terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Aula de braille e planificação de aula

Iniciação à aprendizagem do Braille (abecedário)
 
O Braille é constituído por seis pontos dispostos em dois grupos verticais de três pontos cada. Este conjunto de pontos constitui um caracter. Por exemplo, o "E" com acento agudo é formado pelos seis pontos enquanto o "A" é formado apenas pelo ponto um, ou seja, o primeiro ponto do topo esquerdo do grupo de seis pontos.

Estes pontos são saliências no papel com um espaço entre eles muito reduzido, para que cada carácter ocupe o menor espaço possível, mas suficientemente afastados para serem facilmente percebidos.

Com apenas estes seis pontos é possível representar todo o alfabeto, distinguindo letras acentuadas, números, pontuação e todo o tipo de caracteres especiais, como os que são usados em matemática, física, música, etc. Isto é conseguido fazendo preceder o carácter especificado por um outro que lhe atribui o símbolo desejado.

Por exemplo, os números são representados pelas letras do alfabeto de "A" a "J" sendo que a letra "A" representa o número "1" e a letra "J" o número "0". Mas como distinguir um "A" de um "1"? Colocando antes da letra um sinal que, neste caso é o sinal de cardinal "#"

Escrita: A Máquina Braille

A máquina Braille é composta por 9 teclas. Ao passo que na disposição do texto escrito os pontos se contam de cima para baixo, na máquina Braille os pontos dispõem-se de dentro para fora.
Devem colocar-se os três dedos médios de cada mão sobre o teclado da seguinte forma:
Mão esquerda: dedo indicador corresponde ao ponto 1, dedo médio ao ponto 2 e anelar ao ponto 3. O dedo mínimo poderá ser utilizado para mudar de linha, embora seja pouco funcional .

 Mão direita: Indicador corresponde ao ponto 4, médio ao ponto 5 e anelar ao ponto 6. Tal como anteriormente, o dedo mínimo pode ser utilizado para o retrocesso, mas é pouco funcional. Ambos os polegares são utilizados com a barra de espaços que fica no meio.

Como colocar a folha:
 Primeiro verificar se o carreto está totalmente desenrolado. Seguidamente levantar a barra libertadora do papel. A folha deve passar por baixo do cursor e encostar ao lado esquerdo. Depois prender a barra libertadora do papel e enrolar os dois punhos do silindro puxando-os para nós a té a máquina travar..

 Finalmente é só carregar na tecla de udança de linha e está pronto a escrever.

Leitura:
Em geral, os principais dedos para a leitura são os indicadores de ambas as mãos. No entanto, existem pessoas que utilizam outros dedos para leitura por terem o tacto mais apurado nesses dedos.
No entanto o ideal é utilizar o maior número de dedos possível sobre o papel para uma leitura mais rápida e contínua.

Técnica correcta de leitura
Colocar os dedos no início da linha e seguir da esquerda para a direita.

 A mão direita deve seguir até ao fim da linha, enquanto a esquerda deve descer para a linha seguinte e começar a ler antes que a direita termine a linha anterior. Então a mão direita vem ao encontro da esquerda e segue a partir do ponto em que esta parou.
 Isto permitirá uma leitura ininterrupta do texto.

Existem outras técnicas que poderão ou não ser igualmente eficazes, mas não são consideradas correctas, por isso não falaremos delas. No entanto poderão ser livremente utilizadas desde que tenham a mesma eficácia que a apresentada acima.

Algumas técnicas para melhor memorizar o alfabeto em Braille
Na aprendizagem do alfabeto Braille existem algumas técnicas simples que facilitam a sua memorização.
Para começar, é muito importante saber as letras de A até J. Para estas também existem algumas técnicas de memorização mas já chegaremos lá.
Vejamos então com que pontos se faz cada uma das letras de A a J:
A=1

 B=12

 C=14

 D=145

 E=15

 F=124

 G=1245

 H=125

 I=24

 J=245

Podemos verificar que as letras de A a J utilizam apenas os pontos 1, 2, 4 e 5 da célula Braille.
Por sua vez, as letras desde o K até ao T correspondem às mesmas letras que vão desde o A até ao J, acrescentando-se o ponto 3 a cada uma delas. Assim temos:

