Espaço de partilha e permuta de materiais, informações e experiências no âmbito da Educação Inclusiva.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
Contributos e pareceres de alguns sindicatos para alterar o DL n.º 3/2008, de 7 de janeiro
Diretamente da minha caixa de correio, apresento alguns pareceres, recomendações ou propostas de alteração ao Decreto Lei 3/2008, de 7 de janeiro, alterado pela Lei 21/2008, de 12 de maio, apresentadas pelos seguintes sindicatos:
quarta-feira, 23 de novembro de 2016
INCLUSÃO E EDUCAÇÃO, CONTRIBUTO DA CONTRAMÃO - ASSOCIAÇÃO
A CONTRAMÃO - ASSOCIAÇÃO divulgou um documento que pode ser mais um contributo para o debate e a reflexão relativamente ao processo de ajustamento legislativo e de orientação política que está a ser trabalhado no âmbito da educação especial.
terça-feira, 22 de novembro de 2016
Docentes de Educação Especial podem ser afastados dos alunos…
No seguimento da publicação do relatório de progresso do "Grupo de Trabalho para o desenvolvimento da Escola Inclusiva Despacho n.º 7617, 8 de Junho", o JN noticia dizendo que os docentes de educação especial vão ser afastados dos alunos, passando a exercer funções de conselheiros.
quinta-feira, 17 de novembro de 2016
Repositório Digital - História da Educação
A Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) dispõe de um acervo documental de grande interesse para a História da Educação, que pretende divulgar e tornar acessível aos estudiosos e público em geral. No Repositório Digital terá acesso a conteúdos relevantes, nomeadamente:
•Legislação sobre educação e ciência
•Edições do Ministério – acervo de material editado pelo Ministério e respetivos serviços ao longo do tempo
•Edições externas
Repositório Digital - História da Educação
domingo, 6 de novembro de 2016
V Congresso Ibérico de Educação Especial - 10 a 12 de novembro
O V Congresso Ibérico de Educação Especial: A formação profissional não-formal para pessoas com necessidades educativas especiais importa que coloque o estudo das ideias ou das realidades e se faça tendo em conta a diversidade das problemáticas da UNESCO, da OCDE e do CONSELHO da EUROPA que apontam:
– Relação da Educação Especial com o emprego;
– Sistemas de Formação Profissional tendo em conta a população com
necessidades educativas especiais;
– Situação dos currículos escolares de portadores de necessidades educativas
especiais com enfoque na formação profissional não formal e nos seus impactes na
produção.
Lá estarei ... no dia 11 para mais uma conferência! Mais informações
Programas & Temas
Contactos & Comités
Inscrições & Submissões
Data: 10 a 12 de Novembro de 2016
Local: Auditório da Universidade Fernando Pessoa, Porto
Web: http://www.scmp.pt/pt-pt/congressos-conteudos/introducao
Fonte: Universidade Fernando Pessoa
– Relação da Educação Especial com o emprego;
– Sistemas de Formação Profissional tendo em conta a população com
necessidades educativas especiais;
– Situação dos currículos escolares de portadores de necessidades educativas
especiais com enfoque na formação profissional não formal e nos seus impactes na
produção.
Lá estarei ... no dia 11 para mais uma conferência! Mais informações
Data: 10 a 12 de Novembro de 2016
Local: Auditório da Universidade Fernando Pessoa, Porto
Web: http://www.scmp.pt/pt-pt/congressos-conteudos/introducao
Fonte: Universidade Fernando Pessoa
domingo, 30 de outubro de 2016
Sugestões: atividades escolares a desenvolver com alunos CEI
vigor.
segunda-feira, 24 de outubro de 2016
Educação especial vai ter novas regras
Vão ser criados planos específicos para estes alunos, que deverão também passar mais tempo nas salas de aula com os restantes colegas.
Segundo o secretário de Estado da Educação, em declarações ao Diário de Notícias, a ideia é que estas crianças estejam não só integradas, mas incluídas nas salas de aula.
Há um grupo de trabalho a preparar estas alterações, que deverão chegar ao Ministério da Educação em novembro.
Há cerca de 70 mil alunos com necessidades educativas especiais nas escolas públicas portuguesas.
Fonte: RTP
quinta-feira, 20 de outubro de 2016
Horários de trabalho dos professores em esquema...
Subscrevo a informação e esquemas dos horários de trabalho dos professores divulgada pelo blogue PROFSLUSOS, que passo a citar:
«Alguém no Sindicato dos Professores do Norte anda a fazer bem o seu trabalho, sintetizando de uma forma absolutamente clara aquilo que parece confundir muitos diretores e ser alvo de desconhecimento de outros tantos professores.
«Alguém no Sindicato dos Professores do Norte anda a fazer bem o seu trabalho, sintetizando de uma forma absolutamente clara aquilo que parece confundir muitos diretores e ser alvo de desconhecimento de outros tantos professores.
Ficam então os esquemas do SPN, que de tão simples que são se tornam brilhantes. Os meus parabéns ao seu autor...»
