sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Madiba, queremos-te para sempre!

"Mandela, o homem que derrotou o racismo".

 "Um líder além da lenda"

"Morte de um colosso" que "ensinou ao mundo o significado de perdão".


Mandela: quer enviar uma mensagem de condolências? É possível, através do site da Fundação Nelson Mandela, deixar uma mensagem de condolências pela morte do líder sul africano. Neste endereço.

A Fundação promete fazer chegar as mensagens à família de Mandela.



Fonte: TSF

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Governo falha pagamento de salários a professores de Ensino Especial

 
 
A situação é denunciada à Rádio Renascença por responsáveis de escolas onde a situação se verifica e impede, por exemplo, o pagamento dos salários aos professores do Ensino Especial.
 
Governo falha pagamento de salários a professores de Ensino Especial
 
A Rádio Renascença avançou, na terça-feira, que há professores do Ensino Especial com salários em atraso porque o Ministério da Educação ainda não pagou as verbas contratualizadas com os estabelecimentos que recebem alunos com necessidades educativas especiais.



Fonte: notícias ao minuto

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Biblioteca Especializada em Necessidades Especiais Online!

 
O acesso aos serviços da biblioteca pode ser feito das seguintes formas:
- Leitura Presencial
- Empréstimo Domiciliário
- Requisição Online
- Renovação de Requisição Online
 
Na requisição online  o leitor acede à página da Biblioteca (http://servicos.madeira-edu.pt/dreer/bene) faz a pesquisa e seleciona Requisição Online. Ao selecionar esta opção, é-lhe pedido o n.º de leitor, o nome, o B.I. e o email. De seguida é pedido a(s) cota(s) da(s) obra(s) desejadas.                 
 
 
CotaTítuloAutorAno de PublicaçãoBraille 
2618Trabalho Teórico - Prático (Opção Mental / Motora)FERNANDES, Ana Maria Alves Carvalhosa1994Ver
2632Estudo de CasoCARVALHO, Adelaide do Rosário de Freitas1993Ver
3327Estudo de Caso - Espinha BífidaSILVA, Ana Raquel Fernandes Teixeira da et al. 2000Ver
4125Qual o Espaço que a Família ocupa na Vida duma Criança Surda? (Estudo de dois casos)PEDRICO, Ana Maria E. C.1996Ver
4128A Inclusão de Crianças Portadoras de Deficiência Visual (Estudo de Caso)CHADA, Maria Luísa Leça2004Ver
4131Uma Forma Lúdica de Ensinar / Aprender Matemática no 1º Ciclo com Crianças com NEEGOUVEIA, Bernardina Gouveia França2005Ver
4153Currículo Funcional para Crianças com Deficiência Mental Severa / Profunda - Estrutura, Organização e AplicaçãoERRA, Maria da Silva Rodrigues Cachuço1997Ver
4155Binónimo Família / Escola no Apoio à Criança com Síndroma de DownSANTOS, Matilde da Costa1997Ver
4158Projecto de Inclusão - Estudo de CasoMONTEIRO, Ana Isabel Mota Barreira Sepúlveda2004Ver
4175A Importância da Intervenção Precoce na Criança com Perturbações AutísticasMARQUES, Ondina Maria Ribeiro2002Ver
1234

 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Cadeira de rodas controlada por 'piercing' na língua

Cadeira de rodas controlada por 'piercing' na línguaUma equipa de cientistas do Georgia Institute of Technology, nos Estados Unidos, desenvolveu uma tecnologia que permite controlar os movimentos de uma cadeira de rodas através do uso de um 'piercing' na língua. Uma solução inovadora que pode mudar a vida de pacientes com alta limitação motora.

Investigadores da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos da América, criaram uma forma de dar mais independência às pessoas que sofrem paralisia cerebral ou pessoas tetraplégicas. Com a solução Tongue Drive System é possível, através da colocação de um 'piercing' na língua, controlar os movimentos da cadeira de rodas ou, até, dar comandos a um computador.

No 'piercing' é colocado um íman que cria um campo magnético na boca do paciente. Quando a língua se movimenta, o campo magnético é alterado conforme a intenção do utilizador.

Esta alteração, captada por quatro sensores colocados nas bochechas, é transmitida através de 'wireless' para um smartphone, computador ou iPod. Uma vez feita a transmissão, o 'software' traduz os sinais para a cadeira de rodas. Ou seja, o 'piercing' funciona como um 'joy stick', quando a língua toca o lado esquerdo da bochecha a cadeira movimenta-se para a esquerda.

LER ARTIGO COMPLETO  

Fonte: Boas notícias

domingo, 1 de dezembro de 2013

Programas gratuitos nas áreas da acessibilidade ao computador, do software educativo e da comunicação aumentativa.

Hoje partilho um conjunto de programas gratuitos nas áreas da acessibilidade ao computador, do software educativo e da comunicação aumentativa:
newsimage

Kit Necessidades Especiais Março 2004

 
Este CD-ROM inclui 33 programas nas áreas da acessibilidade ao computador, do software educativo e da comunicação aumentativa.

Foi desenvolvido pelo Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação - CERTIC - da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD.

 As aplicações seleccionadas são gratuitas e a maioria delas está disponível na Internet.

Descarregar Documento


Fonte: Portal do Cidadão com Deficiência

ONU apela à integração social das pessoas com deficiência

 
Por sua vez Stevie Wonder afirmou que “para a sociedade e o desenvolvimento incluírem as pessoas com deficiência, é preciso garantir a igualdade de acesso à educação, ao conhecimento e à informação”.
 
Segundo dados da ONU, 360 milhões de pessoas têm perda auditiva moderada a profunda, mas apenas 10% têm acesso a aparelhos auditivos.
 
Outra nota é a de que cerca de 200 milhões de pessoas precisam de óculos, mas não têm acesso a eles, e apenas entre 5 a 15% dos 70 milhões de pessoas que precisam de cadeiras de rodas têm acesso a uma.