domingo, 27 de setembro de 2020

Ensino superior: conheça o ranking com as 10 médias mais altas e as 10 mais baixas

As duas melhores médias de entrada registaram-se no Instituto Superior Técnico (IST): Engenharia Aeroespacial teve o último colocado com uma média de 191,3 valores; o curso de Engenharia Física Tecnológica, da mesma faculdade, teve o último aluno colado exatamente com um valor igual. 

Em terceiro lugar, ficou o curso de Medicinano Instituto Abel Salazar, no Porto, onde o último aluno entrou com 189,88.

O quarto lugar é, novamente, do IST:o curso de Matemática Aplicada viu o seu último aluno a entrar com média de 188,3.



As mais altas:

1.º Engenharia Aeroespacial, IST,  191,3

2.º Engenharia Física Tecnológica, IST, 191,3

3.º Medicina, Instituto Abel Salazar, 189,88
4.º Matemática Aplicada, IST, 188,3
5.º Medicina, Universidade do Porto, 188.5
6.º Medicina, Universidade do Minho, 187.8
7.º Matemática Aplicada à Economia e à Gestão,  Instituto Superior de Economia e Gestão, 187.5
8.º Medicina, Faculdade de Medicina Medicina da Universidade de Coimbra - F, 185.8
9.º Engenharia Biomédica, IST, 185.8
10.º Engenharia Mecânica, Faculdade Economia da Universidade do Porto, 185.0

As mais baixas:

1.º Tecnologias e Design e Multimédia, Instituto Politécnico de Viseu, 95.0
2.º Gestão de Empresas, Instituto Politécnico de Beja, 95.0
3.º Serviço Social,  Instituto Politécnico de Beja, 95.0
4.º Educação Social, Instituto Politécnico de Bragança, 95.0
5.º Multimédia, Instituto Politécnico de Bragança, 95.0
6.º Secretariado, Instituto Politécnico de Castelo Branco, 95.0
7.º Restauração e Catering, Instituto Politécnico da Guarda, 95
8.º Design de Ambientes, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 95.0
9.º Animação Turística, Instituto Politécnico de Leiria, 100.0
10.º Geologia, Universidade de Coimbra, 100.5

Ler mais em: https://magg.sapo.pt/atualidade/atualidade-nacional/artigos/ensino-superior-os-10-cursos-superiores-com-media-mais-alta-e-os-10-com-media-mais-baixa 

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2020

 


:ENTROU NO ENSINO SUPERIOR? CONSULTE AQUI

Havia 62.561 candidatos. E 82% foram já colocados na 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público. Ou seja, 50.964 estudantes têm lugar garantido numa universidade ou politécnico. Consulte aqui a nota do último colocado em cada curso. Se era candidato e tem uma classificação de acesso igual ou superior, entrou. Das mais de 56 mil vagas que estavam em jogo sobram, para a 2.ª fase, pelo menos seis mil. Nestas listas pode saber em que formações ainda há lugares disponíveis. O prazo para as candidaturas arranca nesta segunda-feira, 28 de Setembro.


Fonte: https://www.publico.pt/sociedade/interactivo/resultados-concurso-nacional-acesso-ensino-superior-2020

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Formação “O Docente de educação especial na promoção da Educação Inclusiva”

 Dando continuidade às atividades desenvolvidas pela Direção-Geral da Educação, no âmbito da formação, vai mais uma vez esta Direção-Geral, com o apoio do POCH, promover um curso de formação para docentes de educação especial.



Este curso de formação, acreditado pelo CCPFC, tem a duração de 25H e o regime de frequência será a distância síncrono.

Este curso de formação terá início durante o mês de outubro de 2020, pelo que se sugere o registo prévio no Portal da Formação da DGE, caso ainda não se encontre registado/a, em: http://formacao.dge.min-educ.pt

Brevemente serão disponibilizados os links para as inscrições.

A seleção dos/as candidatos/as será feita de acordo com a ordem de inscrição e terá em consideração a localidade do agrupamento/escola onde exerce funções.

Oportunamente serão dadas mais informações relativas ao processo de inscrição de candidatos à frequência da formação.

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Publicações da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e Educação Inclusiva

A Agência Europeia para as Necessidades Especiais e Educação Inclusiva divulga as seguintes publicações:
Agency eBulletin and RSS news feed: https://www.european-agency.org/news/subscription

MOOC Eucação Inclusiva 2020

 A Direção-Geral da Educação vai lançar a 2.ª edição do MOOC Educação Inclusiva no próximo dia 28 de setembro de 2020, através da plataforma NAU.

Trata-se de uma versão revista e com caráter mais prático do MOOC realizado no início de 2019 e que pretende apoiar os professores na operacionalização do regime jurídico da Educação Inclusiva.

O MOOC Educação Inclusiva está estruturado em três módulos nucleares, cujos conteúdos incidem sobre opções metodológicas (abordagem multinível e desenho universal para a aprendizagem), recursos organizacionais específicos, avaliação e adaptações, entre outros.

O curso terá a duração de cerca de um mês, correspondendo 25 horas de trabalho.

Ao longo do curso, os participantes terão oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre o atual quadro da Educação Inclusiva, refletir sobre as suas práticas pedagógicas, bem como partilhar ideias e atividades.

A conceção do curso foi orientada para os professores em geral, encontrando-se aberto à comunidade educativa.

Esta formação não está acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, mas a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.

Veja a vídeo de apresentação do MOOC Educação Inclusiva.

Inscrições: faça a sua inscrição neste endereço. Serão aceites inscrições até final do primeiro módulo de introdução ao curso (4 de outubro).

Contacto para dúvidas sobre a organização do curso - MOOC-EI@dge.mec.pt

Contacto para dúvidas sobre o acesso à Plataforma NAU – ajuda@nau.edu.pt

Fonte: DGE

domingo, 5 de abril de 2020

Resultados do Inquérito às NEE no Ensino Superior – 2019/2020

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Principais resultados do Inquérito às NEE no Ensino Superior – 2018/2019

A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta os principais resultados do Inquérito às Necessidades Especiais de Educação no Ensino Superior.


O principal objetivo deste questionário é delinear um retrato das condições dos Estabelecimentos de Ensino Superior no apoio e acompanhamento à população escolar com necessidades especiais de educação que frequenta o ensino superior público e privado nos vários ciclos de estudos.


Ver Inquérito às Necessidades Especiais de Educação nos Estabelecimentos de Ensino Superior - 2019/2020


Ver Principais resultados /pdf

sábado, 21 de março de 2020

Exemplos de ferramentas de videoconferência, sessões online e aulas virtuais - Disponível para consulta no site da DGE

CLASSROOM da GOOGLE

CLASSROOM DA GOOGLE
Com praticamente todas as funcionalidades que nos permitam enviar e receber…


Google Hangouts

GOOGLE HANGOUTS
Google Hangouts é uma plataforma de comunicação, desenvolvida pela Google, que…


GSuite for Education

GSUITE FOR EDUCATION
GSuite for Education está disponível gratuitamente para organizações de ensino…


Cisco Webex

CISCO WEBEX
A suite Cisco Webex é uma plataforma de colaboração baseada na Cloud composta…


Microsoft Teams

MICROSOFT TEAMS
O Microsoft Teams permite criar uma sala de aula online que conecta Professores…


ANSOL

COVID-19: SOFTWARE EDUCATIVO LIVRE
Listagem de Software Educativo Livre que pode ser útil à comunidade estudantil.


Google Duo

GOOGLE DUO
Google Duo é um aplicativo móvel de vídeo-chamadas desenvolvido pelo Google,…


Zoom

ZOOM
O Zoom é um software multiplataforma que permite realizar videoconferências.…