 K=13

 L=123

 M=134

 N=1345

 O=135

 P=1234

 Q=12345

 R=1235

 S=234

 T=2345

Do U até ao Z, acrescenta-se os pontos 3 e 6 às letras de A a E, sendo o W ignorado por não seguir a regra:

U=136

 V=1236

 (W=2456)

 X=1346

 Y=13456

 Z=1356

 Ç=12346

Vejamos agora algumas dicas para memorizar as letras de A a J:
As letras A e B são geralmente fáceis de memorizar. Concidere-se então as letras C, F e I:
O ponto mais elevado de cada uma destas letras é o 4. Assim, para construir a letra seguinte acrescente-se o ponto 5. Depois, para construir a seguinte, retira-se o ponto 4.

 Exemplo:

 c=14

 D=145

 E=15

 Ou seja:

 c=1+4

 D=1+4+5

 E=1-4+5

 Com O F, G e H, repete-se o mesmo processo:

 f=124

 G=1245

 H=125

E com o I e o J, o processo é exactamente o mesmo:

 I=24

 J=245

Verificamos que apenas temos então que memorizar as letras C, F e I, às quais acrescentamos o ponto 5 e sucessivamente retiramos o ponto 4 (excepto a seguir ao J)
Se quisermos ser ainda mais precisos, podemos fixar apenas a letra C, sendo que, para construir a letra F acrescentamos o ponto 2 e à letra I retiramos o ponto 1.
Assim temos:

 C=14

 F=142

 I=42

Estas são algumas regras que podem facilitar a memorização do alfabeto Braille, e que não precisam ser utilizadas caso o leitor utilize outra técnica que lhe permita a memorização.


Plano da aula

UTILIZAR DE FORMA CORRECTA A MÁQUINA
NT
NA
EA
A
Colocar e tirar a folha de papel.
 
 
 
 
Fazer a mudança de linha; parágrafo.
 
 
 
 
Paginar as folhas.
 
 
 
 
Saber a localização dos pontos Braille e a sua transposição no teclado Braille.
 
 
 
 
Posicionar correctamente os dedos de ambas as mãos no teclado Braille.
 
 
 
 
Movimentar ambas as mãos, da esquerda para a direita
 
 
 
 
Controlar a pressão dos dedos sobre o teclado Braille
 
 
 
 
IDENTIFICAR / RECONHECER A CÉLULA BRAILLE (ORGANIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DOS PONTOS).
NT
NA
EA
A
Discriminar pontos em diferentes posições.
 
 
 
 
Encontrar signos iguais e diferentes.
 
 
 
 
Contornar a lápis pontos.
 
 
 
 
Posicionar os antebraços sobre a mesa com os punhos ligeiramente elevados para proporcionar apoio adequado às mãos. Os dedos devem estar ligeiramente curvados.
 
 
 
 
Tactear símbolos Braille para aprender a avançar da esquerda para a direita e o inverso no princípio da linha seguinte.
 
 
 
 
Utilizar a posição adequada no teclado Braille.
 
 
 
 
Controlar a pressão dos dedos sobre os pontos Braille procurando que seja progressivamente mais suave.
 
 
 
 
Saber que a composição dos pontos 1,2,3,4 e 5 forma o grupo de letras de A a J.
 
 
 
 
Saber que ao acrescentar o ponto 3 ao grupo das letras de A a J é formado o grupo de letras K a T.
 
 
 
 
Conhecer a composição da Grafia Braille da Língua Oficial Portuguesa
NT
NA
EA
A
Escrever:
- vogais
 
 
 
 
- ditongos
 
 
 
 
- consoantes
 
 
 
 
Ler usando o tacto:
- vogais
 
 
 
 
- ditongos
 
 
 
 
- consoantes
 
 
 
 
Associar letras, fonemas e símbolos às respectivas combinações da célula Braille
 
 
 
 
Escrever:
- palavras
 
 
 
 
- frases
 
 
 
 
- palavras
 
 
 
 
- frases
 
 
 
 
- frases com sinais de pontuação
 
 
 
 
- pequenos textos com sinais de pontuação
 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Eusébio, queremos-te para sempre!

 
Eusébio da Silva Ferreira (1942 - 2014) - O «pantera negra» VIVERÁ PARA SEMPRE!
 
