segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Cadeira de rodas controlada por 'piercing' na língua

Cadeira de rodas controlada por 'piercing' na línguaUma equipa de cientistas do Georgia Institute of Technology, nos Estados Unidos, desenvolveu uma tecnologia que permite controlar os movimentos de uma cadeira de rodas através do uso de um 'piercing' na língua. Uma solução inovadora que pode mudar a vida de pacientes com alta limitação motora.

Investigadores da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos da América, criaram uma forma de dar mais independência às pessoas que sofrem paralisia cerebral ou pessoas tetraplégicas. Com a solução Tongue Drive System é possível, através da colocação de um 'piercing' na língua, controlar os movimentos da cadeira de rodas ou, até, dar comandos a um computador.

No 'piercing' é colocado um íman que cria um campo magnético na boca do paciente. Quando a língua se movimenta, o campo magnético é alterado conforme a intenção do utilizador.

Esta alteração, captada por quatro sensores colocados nas bochechas, é transmitida através de 'wireless' para um smartphone, computador ou iPod. Uma vez feita a transmissão, o 'software' traduz os sinais para a cadeira de rodas. Ou seja, o 'piercing' funciona como um 'joy stick', quando a língua toca o lado esquerdo da bochecha a cadeira movimenta-se para a esquerda.

LER ARTIGO COMPLETO  

Fonte: Boas notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário