terça-feira, 15 de novembro de 2022

Transferência de competências educação inclusiva - Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares / Despacho n.º 12974/2022

EDUCAÇÃO - Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares


Sumário: Delegação de competências na subdiretora-geral dos Estabelecimentos Escolares.





Destacam-se as seguintes competências:


1 — No âmbito da gestão dos alunos:

f) Autorizar a antecipação ou o adiamento da matrícula no 1.º ciclo do ensino básico, em situações excecionais devidamente fundamentadas, nos termos legais e regulamentares;

h) Decidir sobre os recursos relativos a medidas de suporte à aprendizagem, no âmbito do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, na sua redação atual;

i) Autorizar, em situações excecionais e devidamente fundamentadas, o acesso de alunos, dentro da escolaridade obrigatória, a estabelecimento de educação especial das redes privada e solidária, nos termos dos normativos em vigor;

j) Decidir e autorizar os pedidos relativos a alunos totalmente dependentes que frequentam estabelecimentos de ensino especial, nos termos dos normativos em vigor;

5 — No âmbito da educação inclusiva:

a) Acompanhar, monitorizar e avaliar a aplicação do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho e do Decreto -Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, nos termos definidos no Despacho n.º 9726/2018, de 17 de outubro;

b) Designar os subcomissários na Comissão de Coordenação Nacional do SNIPI (Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância);

c) Designar os representantes da Educação nos Núcleos de Supervisão Técnica;

d) Designar os elementos para as equipas multidisciplinares previstas no Decreto Regulamentar n.º 3/2016, de 23 de agosto;

e) Aprovar as minutas e outorgar os contratos de cooperação celebrados com as instituições de ensino especial ao abrigo das Portarias números 1102/1997 e 1103/1997, ambas de 3 de novembro, previamente autorizados.


terça-feira, 8 de novembro de 2022

Educação inclusiva: O grande desafio e um decreto irreal

"De vez em quando, ficamos com a ideia de que quem legisla sobre educação nunca esteve numa sala de aula a ensinar…"

Lusa

«A expressão “inclusão” foi utilizada pela primeira vez na Declaração de Salamanca (1994), referindo-se este conceito a crianças com deficiências ou sobredotadas, crianças de rua ou crianças que trabalham, crianças de populações remotas ou nómadas, crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de áreas ou grupos desfavorecidos ou marginais. Antes de 2018, a legislação aplicava-se apenas a alunos com Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente. Com a publicação do Decreto-Lei Nº54/2018, porém, o diploma para a educação inclusiva passou a aplicar-se a TODOS os alunos. 

O verdadeiro objetivo deste decreto é conseguir um currículo inclusivo, isto é, que respeite, atenda e valorize as necessidades específicas de cada aluno. Sendo o currículo e as aprendizagens o centro da atividade de uma escola, este decreto-lei trouxe orientações para que seja reconhecida (i) a diversidade de cada aluno, (ii) encontrando formas de lidar com essas diferenças, (iii) adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada um. Mas vamos por partes. Passados quatro anos (com dois de pandemia incluídos), as dúvidas sobre a operacionalização deste diploma abundam e, pelas experiências vividas e narradas, não param de crescer. Se, por um lado, existe a tradicional reserva por parte dos professores à mudança, a maior parte de nós parece não conseguir compreender exatamente o que nos é pedido que seja de tão diferente daquilo que eram as nossas práticas docentes até aqui». 

Ler mais ...



Fonte: https://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2022-11-07-educacao-inclusiva-o-grande-desafio-e-um-decreto-irreal/

sábado, 29 de outubro de 2022

Concurso “Escola Alerta!” 2022/2023 (19.ª edição)

Está aberto o Concurso "Escola Alerta!" 2022/2023. 



O Instituto Nacional para a Reabilitação convida todos os alunos e todas as alunas a participar neste Concurso com ideias e projetos para mais e melhor inclusão na Escola. 2022 é o Ano Europeu da Juventude, “pondo em evidência a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor — mais ecológico, mais inclusivo e digital. 

Com muitas oportunidades para aprender, partilhar a tua visão, encontrar pessoas e participar em atividades em toda a Europa, o Ano Europeu da Juventude é o momento de avançar com confiança e esperança numa perspetiva pós-pandemia.” É neste contexto que te propomos participar no concurso “Escola Alerta! 2022/2023”, melhorando a tua escola e a comunidade envolvente no sentido de uma plena inclusão de todos e, em particular, das pessoas com deficiência.

Concorre...

Para concorreres entrega o teu projeto e Formulário de Candidatura ao Júri da Escola.

Se o teu trabalho for selecionado, a tua Escola deve enviar o projeto e Ficha de identificação da escola e trabalhos realizados para o INR, I.P.

Os trabalhos podem ser entregues:

  • em mão, entre as 9h00 e as 18h00, até ao dia 28 de fevereiro de 2023 ou
  • via correio registado com carimbo, até à mesma data, para o seguinte endereço:
     

Concurso "Escola Alerta!" 2022/2023
Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.
Av. Conde de Valbom, 63
1069-178 Lisboa


segunda-feira, 17 de outubro de 2022

EXEMPLOS DE RECURSOS / MATERIAIS EDUCATIVOS

 Para partilhar: fichas de trabalho, recursos educativos, atividades escolares, etc.

Locais e domínios / Designação

Observações

COQUINHOS: Jogos Educativos -Online Grátis

 

 Os jogos educativos e pedagógicos de Coquinhos são atividades de alfabetização interativas de diferentes tipos: jogos em português, inglês, jogos de matemática, digitação, jogos de tabuleiro e até mesmo jogos FRIV. Estes joguinhos didáticos podem ser usados em sala de aula e em casa para introduzir, reforçar ou motivar o processo de aprendizagem.

Abrange desde a educação pré-escolar até ao 12.º ano de escolaridade. Inclui ainda atividades para a educação de adultos.

SITE MILRECURSOS -1.º CICLO

 

https://gramalhaes.wixsite.com/milrecursos/home - São milhares de ficheiros alojados na "nuvem", ocupando mais de 14 Gigabits de espaço no servidor da MEO. Pela forma como está organizado, encontrarão facilmente o que procuram. É destinado sobretudo aos professores, e a quem pretender utilizar, modificar, consultar, imprimir... Recomenda-se bom senso na sua utilização, respeitando os direitos de autores.

 

Mais direcionado para as atividades do 1.º ciclo do ensino básico.

SITE – BEM EXPLICADO – Atividades para várias disciplinas, em diferentes anos de escolaridade.

Abrange do 1.º ano ao 12.º ano de escolaridade.

Inclui outros recursos como exames, trabalhos de alunos, etc.

FICHAS PRÁTICAS – DO 1.º AO 12.º ANO

 

Propostas de atividades pedagógicas a realizar pelos professores de português, de modo flexível, em sala de aula.

As fichas estão organizadas de acordo com os seguintes níveis de proficiência:

 

A - Utilizador elementar

B - Utilizador independente

C - utilizador proficiente

TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO - DO 1.º AO 12.º ANO  

 

Bateria de textos selecionados para as áreas seguintes:

Textos com graus de dificuldade diversa, para que a referida adequação possa ser melhor conseguida e possa também ser contemplada uma progressão dos conhecimentos a adquirir, se for essa a opção do professor.

ATIVIDADES EDUCATIVAS DE MATEMÁTICA - DO 1.º AO 12.º ANO Jogos divertidos com exercícios matemáticos para jogar e aprender.

Abrange do 1.º ano ao 12.º ano de escolaridade.

DISCIPLINA DE INGLÊS - DO 1.º AO 12.º ANO

 

British Council LearnEnglishKids   https://learnenglishkids.britishcouncil.org

 

LearningApps    https://learningapps.org/

 

https://www.123listening.com - Exercícios de audição de conversação em inglês com as correspondentes fichas de trabalho, para 8 diferentes níveis de aprendizagem.

 

 

 

Atividades que permitem o desenvolvimento de capacidades e competências de: vocabulário, leitura, escrita, gramática, audição e uso da língua inglesa, em diferentes níveis de ensino.

LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - DO 1.º AO 12.º ANO

 

Sítio https://www.educaplay.com Permite criar atividades educativas online, em diferentes idiomas e diversos tipos de atividades interativas e partilhar atividades multimédia educativas: sopa de letras, palavras cruzadas, completar textos, diálogos, ditados, relacionar...

 

Plataforma https://wordwall.net - Possibilita elaborar atividades interativas e para impressão: as interativas são reproduzidas “em qualquer dispositivo habilitado para a web”.

 

 

Plataforma https://www.liveworksheets.com/ - Permite transformar fichas/documentos impressos tradicionais (doc, pdf, jpg...) em exercícios online interativos com autocorreção.

 

Plataforma www.storyboardthat.com - Plataforma de criação fácil de arrastar e soltar, que oferece uma versão gratuita e uma versão premium de assinatura com extensas habilidades.

 

 

Sítio https://l-www.voki.com/ - Permite a utilização de avatares para transmitir mensagens áudio, por meio da gravação da própria voz ou da leitura de texto digitado.

Tutorial educaplay: https://youtu.be/LfRyLcvyLVI

As atividades imprimíveis podem ser impressas diretamente ou descarregadas como arquivo em pdf.

Os exercícios podem ser realizados online e/ou fazer o download em pdf.

Permite que pessoas de todos os níveis criem visuais incríveis para ensinar, aprender e comunicar.

Avatares para comunicar.

 

 

Fonte: elaboração própria (2022).

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Partilha de ferramentas digitais e/ou recursos educativos

A seguir, partilho um conjunto de ferramentas ou recursos que procuram responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos.


Ferramentas e/ou recursos

Principais características

Exemplo de aplicação no contexto educativo

Ferramentas digitais para a criação de vídeos

Biteable

 

https://biteable.com/

Online, construção de animações, permite várias formas de partilha, mas não permite construção colaborativa

...

Os alunos constroem uma pequena animação sobre a estrutura interna da terra.

Animoto https://animoto.com

Criação de vídeos online

Podemos criar e editar vídeos utilizando imagem, áudio, texto e vídeo. De uma forma rápida e simples poderemos criar vídeos simples de apresentação com alguns efeitos. Fácil para partilhar. Possibilidade de criação de conta educacional com mais opções.

 

Muito bom para vídeos de motivação, iniciação e apresentação de trabalhos, de conteúdos e atividades desenvolvidas.

Wideo Crie Vídeos Online com Wideo - Experimente nossos Templates!

Criação de vídeos online

Criação de vídeos online. Simples e fácil. Ferramenta interessante para vídeos de motivação, iniciação e apresentação de trabalhos, de conteúdos e atividades desenvolvidas.

Powtoon

 

Powtoon: Video Maker | Make Videos and Animations Online

Criação de apresentações dinâmicas e divertidas, vídeos,

...

Os alunos podem fazer apresentações de trabalhos criativas com recurso a esta ferramenta.

Activepresenter

Criação de vídeos e elaboração de projetos/atividades educativas/demonstrativas.

É um software de screencasting e e-Learning para Microsoft Windows e Mac OS X que pode ser usado para criar demonstrações de software, simulações de software e testes,

 

 

exercícios elaborados a partir de apresentações eletrónicas com possibilidade de inserir questões para aferição de aquisição de conhecimentos. https://atomisystems.com/download/

Adobe Spark Video https://spark.adobe.com/ab out/video https://spark.adobe.com

Criação de vídeos em minutos Easily combine video clips, photos, and icons into an engaging video. Add impact with text overlay.

 

ShowMe https://www.showme.com

Criar aulas/tutoriais em vídeo

ShowMe community has educators from more than 65,000 schools who have already created more than 4 million ShowMe lessons

Kizoa

 

https://www.kizoa.com.br/h ome

Kizoa é um programa online que permite a criação e edição de Vídeos e Slides.

Para apresentação de trabalhos.

Magisto https://www.magisto.com/

Permite criar e editar vídeos em minutos.

Para apresentação de temas ou fazer os alunos fazerem um pitch.

Flipgrid https://info.flipgrid.com/

Criar e editar vídeos com as dinâmicas ao gosto dos adolescentes.

Vídeos com adição de avatares, texto, emojis.


Ferramentas digitais para a criação de aulas interativas

Tes Teach

 

https://www.tes.com/lessons

Criação de aulas interativas, apresentações, projetos, …, em 5 minutos. Possui app.

Os alunos podem criar e partilhar materiais. Útil, por exemplo, para trabalho colaborativo sobre qualquer tema.

Classflow https://classflow.com/pt-pt/

Plataforma de aprendizagem. Criação e apresentação de aulas interativas.

Por exemplo, potencia a utilização de quadros interativos ou dispositivos equivalentes para uma aprendizagem mais ativa para qualquer tema.

Edpuzzle Edpuzzle

Criação de aulas/atividades com recurso a vídeos. É possível editar facilmente vídeos retirados de vários locais, como o Youtube, por exemplo.

Os alunos podem visualizar os vídeos editados e disponibilizados pelo professor e responder a questões facilmente.


Lensoo Create https://create.lensoo.com/

Criação de aulas interativas, apresentações, projetos. Possui app.

O Lensoo Create transforma seu tablet iPad ou Android em um quadro

 

 

virtual com gravação de voz e escrita digital suave.

Answergarden https://answergarden.ch/

Esta app permite atividades de “chuva de ideias” (brainstorming) a partir de aplicativos móveis.

Motivação para abordagem de um conteúdo, por exemplo

Genially

 

https://genial.ly/interactive- content-education

Permite a criação de diferentes recursos didáticos

Possibilidades muito variadas que potenciam uma aprendizagem significativa!

Thinglink

Permite a criação de aulas interativas, a partir de uma imagem ou vídeo

Muito bom para planear uma unidade didática.

Ref.: Francisco Alves – Elaboração própria (2022).