Com as cores do Benfica, entre maio de 1961 e abril de 1975, Eusébio marcou 596 golos em 557 jogos, com a média de 1,07 golos por desafio, divididos pelas várias competições nacionais (Campeonato, Taça de Portugal, Taça de Honra, Taça Ribeiro dos Reis e Campeonato de Reservas) e internacionais (Taça dos Campeões Europeus, outras competições europeias e torneios internacionais).
 
Por Portugal, entre outubro de 1961 e outubro 1973: marcou 41 golos em 64 jogos, com a média de 0,64 golos por desafio, divididos pelas várias competições (apuramento e fase final de Mundiais e Europeus e encontros de preparação).


Prémios individuais:
1962 - "Bola de Prata" da revista France Football para segundo melhor futebolista na Europa.
1963/64 - Melhor marcador do Campeonato Nacional, com 28 golos.
1964/65 - Melhor marcador do Campeonato Nacional, com 28 golos.
1965 - "Bola de Ouro" da revista France Football para melhor futebolista na Europa.
1965/66 - Melhor marcador do Campeonato Nacional, com 25 golos.
1966 - Melhor marcador da fase final do Mundial Inglaterra66, com nove golos; Melhor Jogador do Mundial Inglaterra66; "Bola de Prata" da revista France Football para segundo melhor futebolista na Europa.
1966/67 - Melhor marcador do Campeonato Nacional, com 31 golos (ex-aequo com Figueiredo, do Sporting).
1967/68 - "Bota de Ouro" para melhor marcador europeu, com 42 golos; Melhor marcador do Campeonato Nacional.
1969/70 - Melhor marcador do Campeonato Nacional, com 21 golos.
1972/73 - "Bota de Ouro" para melhor marcador europeu, com 40 golos; Melhor marcador do Campeonato Nacional.

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sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Critérios de elegibilidade de Intervenção Precoce na Infância

Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) - Critérios de elegibilidade

De acordo com o Decreto-lei 281/09 de 6 de Outubro, são elegíveis para apoio no âmbito do SNIPI, as crianças entre os 0 e os 6 anos e respetivas famílias, que apresentem condições incluídas nos seguintes grupos:


1 - «Alterações nas funções ou estruturas do corpo» que limitam o normal desenvolvimento e a participação nas atividades típicas, tendo em conta os referenciais de desenvolvimento próprios, para a respetiva idade e contexto social;

2 - «Risco grave de atraso de desenvolvimento» pela existência de condições biológicas, psicoafectivas ou ambientais, que implicam uma alta probabilidade de atraso relevante no desenvolvimento da criança.

São elegíveis para acesso ao SNIPI, todas as crianças do 1º grupo e as crianças do 2º, que acumulem 4 ou mais fatores de risco biológico e/ou ambiental. Tal como foi empiricamente demonstrado, este número constitui o ponto de charneira para um aumento substancial do efeito do risco (efeito cumulativo do risco).

1 - Crianças com alterações nas funções ou estruturas do corpo (ICF - CY, 2007)

1.1 Atraso de Desenvolvimento sem etiologia conhecida, abrangendo uma ou mais áreas (motora, física, cognitiva, da linguagem e comunicação, emocional, social e adaptativa), validado por avaliação fundamentada, feita por profissional competente para o efeito.
1.2 Condições Específicas – Baseiam-se num diagnóstico relacionado com situações que se associam a atraso do desenvolvimento, entre outras

  1. Anomalia cromossómica (p. ex. Trissomia 21, Trissomia 18, Sindroma de X-Fragil)
  2. Perturbação neurológica (p. ex. paralisia cerebral, neurofibromatose)
  3. Malformações congénitas (p. ex. sindromas polimalformativos)
  4. Doença metabólica (p. ex. mucopolisacaridoses, glicogenoses)
  5. Défice sensorial (p. ex. baixa visão/cegueira, surdez)
  6. Perturbações relacionadas com exposição pré-natal a agentes teratogénicos ou a narcóticos, cocaína e outras drogas (p. ex. sindroma fetal alcoólico)
  7. Perturbações relacionadas com infecções severas congénitas (p. ex. HIV, grupo TORCH, meningite)
  8. Doença crónica grave (p. ex. tumores do SNC, D. renal, D. hematológica)
  9. Desenvolvimento atípico com alterações na relação e comunicação (p. ex. perturbações do espectro do autismo)
  10. Perturbações graves da vinculação e outras perturbações emocionais. 

