segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dicionário Online de Português - Gratuito

O Dicionário Online de Português é um dicionário de Língua Portuguesa contemporânea, composto por definições, significados, exemplos e rimas que caracterizam mais de 400.000 palavras e verbetes.

A consulta deste dicionário é grátis e não precisa de fazer qualquer registo para aceder.
Esta é, sem dúvida, uma hiperligação a adicionar aos favoritos do seu navegador da internet.

AÇÃO DE FORMAÇÃO - ORGANIZAÇÃO DE RESPOSTAS EDUCATIVAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA

ORGANIZAÇÃO DE RESPOSTAS EDUCATIVAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA
Nº DE HORAS: 25; CRÉDITOS: 1
FORMADOR: Francisco José Pires Alves
PÚBLICO: Professores dos grupos 100, 110, 910, 920 e 930

HORÁRIO: 9h30m-12h30m/14h30m-16h30m

LOCAL/DATAS: 12, 19, 26 de Maio; 2 e 9 de Junho - VIANA DO CASTELO
CONTEÚDOS DA AÇÃO:
a) Educação Especial: ........................................................................................ 5h
· Quadro legal
· Objetivos
· Grupo-alvo
· Medidas educativas
· Enquadramento curricular e pedagógico dos alunos com NEE
· Avaliação dos alunos com NEE
· Reflexão desta temática (construção de portefólio)
b) Referenciação e avaliação dos alunos no âmbito da educação especial...........5h
· Processo de referenciação
· Processo de avaliação
· Relatório técnico-pedagógico
· Reflexão crítica: debate sobre estes procedimentos
c) Programa Educativo Individual....................................................................... 5h
· Medidas educativas e apoios na modalidade de ensino – educação especial
· Plano de Intervenção no âmbito da Educação Especial
· Cooperação e parcerias
· Reflexão crítica: construção de materiais e planificações
d) Alunos com Adequações Curriculares Individuais (ACI) versus Currículo Específico Individual (CEI)................... 5h
· Adequações Curriculares Individuais (ACI)
· Currículo Específico Individual (CEI)
· Plano de intervenção educativo (propostas de plano de estudos e intervenção das crianças / alunos com ACI e com CEI)
· Apreciação global e recolha de propostas: elaboração de planos curriculares e pedagógicos para crianças / alunos com ACI e com CEI
e) Programa Individual de Transição (PIT) para a Vida Adulta dos alunos com NEE.....5h
· Plano Individual de Transição (PIT)
· Relevância e necessidades na fase da transição
· Empregabilidade para as pessoas com deficiência
· Reflexão final – apresentação de propostas para o desenvolvimento e implementação do Plano Individual de Transição (PIT) na comunidade educativa.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Colónias de férias para crianças com NEE - Ano 2012

O blogue Partilha entre Mães divulga informação sobre as colónias de férias para crianças e alunos com NEE (dos 2 aos 8 anos de idade).





Esta iniciativa destina-se a crianças com deficiência sensorial, dificuldade intelectual e desenvolvimental e perturbação do esprecto do autismo.

Angola - Instituto Nacional para a Educação Especial

O Instituto Nacional para a Educação Especial é o órgão do Ministério encarregue de formular, aplicar e controlar a implementação da política educativa relativa às crianças jovens portadores de deficiência, no sentido da melhoria do seu desempenho físico e psíquico, com vista a possibilitarlhes a aquisição de conhecimentos, hábitos e habilidades que permitam ou facilitem a sua autónoma integração ou reintegração na vida social.

O Instituto Nacional para a Educação Especial goza de personalidade jurídica própria e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial e, regerseá pelo respectivo estatuto orgânico.

 O Instituto Nacional para Educação Especial é dirigido por um director geral, coadjuvado por directores gerais adjuntos.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Educação Especial - Brasil: quais são as faixas etárias de alunos com deficiência que devem ser incluídas no ensino regular e como elas serão adequadas às séries?



Os professores da educação comum, em articulação com a educação especial, devem estabelecer estratégias pedagógicas e formativas, metodologias que favoreçam a aprendizagem e a participação desses alunos no contexto escolar.


 Deve-se ressaltar a necessidade da efetivação do acesso a educação infantil, de assegurar que todas as crianças possam participar de ambientes comuns, beneficiando-se deste processo.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Atestado Médico de Incapacidade Multiuso - Portugal

 
Com a publicação do Decreto-Lei nº. 291/2009, de 12 de Outubro, que altera e republica o Decreto-Lei nº. 202/96, de 23 de Outubro, foi previsto um novo modelo de Atestado Médico de Incapacidade Multiuso.

Direção-Geral da Saúde
Neste sentido a aprovação do referido modelo agora publicado, através do Despacho nº. 26432/2009, de 20 de Novembro de 2009, in D.R. II Série, de 4 de Dezembro de 2009.
São de salientar no novo modelo os seguintes aspectos:
Adopção do preenchimento manual ou por via informática.

  • Inserção de Declaração de Verificação do Grau de Incapacidade anterior, efectuada por junta médica, ao abrigo das Tabelas Nacionais de Incapacidades de 1960 ou 1993, nos termos e para efeitos do disposto nos nºs. 7, 8 e 9 do art.º 4.º do Decreto- Lei agora publicado.
  • Identificação de dois graus de avaliação de incapacidade, um resultante de avaliação da TNI em vigor e outro decorrente de avaliação por junta médica anterior.
Para esclarecimento de eventuais dúvidas, por favor contactar:
Unidade de Apoio à Autoridade de Saúde Nacional
Direcção-Geral da Saúde
Telef: 218430683; E-mail: ASN-Secretariado@dgs.pt

Projeto Dosvox - Brasil: permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas.

PROJETO DOSVOX
Homem e computador: amigos

O Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem nos últimos anos se dedicando à criação de um sistema de computação destinado a atender aos deficientes visuais. O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho.


O que é o DOSVOX
Conheça rapidamente as características técnicas mais relevantes do DOSVOX.  
Um passeio nas ferramentas do Dosvox
Para conhecer realmente o DOSVOX é preciso usá-lo. Mas aqui você fará um sobrevôo sobre o sistema. Este material foi produzido com base em um capítulo da tese de mestrado de Bernard Condorcet.
  • Novos horizontes para os deficientes visuais
    Baseado em textos publicados por Antonio Borges, esta resenha é uma chamada à nossa consciência social: a realidade realmente mudou, e para continuar mudando nós somos os personagens principais da história.
  • O Centro de Atendimento Educacional ao Cego
    O CAEC (Centro de Assistência Educacional ao Cego), responsável para fornecer suporte técnico aos usuários do sistema DOSVOX. Ele tornou-se com o tempo, um centro de referência que orienta os cegos de todo Brasil sobre o uso de todas as ferramentas de informática, em especial o sistema DOSVOX.
  • Entidades parceiras do projeto DOSVOX
    Ao longo do tempo, o Projeto DOSVOX tem se aliado a importantes entidades em todo Brasil e exterior, apoiando e sendo apoiado em ações educacionais e de integração. Existem alguns lugares em que o DOSVOX é ensinado regularmente e com qualidade. Conheça alguns destes lugares e um pouco sobre as atividades que exercem.
  • Textos técnicos sobre o DOSVOX
    Se você é um estudante ou pesquisador, com certeza vai querer obter informações técnicas mais aprofundadas. Obtenha aqui cópias de alguns textos técnicos que tratam de diversas facetas do DOSVOX.
  • Material audiovisual sobre DOSVOX
    Apresentamos aqui material gravado em áudio e vídeo, com diversos aspectos sobre o DOSVOX, seus usos e seus usuários.
  • Rádio DOSVOX
    A rádio DOSVOX é um interessantíssimo espaço de informação na forma de áudio, produzida totalmente pela comunidade DOSVOX.

Como obter o DOSVOX --

O DOSVOX é um sistema gratuito e está disponibilizado na Internet. Obtenha aqui os diversos manuais do sistema
Aqui você encontrará os manuais do Dosvox, tanto na forma escrita quando sonorizada.
  • Entre no mundo DOSVOX através da Rede Saci.
    Obtenha o Kit Saci 1 que é a forma mais rápida de ter um DOSVOX pronto para uso. Depois, se você desejar, pode complementar o seu Dosvox através da cópia completa.
  • Obtenha aqui a cópia completa e gratuita do sistema DOSVOX
    Este download completo e gratuito é imenso (mais de 150 megabytes). Mas você pode ir pegando os programas desejados e atualizar seu DOSVOX por partes.
  • Fonte: http://programaespecial.com.br/

    terça-feira, 1 de maio de 2012

    1 de maio: história do dia do trabalhador



    No dia 1º de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.

    Mas os trabalhadores não se deixaram abater, todos achavam que eram demais as horas diárias de trabalho, por isso, no dia 5 de Maio de 1886, quatro dias depois da reivindicação de Chicago, os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos: 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua.
    Foi este o resultado desta segunda manifestação.

    A luta não parou e a solidariedade internacional pressionou o governo americano a anular o falso julgamento e a elaborar novo júri, em 1888. Os membros que constituíam o júri reconheceram a inocência dos trabalhadores, culparam o Estado americano e ordenaram que soltassem os 3 presos.

    Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.

    116 anos depois das grandiosas manifestações dos operários de Chicago pela luta das oito horas de trabalho e da brutal repressão patronal e policial que se abateu sobre os manifestantes, o 1º de Maio mantém todo o seu significado e actualidade.

    Nos Estados Unidos da América o Dia do Trabalhador celebra-se no dia 3 de Setembro e é conhecido por "Labor Day". É um feriado nacional que é sempre comemorado na primeira segunda-feira do mês de Setembro e está relacionado com o período das colheitas e com o fim do Verão.

    No Canadá este feriado chama-se "Dia de Oito Horas". Tem este nome porque se comemora a vitória da redução do dia de trabalho para oito horas.

    Na Europa o "Dia do Trabalhador" comemora-se sempre no dia 1 de Maio.



    Em Portugal, segundo declarações do Secretário-geral da UGT, Eng. João Proença, ao Expressoemprego.pt, "o Dia do Trabalhador é da maior importância para o movimento sindical e para aqueles que representa, mas também para todos os que defendem uma sociedade mais justa e solidária. Em Portugal é o dia em que afirmamos os valores do sindicalismo e a necessidade do progresso económico e social".

    Os trabalhadores aproveitam este dia para alertar o Governo e outras entidades para algumas das suas necessidades, tais como: direitos dos trabalhadores, aumento de salários e melhores condições. Em Portugal, segundo as declarações do secretário-geral da UGT, os direitos dos trabalhadores têm evoluído positivamente, " hoje os trabalhadores vivem melhor que há 15 anos mas continuamos muito afastados da média comunitária, da qual nos estamos a aproximar a um ritmo demasiado lento. Temos maiores salários, mas continuam os mais baixos e desiguais da União Europeia; o mesmo acontece com as pensões. Os avanços legislativos não se traduzem muitas vezes na prática, face às violações sistemáticas da Lei. A sinistralidade laboral é a 1ª na Europa. A negociação colectiva começa a estar bloqueada e urge o relançamento da concertação".

    Todos os anos este feriado é comemorado com a realização de algumas actividades. Para este ano, segundo o engenheiro João Proença, este dia vai ser passado "em unidade, em luta e em festa vamos todos à Torre de Belém em Lisboa, onde os vários Sindicatos expõem os seus Comunicados e as suas actividades. O discurso da UGT exporá as reivindicações da Central, os problemas e as propostas de solução. Haverá também iniciativas pontuais em pontos mais afastados como Bragança e as Regiões Autónomas."