segunda-feira, 7 de maio de 2012

AÇÃO DE FORMAÇÃO - ORGANIZAÇÃO DE RESPOSTAS EDUCATIVAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA

ORGANIZAÇÃO DE RESPOSTAS EDUCATIVAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA
Nº DE HORAS: 25; CRÉDITOS: 1
FORMADOR: Francisco José Pires Alves
PÚBLICO: Professores dos grupos 100, 110, 910, 920 e 930

HORÁRIO: 9h30m-12h30m/14h30m-16h30m

LOCAL/DATAS: 12, 19, 26 de Maio; 2 e 9 de Junho - VIANA DO CASTELO
CONTEÚDOS DA AÇÃO:
a) Educação Especial: ........................................................................................ 5h
· Quadro legal
· Objetivos
· Grupo-alvo
· Medidas educativas
· Enquadramento curricular e pedagógico dos alunos com NEE
· Avaliação dos alunos com NEE
· Reflexão desta temática (construção de portefólio)
b) Referenciação e avaliação dos alunos no âmbito da educação especial...........5h
· Processo de referenciação
· Processo de avaliação
· Relatório técnico-pedagógico
· Reflexão crítica: debate sobre estes procedimentos
c) Programa Educativo Individual....................................................................... 5h
· Medidas educativas e apoios na modalidade de ensino – educação especial
· Plano de Intervenção no âmbito da Educação Especial
· Cooperação e parcerias
· Reflexão crítica: construção de materiais e planificações
d) Alunos com Adequações Curriculares Individuais (ACI) versus Currículo Específico Individual (CEI)................... 5h
· Adequações Curriculares Individuais (ACI)
· Currículo Específico Individual (CEI)
· Plano de intervenção educativo (propostas de plano de estudos e intervenção das crianças / alunos com ACI e com CEI)
· Apreciação global e recolha de propostas: elaboração de planos curriculares e pedagógicos para crianças / alunos com ACI e com CEI
e) Programa Individual de Transição (PIT) para a Vida Adulta dos alunos com NEE.....5h
· Plano Individual de Transição (PIT)
· Relevância e necessidades na fase da transição
· Empregabilidade para as pessoas com deficiência
· Reflexão final – apresentação de propostas para o desenvolvimento e implementação do Plano Individual de Transição (PIT) na comunidade educativa.

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