sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Exemplo de planificação de um aluno tendo por referência a CIF e construção do seu PEI



Apresento um bom exemplo de uma Planificação de um Processo de Avaliação por Referência à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – Crianças e Jovens (CIF - CJ) e Construção do Programa Educativo Individual (PEI). Um documento a não perder!




Tendo em conta o envolvimento de uma equipa multidisciplinar na avaliação do aluno com NEE e na definição das medidas educativas, o PEI responsabiliza a escola e os encarregados de educação pela implementação destas medidas na medida em que tenham como principal objetivo a promoção da aprendizagem e a participação do aluno com NEE no processo educativo e na vida da escola.


Neste sentido, é considerado um instrumento dinâmico que deve ser regularmente revisto e reformulado, uma vez que se fundamenta numa avaliação compreensiva e integrada do funcionamento do aluno sendo, por isso, passível de sofrer alterações.É com base nestes pressupostos que apresento dois exemplos diferenciados de Programas Educativos Individuais cujas Medidas Educativas tentam refletir o respetivo perfil de funcionalidade.


Uma vez que este documento surge sempre na sequência de uma Referenciação como descrito acima que faz, na maioria das vezes, desencadear um processo de avaliação,


apresento:A - Caso W (clique para ver) 1. Planificação do Processo de Avaliação;
2. Checklist;
3. Avaliação Diagnóstica;
4. Fichas de Avaliação e Registo;
5. Relatório Tecnico-pedagógico;
6. Programa Educativo Individual
.

B - 
Caso Y (clique para ver)
1. PEI;
2.
 Currículo Específico Individual (CEI)
3. 
Plano Individual de Transição (PIT).



Fonte: http://inclusaoeacessoastecnologiaspt.weebly.com/uploads/1/4/2/6/14266723/processo_avaliacao_pei_w.pdf










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