sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pneumonia e diarreia são as principais causas de morte das crianças

A pneumonia e a diarreia estão entre as principais causas de morte das crianças no mundo inteiro, afectando particularmente as mais desfavorecidas, revela um relatório divulgado esta sexta-feira pelo Fundo da ONU para a Infância (UNICEF), avança a agência Lusa.

A pneumonia e a diarreia causam todos os anos a morte de mais de dois milhões de crianças, representando 29 por cento das mortes de crianças com menos de cinco anos em todo o mundo, de acordo com os dados da UNICEF.

A agência das Nações Unidas exorta os 75 países que têm a maior taxa de mortalidade a cuidarem das crianças mais pobres, designadamente através da vacinação, encorajando o aleitamento materno infantil, melhorando o acesso a água potável e o saneamento, oferecendo antibióticos e soluções de hidratação.

Cerca de metade das mortes de crianças no mundo causadas por diarreia e pneumonia ocorrem em cinco países: Índia, Nigéria, República Democrática do Congo, Paquistão e Etiópia.

A pneumonia é responsável por 18 por cento das mortes de crianças ocorridas todos os anos a nível mundial, a diarreia por 11 por cento, a malária por sete por cento e a SIDA por dois por cento, segundo a UNICEF.

Sem comentários:

Enviar um comentário