sábado, 6 de julho de 2013

Esclarecimentos sobre a organização do horário do 1.º ciclo no ano letivo 2013/2014

A FENPROF elaborou um documento com 8 perguntas e respostas (FAQS) sobre a organização do horário do 1.º ciclo no ano letivo 2013/2014.
 
 
 
 
 
 
1. Qual o número de horas letivas atribuídas a um docente do 1.º Ciclo do Ensino Básico?
25 horas letivas por semana, de acordo com o estabelecido no artigo 77.º do Estatuto da Carreira Docente.

2. Há algum número de horas fixado para a componente individual?
Sim. São 8 enquanto o horário de trabalho for de 35 horas. Caso esse horário de trabalho venha a aumentar para as 40 horas, conforme intenção do governo, este, através do MEC, em 25 de junho de 2013, assumiu o seguinte compromisso em ata negocial assinada com as organizações sindicais: “é fixado um número mínimo de horas da componente não letiva que não são registadas no horário de trabalho dos professores e que integram a sua componente individual de trabalho”, que são “Na Educação Pré-Escolar e 1.º CEB, 13 horas”

3. Há também um número de horas adstritas à componente de estabelecimento?
Sim. São no máximo 2. Repare-se, enquanto se mantiver o horário de trabalho de 35 horas, sendo o horário letivo de 25 e a componente individual 8, ficarão 2 horas para a componente de estabelecimento. Caso o horário global venha a aumentar para 40 horas, como a componente individual incluirá as 5 a mais, manter-se-ão as mesmas 2 horas para o trabalho de estabelecimento.

4. Como podem ser atribuídos até 150 minutos da componente letiva aos docentes para assegurarem atividades como a descritas na alínea a) do número 2 do artigo 8.º do Despacho n.º 7/2013, sobre a organização do próximo ano letivo?
Apenas nos casos em que, havendo outro docente que desenvolve atividade letiva com a turma de que o professor é titular (por exemplo, por docente da mesma escola, designadamente no âmbito da coadjuvação), o titular de turma é dispensado de permanecer com os seus alunos e, então, esse tempo letivo (até 150 minutos, não mais) poderá ser utilizado para aquele efeito.

5. Refere ainda o despacho n.º 7/2013 no número 2 do artigo 9.º, que o diretor estabelece o tempo mínimo a incluir na componente não letiva de estabelecimento de cada docente de todos os níveis de educação e ensino, desde que não ultrapasse 150 minutos semanais. Para os docentes do 1.º Ciclo qual será o tempo máximo que poderá ser aqui estabelecido?
Apenas, no máximo, 120 minutos, ou seja, as 2 horas referentes à componente não letiva de estabelecimento dos docentes do 1.º Ciclo.

6. Refere o número 4 deste artigo 9.º que o diretor deverá ter em consideração, para efeitos da elaboração dos horários, o tempo necessário para as atividades de acompanhamento e vigilância dos alunos durante os intervalos entre as atividades letivas. É obrigatório que assim seja?
A pausa a que o professor tem direito entre atividades letivas, integra a própria atividade letiva, ou seja, faz parte das 5 horas letivas diárias.
 Ora, como tal, os professores não poderiam, nesse tempo, ser obrigados a fazer o acompanhamento e vigilância nos intervalos. Assim, através do despacho 7/2013, as escolas ficam a saber que, a atribuírem essa atividade aos docentes, terão de o fazer nas 2 horas da componente não letiva de estabelecimento, isto é, a descontar nas que deverão destinar-se a outras atividades, tais como o apoio ao estudo, supervisão pedagógica ou atendimento aos pais.
 Se essas 2 horas forem utilizadas nestas atividades já não pode ser atribuída qualquer outra, designadamente a de acompanhamento e vigilância durante os intervalos.

7. Então e se o tempo da componente de estabelecimento não der para tudo o que parece ser necessário?
Esse não é um problema que compete ao docente resolver. Os tempos das suas diversas componentes do horário estão legalmente fixados, pelo que têm de ser respeitados.

8. Que fazer caso o horário não respeite esses limites?
Em primeiro lugar, falar com o coordenador do conselho de docentes e/ou o diretor. Caso o problema não seja resolvido, dirigir-se ao seu Sindicato.
 

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Materiais de apoio: tecnologias de estimulação visual para crianças e alunos com NEE


Vale a pena consultar!

ÁREA DE INFORMACIÓN Y MEDIOS
ÁREA DE VALORACIÓN Y ASESORAMIENTO
ÁREA DE ATENCIÓN DIRECTA
 
Solicitud de intervenciónSolicitud de Cuidador/atamaño letra: A+   a- Creena Tudela

Flash
Estimulación Sensorial (Auditivo - Visual), Atención y Causa-Efecto
En todos los niveles se puede seleccionar el color de fondo y el color de las imágenes. También si queremos podemos elegir que las imágenes pasen de manera secuencial o aleatoria. Además podemos elegir el tiempo de presencia de la animación. Para salir de la página, "Atrás" y "M" para ir al menú del nivel ya elegido.
EXPERIMENTAL
estrella
NIVEL 1: PATRONES

Animaciones activadas al presionar la barra espaciadora.
imagen geométrica
NIVEL 2: OBJETOS
flecha
Animaciones activadas al presionar la barra espaciadora. Los diez objetos son: bola, cometa, reloj, tambor, nube, hombre corriendo, arco iris, cohete, balón y sol.
UNA PRESIÓN DE LA BARRA ESPACIADORA
imagen geometrica
NIVEL 1: PATRONES
 
Animaciones activadas al presionar la barra espaciadora.
imagen geometrica
NIVEL 2: OBJETOS
flecha
Animaciones activadas al presionar la barra espaciadora. Los diez objetos son: bola, cometa, reloj, tambor, nube, hombre corriendo, arco iris, cohete, balón y sol.
TRES PRESIONES DE LA BARRA ESPACIADORA
imagen geometrica
NIVEL 1: PATRONES
 
10 Patrones animados que se crean con tres presiones. Cada presión hace que aparezca una parte de la animación.
imagen geometrica
NIVEL 2: OBJETOS
flecha
10 objetos animados que aparecen en la pantalla con tres presiones. Los objetos son: tambor, teléfono, flan, patatas fritas, reloj, silbato, bomba, fantasma, globo y notas musicales.
CINCO PRESIONES DE LA BARRA ESPACIADORA
imagen geometrica
NIVEL 1: PATRONES LINEADOS
 
10 Patrones lineados animados que se forman con cinco presiones. El énfasis está en el movimiento direccional (arriba/abajo, izquierda/derecha).
imagen geometrica
NIVEL 2: OBJETOS TÚNELES
 
10 patrones animados. una serie de líneas que aparecen en variedad de formas.
imagen geometrica
NIVEL 3: ESCENAS
flecha
10 escenas animadas basadas en los siguientes objetos: nave espacial, paracaídas, coche, aeroplano, esquís, platillo volante, pez, tractor, ascensor y noria
PANTALLA EMERGENTE
imagen geometricaNIVEL 1: FORMAS Y ANIMALES CON SONIDO 
4 formas animadas y 4 animales animados de las actividades anteriores, que se activan cuando el usuario presiona al aparecer la forma en pantalla, acompañada por un sonido.
 
imagen geometrica
NIVEL 2: FORMAS
 
8 formas animadas que se activan cuando el usuario presiona, en el momento en que la forma aparece en pantalla.
 
imagen geometrica
NIVEL 3: ANIMALES
 
8 animales animados que se activan cuando el usuario presiona al aparecer el animal en pantalla. Los animales son: caballo, vaca, perro, cerdo, pato, rana, avispa y ratón.
flecha
CENTRAR EL OBJETO
imagen geometricaNIVEL 1: FORMAS/OBJETOS 
10 formas y objetos que se mueven en variedad de direcciones por la pantalla, con animaciones que se activarán si el usuario presiona cuando el objeto pasa por encima del objetivo.
imagen geometrica
NIVEL 2: ESCENAS
flecha
10 escenas donde el usuario recibe una animación de recompensa si la activa en el momento justo. Los objetos se mueven en horizontal y en vertical.
ELEGIR EL CORRECTO
imagen geometrica
FORMAS/OBJETOS
flecha
8 actividades que te hacen elegir. Eliges entre dos opciones para visualizar una animación.
Este software es original de  http://www.northerngrid.org/sen/NetSwitch/

 

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Foi publicado o Relatório da Monitorização da Implementação da Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF 2011-2013

 
Logotipo do Instituto Nacional para a Reabilitação


Este relatório sistematiza a informação recolhida sobre o estado de implementação da Resolução de Conselho de Ministros n.º 97/2010, de 14 de dezembro, reportando a execução do ano de 2012, sistematizando o estado da implementação das iniciativas e/ou actividades programadas nas diferentes medidas cujas entidades interlocutoras são responsáveis pela execução.

Para mais informações consulte ENDEF


Fonte: INR

Concurso de docentes 2013 / 2014 - Destacamento por condições específicas - abertura de procedimentos


Anúncio – Mobilidade por Doença ao abrigo do Despacho N.º 7960/2013

Despacho 7960/201, de 19 de julho

 Códigos escolas.pdf


Doenças incapacitantes
Pedido/Relatório Médico – Mobilidade por Doença ao abrigo do Despacho N.º 7960/2013

Consulte a lista de códigos de Agrupamentos e Escolas não agrupadas a utilizar na Mobilidade por Doença, disponível em Documentação.