segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Método de aprendizagem da leitura e da escrita: Método 28 Palavras

Método 28 palavras: página da internet com uma apresentação deste método de leitura e escrita 

Este método de aprendizagem da leitura e da escrita baseia-se no conhecimento de 28 palavras e não das letras, como tradicionalmente se ensina.
A cada imagem corresponde uma palavra que as crianças irão memorizar globalmente e que aprenderão a distinguir e depois a analisar. Com sucessivos exercícios de decomposição dessas palavras e com a ajuda de processos ideográficos, elas associarão o desenho à palavra e vice-versa.

Este método será mais atraente para as crianças à medida que vão descobrindo novas palavras, recortando desenhos, colando-os no espaço em branco… Depois do contacto inicial com a palavra tudo se tornará mais fácil e, em pouco tempo, elas começarão a ler primeiro palavras e depois pequenas frases. Só no final, surgirá o alfabeto, já depois das crianças saberem ler.
Mesmo para as que têm dificuldades, este método foi ensaiado e observaram-se acentuados progressos, devido ao interesse que despertou.
Não podemos esquecer que um método de leitura não constitui por si só toda a actividade no âmbito da leitura e escrita; outros trabalhos o podem e devem enriquecer, designadamente o texto livre, a correspondência escolar, a leitura de contos infantis , a pesquisa, a exploração do meio envolvente,…

Este é um método analítico, partindo do todo para o particular. Parte da palavra, considerada como um todo (pelo menos nas primeiras 4 palavras), sem descer à análise dos seus elementos.
Aparece, então, a sua decomposição até que sejam perfeitamente reconhecidas as sílabas que compõem as palavras-chave. Com essas sílabas, novas palavras se formarão.
As crianças começam a sentir “o prazer de ler” e de “descobrir”.Uma vez que ler é reconhecer e compreender a palavra escrita, há que ensinar a escrever.

Conjunto de materiais para abordar no âmbito do método das 28 palavras:
 
 
Fonte: Blogue NavegadoresEEntendidos

Sem comentários:

Enviar um comentário