55/2013, de 24 de julioAbre nueva ventana, por el que se establece el currículo del ciclo formativo de Grado Medio de Formación Profesional en Atención a Personas en Situación de Dependencia. [Cod. 2013-14539] (Boletín Oficial del Principado de Asturias el 02/08/2013).
  • Orden de 24 de julio de 2013, de la Consejera de Sanidad y Política SocialAbre nueva ventana por la que se modifica la Orden de 24 de enero de 2013, por la que se aprueban las Bases reguladoras de las subvenciones dirigidas a instituciones sin fin de lucro para el desarrollo de programas destinados a la integración socio-laboral y mejora de la empleabilidad de personas en situación o riesgo de exclusión social o con especiales dificultades (Boletín Oficial de la Región de Murcia el 01/08/2013).
  • DECRETO 133/2013, de 30 de julioAbre nueva ventana, por el que se modifica el Decreto 149/2012, de 27 de julio, de concesión de incentivos destinados a favorecer la contratación de personas con discapacidad en el mercado ordinario de trabajo en la Comunidad Autónoma de Extremadura. (2013040154) (Diario Oficial de Extremadura el 01/08/2013 - Documento PDF).

Ver Otros meses


Fonte: discapnet

Foi alterado o Regime Jurídico dos Graus Académicos e Diplomas do Ensino Superior

O Decreto-Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, estabelece a terceira alteração ao Regime Jurídico dos Graus Académicos e Diplomas do Ensino Superior. Como sabemos, no ensino politécnico, são conferidos os graus académicos de licenciado e de mestre. No ensino universitário, são conferidos os graus académicos de licenciado, mestre e doutor.

Numa primeira leitura, podemos registar algumas das principais alterações, retificações e aditamentos no presente diploma:


1 - Clarificação dos requisitos relativos à composição do corpo docente das instituições de ensino superior universitárias e politécnicas para cada um dos ciclos de estudos conferentes de grau académico;

2 - Noção de corpo docente próprio, qualificado e especializado e como devem ser compostos os júris de provas de mestrado e doutoramento;
3 - Regulamentação das normas referentes à creditação de formações e experiências, tanto no plano dos procedimentos como no plano dos limites quantitativos,

4 - Os ciclos de estudos só podem ser ministrados nos locais para onde foram acreditados e registados.