
Este método de aprendizagem da leitura e da escrita baseia-se no conhecimento de 28 palavras e não das letras, como tradicionalmente se ensina.
A cada imagem corresponde uma palavra que as crianças irão memorizar globalmente e que aprenderão a distinguir e depois a analisar. Com sucessivos exercícios de decomposição dessas palavras e com a ajuda de processos ideográficos, elas associarão o desenho à palavra e vice-versa.
Este método será mais atraente para as crianças à medida que vão descobrindo novas palavras, recortando desenhos, colando-os no espaço em branco… Depois do contacto inicial com a palavra tudo se tornará mais fácil e, em pouco tempo, elas começarão a ler primeiro palavras e depois pequenas frases. Só no final, surgirá o alfabeto, já depois das crianças saberem ler.
Mesmo para as que têm dificuldades, este método foi ensaiado e observaram-se acentuados progressos, devido ao interesse que despertou.
Não podemos esquecer que um método de leitura não constitui por si só toda a actividade no âmbito da leitura e escrita; outros trabalhos o podem e devem enriquecer, designadamente o texto livre, a correspondência escolar, a leitura de contos infantis , a pesquisa, a exploração do meio envolvente,…
Este é um método analítico, partindo do todo para o particular. Parte da palavra, considerada como um todo (pelo menos nas primeiras 4 palavras), sem descer à análise dos seus elementos.
Aparece, então, a sua decomposição até que sejam perfeitamente reconhecidas as sílabas que compõem as palavras-chave. Com essas sílabas, novas palavras se formarão.
As crianças começam a sentir “o prazer de ler” e de “descobrir”.Uma vez que ler é reconhecer e compreender a palavra escrita, há que ensinar a escrever.
Conjunto de materiais para abordar no âmbito do método das 28 palavras:
Método 28 palavras (imagens A4)
Loto 28 palavras Ficha menino Ficha menina Ficha sapato
Ficha escada Ficha telhado Ficha sapato
Loto 28 palavras Ficha menino Ficha menina Ficha sapato
Ficha escada Ficha telhado Ficha sapato
Fonte: Blogue NavegadoresEEntendidos
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