quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Informações sobre o plano de estudos dos alunos com CEI

Os jovens que frequentam a sua escolaridade com um CEI no ensino básico e secundário têm um plano de estudos bem diferente do currículo do regime educativo comum.
Deste modo, no seu plano de estudos, estes alunos têm algumas disciplinas partilhadas com as suas turmas. Exemplos nos 2.º/ 3.º ciclos e ensino secundário: EVT, EM, EF, etc., ou seja, aquelas áreas curriculares em que estes jovens demonstram ter algumas condições e competências para as frequentarem.
O CEI implica também a frequência de componentes específicas, isto é, aquelas disciplinas que estes alunos não frequentam / partilham com as suas turmas. Exemplos de áreas curriculares específicas nos 2.º/ 3.º ciclos e ensino secundário: Atividades da Vida Diária, Autonomia, Homem e Ambiente, Cidadania, Estudo do Meio, Apoio à Língua Portuguesa, Apoio de Matemática, TIC, entre outras. Estas áreas de trabalho são consideradas apoios ou intervenção especializada, sendo lecionados individualmente ou em pequenos grupos, normalmente fora da sala de aula das respetivas turmas.
Na minha opinião, qualquer aluno que frequente a sua escolaridade com um CEI deve ter uma planificação específica / plano de intervenção individual nas várias disciplinas do seu plano de estudos, mesmo no caso de frequentar algumas áreas curriculares com a sua turma.
Os objetivos de cada disciplina ou área curricular específica devem ser programados de acordo com os níveis de aptidão, competências e especificidades dos alunos dos alunos com CEI.
Estes alunos encontram as suas respostas segundo o disposto no art. 21º - DL n.º 3 / 2008, de 7 de janeiro.
Para mais informações sobre EE e os alunos com CEI consulte o site: www.dgidc.min-edu.pt e aceda ao link: Educação Especial.

Sem comentários:

Enviar um comentário