 2- Crianças com Risco Grave de Atraso de Desenvolvimento

2.1 – Crianças expostas a fatores de risco biológico: Inclui crianças que estão em risco de vir a manifestar limitações na atividade e participação (ICF – CY, 2007) por condições biológicas que interfiram claramente com a prestação de cuidados básicos, com a saúde e o desenvolvimento.

 

Baseiam-se num diagnóstico relacionado com, entre outros:
História familiar de anomalias genéticas, associadas a perturbações do desenvolvimento;
Exposição intrauterina a tóxicos (álcool, drogas de abuso);
Complicações pré-natais severas (Hipertensão, toxemia, infeções, hemorragias, etc.);
Prematuridade <33 semanas de gestação;
Muito baixo peso à nascença ( < 1,5Kg);
Atraso de Crescimento intrauterino (ACIU): Peso de nascimento <percentil 10 para o tempo de gestação;
Asfixia perinatal grave (Apgar ao 5º minuto <4 ou pH do sangue do cordão <7,2 ou manifestações neurológicas ou orgânicas sistémicas neonatais).
Complicações neonatais graves (sépsis, meningite, alterações metabólicas ou hidroelectrolíticas, convulsões)
Hemorragia intraventricular;
infeções congénitas (Grupo TORCH);
Criança HIV positiva
infeções graves do sistema nervoso central (Meningite bacteriana, meningoencefalite)
Traumatismos cranianos graves
Otite média crónica com risco de défice auditivo
 

2.2 - Crianças expostas a fatores de risco ambiental
Consideram-se condições de risco ambiental a existência de fatores parentais ou contextuais, que atuam como obstáculo à atividade e à participação da criança (ICF–CY, 2007), limitando as suas oportunidades de desenvolvimento e impossibilitando ou dificultando o seu bem-estar.

2.2.1 - São entendidos como fatores de risco parentais, entre outros:
Mães adolescentes < 18 anos
Abuso de álcool ou outras substâncias aditivas
Maus-tratos ativos (maus-tratos físicos, emocionais e abuso sexual) e passivos (negligência nos cuidados básicos a prestar à criança (saúde, alimentação, higiene e educação)
Doença do foro psiquiátrico
Doença física incapacitante ou limitativa

2.2.2 - Consideram-se fatores contextuais, entre outros:
Desorganização Familiar (conflitualidade familiar frequente; negligência da habitação a nível da organização do espaço e da higiene);
Preocupações acentuadas, expressas por um dos pais, pessoa que presta cuidados à criança ou profissional de saúde, relativamente ao desenvolvimento da criança, ao estilo parental ou interação mãe/pai-criança.

Isolamento (ao nível geográfico e dificuldade no acesso a recursos formais e informais; discriminação sociocultural e étnica, racial ou sexual; discriminação religiosa; conflitualidade na relação com a criança) e/ou Pobreza (recurso a bancos alimentares e/ou centros de apoio social; desempregados; famílias beneficiárias de RSI ou de apoios da ação social).
 

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Um Próspero Ano Novo a todos os seguidores e visitantes do blogue crianças e alunos com NEE

paz, pazchapéu do partido
Parte bola

Informações relativas aos exames nacionais e às provas finais - ano letivo de 2013/2014

O IAVE já disponibilizou informações relativas aos exames nacionais e às provas finais - Informações-Exame e Informações-Prova Final - ano letivo 2013/2014.
 
Chamo a atenção da informação-exame final nacional de português do 12.º ano de escolaridade para os alunos com deficiência auditiva de grau severo ou profundo: Português (Deficiência auditiva severa ou profunda) - 239 [pdf]
Consulte as restantes informações:
 
Ensino básico
1.º Ciclo 
Matemática - 42 [pdf]
Português - 41 [pdf]

2.º Ciclo
Matemática - 62 [pdf]
Português - 61 [pdf]

3.º Ciclo
 
Matemática - 92 [pdf] | A disponibilizar brevemente
Português - 91 [pdf] | A disponibilizar brevemente
 

Ensino Básico e Ensino Secundário

Português Língua Não Materna
63/93/739 (Nível A2) [pdf]
64/94/839 (nível B1) [pdf]