Horários de trabalho no Pré-escolar e no 1ºciclo
Horários de trabalho no 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário (tempos letivos de 45 minutos)
Horários de trabalho no 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário (tempos letivos de 50 minutos)
Divulgação do Projeto: avaliar e intervir precocemente através da Linguagem Oral
Através da candidatura à Fundação Calouste Gulbenkian, é possível levar a cabo, no próximo ano letivo 2016/2017, o projeto sobre a avaliação da linguagem oral nas crianças que frequentam a educação pré-escolar, no concelho de Monção.
A Fundação Calouste Gulbenkian aprovou recentemente o financiamento, no valor global de 4.817,40 €, sob o tema "Linguagem Oral - Avaliar e Intervir Precocemente", na sequência de uma parceria ente o Município de Monção (entidade promotora), o Agrupamento de Escolas de Monção e a Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo (entidades parceiras do projeto).
Este projeto tem como objetivos gerais a avaliação de todas as crianças de Monção, com 4 anos, nos diversos domínios da linguagem, a deteção de atrasos graves de desenvolvimento e a planificação de intervenções educativas e especializadas.
Nesse sentido, estão previstas ações de formação para professores, educadores e outros profissionais ligados à educação, bem como a aquisição de equipamentos para melhoria da qualidade do atendimento e da aprendizagem das crianças com maiores dificuldades.
Em linhas gerais, pretende-se detetar e intervir precocemente para promover a reabilitação e integração escolar e social das crianças, para que na abordagem às competências essenciais da leitura e da escrita, na entrada do 1.º ciclo do ensino básico, possuam os pré-requisitos fundamentais desta aprendizagem, evitando-se a consolidação de dificuldades e o insucesso escolar.
É de salientar que no ano letivo de 2015/2016 este modelo de avaliação já tinha sido implementado para todas as crianças com 5 anos, no Agrupamento de Escolas de Monção, por iniciativa do Departamento da Educação Especial e com a colaboração do Departamento da Educação Pré-Escolar.
A aprendizagem da leitura e da escrita é um processo complexo, com início antes da escolaridade formal, no qual intervêm a dimensão social e cultural da língua, uma componente linguística e a relação pedagógica.
Diversos estudos sobre a literacia emergente têm demonstrado uma forte correlação entre práticas de literacia, o desenvolvimento de um conjunto de competências de literacia emergente evidenciadas nos anos pré-escolares e o posterior sucesso na aprendizagem formal da leitura e escrita.
A avaliação das competências da linguagem oral permitirá detetar precocemente crianças com graves riscos de atraso de desenvolvimento e suscitar novas avaliações pluridisciplinares e formas de intervenção especializadas, nas situações mais extremas.
Fonte: http://www.aemoncao.com/news/avaliar-e-intervir-precocemente-atrav%C3%A9s-da-linguagem-oral
A Fundação Calouste Gulbenkian aprovou recentemente o financiamento, no valor global de 4.817,40 €, sob o tema "Linguagem Oral - Avaliar e Intervir Precocemente", na sequência de uma parceria ente o Município de Monção (entidade promotora), o Agrupamento de Escolas de Monção e a Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo (entidades parceiras do projeto).
Este projeto tem como objetivos gerais a avaliação de todas as crianças de Monção, com 4 anos, nos diversos domínios da linguagem, a deteção de atrasos graves de desenvolvimento e a planificação de intervenções educativas e especializadas.
Nesse sentido, estão previstas ações de formação para professores, educadores e outros profissionais ligados à educação, bem como a aquisição de equipamentos para melhoria da qualidade do atendimento e da aprendizagem das crianças com maiores dificuldades.
Em linhas gerais, pretende-se detetar e intervir precocemente para promover a reabilitação e integração escolar e social das crianças, para que na abordagem às competências essenciais da leitura e da escrita, na entrada do 1.º ciclo do ensino básico, possuam os pré-requisitos fundamentais desta aprendizagem, evitando-se a consolidação de dificuldades e o insucesso escolar.
É de salientar que no ano letivo de 2015/2016 este modelo de avaliação já tinha sido implementado para todas as crianças com 5 anos, no Agrupamento de Escolas de Monção, por iniciativa do Departamento da Educação Especial e com a colaboração do Departamento da Educação Pré-Escolar.
A aprendizagem da leitura e da escrita é um processo complexo, com início antes da escolaridade formal, no qual intervêm a dimensão social e cultural da língua, uma componente linguística e a relação pedagógica.
Diversos estudos sobre a literacia emergente têm demonstrado uma forte correlação entre práticas de literacia, o desenvolvimento de um conjunto de competências de literacia emergente evidenciadas nos anos pré-escolares e o posterior sucesso na aprendizagem formal da leitura e escrita.
A avaliação das competências da linguagem oral permitirá detetar precocemente crianças com graves riscos de atraso de desenvolvimento e suscitar novas avaliações pluridisciplinares e formas de intervenção especializadas, nas situações mais extremas.
Fonte: http://www.aemoncao.com/news/avaliar-e-intervir-precocemente-atrav%C3%A9s-da-linguagem-oral
Orçamento do Estado para 2017
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