Nº DE HORAS: 25; CRÉDITOS: 1
FORMADOR: Francisco José Pires Alves
PÚBLICO: Professores dos grupos 100, 110, 910, 920 e 930
HORÁRIO: 9h30m-12h30m/14h30m-16h30m
LOCAL/DATAS: 12, 19, 26 de Maio; 2 e 9 de Junho - VIANA DO CASTELO
CONTEÚDOS DA AÇÃO:
a) Educação Especial: ........................................................................................ 5h
· Quadro legal
· Objetivos
· Grupo-alvo
· Medidas educativas
· Enquadramento curricular e pedagógico dos alunos com NEE
· Avaliação dos alunos com NEE
· Reflexão desta temática (construção de portefólio)
b) Referenciação e avaliação dos alunos no âmbito da educação especial...........5h
· Processo de referenciação
· Processo de avaliação
· Relatório técnico-pedagógico
· Reflexão crítica: debate sobre estes procedimentos
c) Programa Educativo Individual....................................................................... 5h
· Medidas educativas e apoios na modalidade de ensino – educação especial
· Plano de Intervenção no âmbito da Educação Especial
· Cooperação e parcerias
· Reflexão crítica: construção de materiais e planificações
d) Alunos com Adequações Curriculares Individuais (ACI) versus Currículo Específico Individual (CEI)................... 5h
· Adequações Curriculares Individuais (ACI)
· Currículo Específico Individual (CEI)
· Plano de intervenção educativo (propostas de plano de estudos e intervenção das crianças / alunos com ACI e com CEI)
· Apreciação global e recolha de propostas: elaboração de planos curriculares e pedagógicos para crianças / alunos com ACI e com CEI
e) Programa Individual de Transição (PIT) para a Vida Adulta dos alunos com NEE.....5h
· Plano Individual de Transição (PIT)
· Relevância e necessidades na fase da transição
· Empregabilidade para as pessoas com deficiência
· Reflexão final – apresentação de propostas para o desenvolvimento e implementação do Plano Individual de Transição (PIT) na comunidade educativa.
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