Ensino secundário 
Línguas Estrangeiras
Alemão - 501 | Espanhol - 547 | Francês - 517 | Inglês - 550 | [pdf
Biologia e Geologia - 702 [pdf]
Desenho A - 706 [pdf]
Economia A - 712 [pdf]
Filosofia - 714 [pdf]
Física e Química A - 715 [pdf]
Geografia A - 719 [pdf]
Geometria Descritiva A - 708 [pdf]
História A - 623 [pdf]
História B - 723 [pdf]
História da Cultura e das Artes - 724 [pdf]
Latim A - 732 [pdf
Literatura Portuguesa - 734 [pdf]
Matemática A - 635 [pdf]
Matemática Aplicada às Ciências Sociais - 835 [pdf]
Matemática B - 735 [pdf]
Português (Deficiência auditiva severa ou profunda) - 239 [pdf]
Português - 639 [pdf

domingo, 29 de dezembro de 2013

Guía de buenas prácticas: Mujeres con discapacidad y sexualidad

A pesar de las dificultades con las que se encuentran las mujeres con discapacidad, no se tratan en profundidad estas tres variables: género, discapacidad y sexualidad. Es necesario apostar por el debate, poner sobre la mesa problemas y soluciones, plantear en común las preocupaciones reales de este colectivo.

La realización de esta guía de recomendaciones parte de la Jornada Mujeres con Discapacidad y sexualidad, realizadas previamente y que han supuesto un punto de arranque, un pequeño inicio hacia la ruptura de los bloqueos que impiden la plenitud sexual en mujeres con discapacidad.
 
  
 

 
Quizás también le interese:    
 

sábado, 28 de dezembro de 2013

Divulgação de ofertas de emprego na área da Educação / Formação

 

Neste local podemos encontrar as várias ofertas de emprego agrupadas por categorias e zonas geográficas.
Um sítio a não perder!
 

 
           
Últimas ofertas:
 
PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO PRIMÁRIO (M/F)
Data: 28-12-2013 Visualizações: 28
Localização: Fafe
INSTRUTOR - FITNESS (M/F)
Data: 28-12-2013 Visualizações: 245
Localização: Lisboa
EDUCADOR DE INFÂNCIA (M/F)
Data: 27-12-2013 Visualizações: 284
Localização: Vila Nova de Gaia
PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR (M/F)
Data: 27-12-2013 Visualizações: 138
Localização: Aveiro
PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR (M/F)
Data: 26-12-2013 Visualizações: 273
Localização: Guarda

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Saiba qual o corte nos salários dos funcionários públicos em 2014!

Os cortes nos salários dos funcionários públicos começam nos 675 euros, com uma redução de 2,5%, sendo que a taxa chega aos 12% para salários acima de 2.000 euros. Simule aqui qual o corte no seu caso, agora com uma calculadora em HTML, que não necessita de Excel.
 

Terá apenas que indicar qual o valor do salário bruto. Fica a saber qual é o corte em percentagem, em valor e o novo salário. Note que a calculadora apenas simula os cortes acima de 694 euros. Os funcionários públicos que auferem entre 676 e 693 euros, vão ver o seu salário descer para 675 euros.


  Introduza o seu salário bruto

Quanto vai receber a menos 
Percentagem do corte no salário
O seu novo salário

 

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

                                            




O Blogue crianças e alunos com NEE deseja a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Prémios Má Despesa Pública no ano de 2013


Personalidade do Ano: Cavaco Silva
A Presidência da República garantiu que ia passar a publicar os contratos e os ajustes directos, à semelhança de qualquer outra entidade pública. Mais um ano passou sem que Cavaco Silva desse esse passo em nome da transparência. Também foi um ano em que Belém conseguiu aumentar a despesa em gestão administrativa. 
 
Autarquia do Ano: Portimão
Portimão parece a nova Madeira. A Portimão Urbis, empresa municipal, gastou 2,46 milhões a modernizar o estádio de futebol do Portimonense. Todos os contratos, adjudicados entre Agosto de 2010 e Outubro de 2011, foram celebrados sem qualquer concurso público. Depois, há o caso de polícia de uma loucura chamada Cidade do Cinema, detalhadamente descrita no livro“Má Despesa Pública nas Autarquias”. Isto na câmara com maior endividamento per capita do país.
 
Entidade Pública do Ano: Inspecção-Geral das Finanças
Os cidadãos deixaram de ter acesso aos relatórios inspectivos da defunta Inspecção-geral da Administração Local (IGAL), fundida na Inspecção-Geral de Finanças (IFG). O Má Despesa (na pessoa dos seus autores) requereu o acesso à consulta dos referidos relatórios, por e-mail dirigido ao responsável máximo da IGF, o inspector-geral José Maria Leite Martins. Não chegou qualquer resposta. Os autores foram à própria IGF tentar aceder aos relatórios. Não passaram da secretaria mas deixaram outro requerimento. Tinha carácter “urgente”. Até aos dias de hoje, nada...
 
Prenda do Ano: Medalhas para os trabalhadores do saneamento de Loures
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da Câmara de Loures gastaram em Julho 18 mil euros (11.861 euros e 7.243 euros) em medalhas e emblemas para a “festa do trabalhador”. Esta festa homenageou os trabalhadores municipais com 15, 20, 25, 30 e 35 anos de serviço e os que se aposentaram desde Julho de 2011. Além de medalhas, houve ainda almoço e música. Era ano de eleições autárquicas...
 
Frase do Ano: “Duvido que outro país tenha mais transparência e escrutínio do que em Portugal”, Aníbal Cavaco Silva
 
Boy do Ano: Gonçalo Castel-Branco
A Presidência do Conselho de Ministros fez um contrato de 60 mil euros, válido por dois anos, em nome de Gonçalo Castel-Branco Unipessoal. Segundo o contrato, o profissional em causa apenas precisa de trabalhar 480 horas por ano, ou seja, 40 horas por mês. Cada hora de trabalho para tratar da “estratégia digital” do governo rende 62,50 euros.  
 
Mistério do ano: A publicitária de 19 anos
A Câmara de Gaia pagou 16.800 euros por um trabalho de 90 dias que consiste em criar uma campanha institucional. Mais de 5500 euros por mês, portanto. A adjudicatária conseguiu este contrato apesar de ter apenas 19 anos.
 
Zombie do Ano: Parque Expo
O governo anunciou em 2011 que em Junho deste ano a Parque Expo, que tem dívidas de 250 milhões de euros, estaria extinta. O tempo passou e nada aconteceu. Entretanto, a Parque Expo até arranjou maneira de gastar mais de 100 mil euros em seguros de vida, porque nunca se sabe quanto mais tempo estará no reino dos vivos. 
 
Portugal no Seu Melhor: O futebol para mulheres
A história é antiga mas só este ano veio à luz do dia. A Associação Portuguesa Mulheres e Desporto organizou entre Abril de 2010 e Julho de 2012 várias iniciativas para incentivar as mulheres a jogar futebol e futsal. Custou uns módicos 500 mil euros.

Viagem do Ano: Autocarros Famalicão-Fátima
A Câmara Muncipal de Famalicão abriu um concurso no valor de 130 mil euros, para levar habitantes de 49 freguesias do concelho a Fátima - ida e volta no mesmo dia. Isto antes das autárquicas, como se adivinha.

Jantar do Ano: O Natal da NAV
O jantar de Natal da empresa pública NAV Portugal de 2012 custou a módica quantia de 22.074 euros. A festa decorreu num hotel de cinco estrelas em Lisboa. Ninguém se preocupou com o assunto.
 
Obra do Ano: Aeródromo Municipal de Ponte de Sor
Depois de oito milhões, a autarquia de Ponte de Sor abriu concurso para mais quatro milhões na segunda fase do Aeródromo Municipal, que até um campus universitário vai ter. 
 
Bom exemplo do ano: Aldeia de Cabeça (Seia)
A aldeia de Cabeça, em Seia, tornou-se em 2011 na primeira do país a ter iluminação pública LED, que permite uma poupança de energia na ordem dos 70%. Já este ano a aldeia recebeu cinco mil euros do Orçamento Participativo de Seia para dar corpo ao “Natal mais ecológico do País”, criando cenários inspirados no imaginário do Natal, na natureza, biodiversidade e respeito pelo ambiente. O resultado é tão surpreendente que todos os municípios o deviam analisar com atenção antes de desbaratarem dinheiro em iluminações e decorações de Natal sem qualquer encanto.