segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Audiolivros para alunos com necessidades educativas especiais

A Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com a Fundação Vodafone Portugal e com a Porto Editora, lançaram a 18 de outubro um projeto de incentivo à utilização de audiolivros nas escolas, destinado a alunos dos ensinos básico e secundário com necessidades educativas especiais.
 
Este projeto insere-se no âmbito do protocolo de colaboração estabelecido em 2005 entre estas entidades e que possibilitou, de uma forma pioneira no nosso país, a produção de audiolivros digitais destinados a alunos cegos ou com baixa visão.
 
O projeto incluiu, numa primeira fase, a oferta de 300 licenças do software EasyReader 6.02 para leitura de audiolivros digitais em formato DAISY, que permite aos alunos dispor de uma ferramenta que lhes dá acesso a qualquer audiolivro digital produzido neste formato.
 
O formato DAISY expande o conceito de audiolivro tradicional, uma vez que inclui o som (com locução humana) e o texto escrito, devidamente sincronizados, permite a criação de índices, a pesquisa de texto, a colocação de marcadores, a alteração da velocidade de leitura, a escolha do tipo, tamanho e cores do texto, entre outras opções de acessibilidade.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário