quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Relatório Nacional PISA 2015


"No que concerne aos resultados, Portugal tem tido um percurso muito positivo. Ao longo das seis edições do estudo, em todos os domínios, a tendência de evolução global dos resultados mostra-nos uma subida gradual, que também se reflete na melhoria da posição nacional no contexto dos países participantes e em relação ao resultado médio dos países da OCDE. É de salientar que, pela primeira vez, o resultado nacional nos três domínios está acima da média da OCDE: oito pontos em Ciências, cinco pontos em Leitura e dois pontos em Matemática (diferença não significativa). Portugal integra um lote muito restrito de países da OCDE que evidenciaram uma progressão positiva, bastante expressiva, ao longo das seis edições do estudo."

PISA 2015 - sumário executivo






Como divulgar com eficácia o trabalho artístico das pessoas com deficiência para conquistar novos públicos | 16 de Dezembro das 10h às 13h

 

Exmo. Sr. ou Sr.ª,
 








O Encontro, dirigido a todos os técnicos e pessoas com deficiência e doença mental que enquadram a sua actividade nas práticas artísticas, estudantes, professores e todos os interessados no tema, terá como oradora Luísa Villar que trabalhou durante 25 anos em comunicação e marketing. Licenciada em letras e em intérprete simultânea, dirigiu o departamento de comunicação e relações públicas da Exposição Mundial de Lisboa, a Expo ’98. Integrou ainda o grupo de comunicação Havas, do qual foi coordenadora internacional em vários pontos do globo. Quando decidiu “que estava na hora de fazer algo pelos outros”, fundou, em 2009, a Link, uma associação de solidariedade sem fins lucrativos que apoia as instituições em comunicação e em marketing.

Pretende-se criar um espaço de debate reflexivo e esclarecedor sobre o tema, no qual será explorada uma vertente essencialmente prática, baseada na apresentação de soluções que possam conduzir à conquista de novos públicos para as criações artísticas das pessoas com deficiência e doença mental.
 
Neste sentido, vimos por este meio convidá-lo (a) a participar neste Encontro para partilhar connosco a sua opinião e as suas dúvidas.

Contamos com a sua presença!

Aceda ao Programa e à Ficha de Inscrição, em anexo, ou através do link:
http://anacedarte.wix.com/anaced#!enarte/cb04
  A inscrição é gratuita e deve ser enviada à ANACED até ao dia 13 de Dezembro, através do e-mail (anaced@net.sapo.pt) ou por correio (Rua do Sítio ao Casalinho da Ajuda, 1349-011 Lisboa).   Com os melhores cumprimentos,   Cristina Fontes Directora Executiva  
ANACED
Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência
Rua do Sítio ao Casalinho da Ajuda
1349 -011 Lisboa
Tels. 21 363 68 3621 361 69 10
Fax 21 364 86 39
NIFC: 502471263
Visite-nos em http://anacedarte.wix.com/anaced
Siga-nos também no Facebook em:http://www.facebook.com/pages/ANACED-Arte-e-Criatividade-Pessoas-com-Defici%C3%AAncia/108277345933518

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

INCLUSÃO E EDUCAÇÃO, CONTRIBUTO DA CONTRAMÃO - ASSOCIAÇÃO

A CONTRAMÃO - ASSOCIAÇÃO divulgou um documento que pode ser mais um contributo para o debate e a reflexão relativamente ao processo de ajustamento legislativo e de orientação política que está a ser trabalhado no âmbito da educação especial.

Resultado de imagem para documentos

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Docentes de Educação Especial podem ser afastados dos alunos…

No seguimento da publicação do relatório de progresso do "Grupo de Trabalho para o desenvolvimento da Escola Inclusiva Despacho n.º 7617, 8 de Junho", o JN noticia dizendo que os docentes de educação especial vão ser afastados dos alunos, passando a exercer funções de conselheiros.


Fica a notícia retirada do Blog DeArLindo. O relatório pode ser acedido aqui.



quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Repositório Digital - História da Educação


Resultado de imagem para repositorio
A Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) dispõe de um acervo documental de grande interesse para a História da Educação, que pretende divulgar e tornar acessível aos estudiosos e público em geral. No Repositório Digital terá acesso a conteúdos relevantes, nomeadamente:

•Legislação sobre educação e ciência

•Edições do Ministério – acervo de material editado pelo Ministério e respetivos serviços ao longo do tempo

•Edições externas

Repositório Digital - História da Educação 


domingo, 6 de novembro de 2016

V Congresso Ibérico de Educação Especial - 10 a 12 de novembro

VCongressoIbericoDeEducacaoEspecial_cont
O V Congresso Ibérico de Educação Especial: A formação profissional não-formal para pessoas com necessidades educativas especiais importa que coloque o estudo das ideias ou das realidades e se faça tendo em conta a diversidade das problemáticas da UNESCO, da OCDE e do CONSELHO da EUROPA que apontam:

– Relação da Educação Especial com o emprego;

– Sistemas de Formação Profissional tendo em conta a população com
necessidades educativas especiais;

– Situação dos currículos escolares de portadores de necessidades educativas
especiais com enfoque na formação profissional não formal e nos seus impactes na
produção.


Lá estarei ... no dia 11 para mais uma conferência! Mais informações 
                    
  • Programas & Temas
  • Contactos & Comités
  • Inscrições & Submissões


  • Data: 10 a 12 de Novembro de 2016
    Local: Auditório da Universidade Fernando Pessoa, Porto

    Web: http://www.scmp.pt/pt-pt/congressos-conteudos/introducao



    Fonte: Universidade Fernando Pessoa

    segunda-feira, 24 de outubro de 2016

    Educação especial vai ter novas regras



    Segundo o secretário de Estado da Educação, em declarações ao Diário de Notícias, a ideia é que estas crianças estejam não só integradas, mas incluídas nas salas de aula.
    Há um grupo de trabalho a preparar estas alterações, que deverão chegar ao Ministério da Educação em novembro.

    Há cerca de 70 mil alunos com necessidades educativas especiais nas escolas públicas portuguesas.


    Fonte: RTP

    quinta-feira, 20 de outubro de 2016

    Horários de trabalho dos professores em esquema...

    Subscrevo a informação e esquemas dos horários de trabalho dos professores divulgada pelo blogue PROFSLUSOS, que passo a citar:


    «Alguém no Sindicato dos Professores do Norte anda a fazer bem o seu trabalho, sintetizando de uma forma absolutamente clara aquilo que parece confundir muitos diretores e ser alvo de desconhecimento de outros tantos professores.

    Ficam então os esquemas do SPN, que de tão simples que são se tornam brilhantes. Os meus parabéns ao seu autor...»

    Horários de trabalho no Pré-escolar e no 1ºciclo

    Horários de trabalho no 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário (tempos letivos de 45 minutos)

    Horários de trabalho no 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário (tempos letivos de 50 minutos)