Partilho
o exemplo de um horário de uma aluna, que frequenta a sua escolaridade com um CEI
no 2.º ciclo do ensino básico.
As equipas de elaboração de horários, no final de
cada ano letivo, têm por missão elaborar os horários dos alunos que frequentam
a sua escolaridade com um CEI e devem ter em atenção que um CEI inclui
conteúdos conducentes à autonomia pessoal e social do aluno e dá prioridade ao
desenvolvimento de atividades de cariz funcional centradas nos contextos de
vida, à comunicação e à organização do processo de transição para a vida
pós-escolar, sendo que estas áreas curriculares específicas, definidas no n.º3, do artigo 21.º, do DL n.º 3/2008, de 7 de janeiro, são lecionadas por
docentes de educação especial (ponto 1 - artigo 28), sem prejuízo do n.º 2 do
artigo anterior.
Por outro lado, o plano de estudos e a carga
horária do aluno com CEI deverá estar definido e aprovado no seu Programa
Educativo Individual (PEI), pois este tipo de currículo pressupõe alterações
significativas no currículo comum, podendo as mesmas traduzir-se na introdução,
substituição e ou eliminação de objetivos e conteúdos, em função do nível de
funcionalidade da criança ou do jovem.
Exemplo do
horário – nome da aluna, ano, turma e número.
HORAS
|
2ª FEIRA
|
sala
|
3ª FEIRA
|
sala
|
4ª FEIRA
|
sala
|
5ª FEIRA
|
sala
|
6ª FEIRA
|
sala
|
8. 30m
|
LP F
|
12
|
LP F
|
12
|
LP F
|
12
|
MAT F
|
12
|
LP F
|
12
|
9. 15m
|
MAT F
|
12
|
MAT F
|
12
|
EMRC+
|
02
|
CID
|
12
|
HA
|
08
|
10. 20m
|
TIC
|
05
|
COST
|
307
|
EVT+
|
03
|
EF+
|
PG
|
Ateliê
|
307
|
11. 05m
|
TIC
|
05
|
COST
|
307
|
EVT+
|
03
|
EF+
|
PG
|
Ateliê
|
307
|
11. 50m
|
TIC
|
05
|
||||||||
12. 45m
|
||||||||||
13. 45m
|
EVT+
|
03
|
AVD
|
12
|
HA
|
08
|
HA
|
08
|
||
14. 30m
|
EVT+
|
03
|
AVD
|
12
|
CID
|
12
|
EM+
|
27
|
||
15. 30m
|
CID
|
12
|
EF+
|
PG
|
FC+
|
02
|
EM+
|
27
|
||
16.15m
|
+ Aulas partilhadas com a Turma
ÁREAS CURRICULARES
|
NOME DOS DOCENTES
|
Língua Portuguesa Funcional
|
|
Matemática Funcional
|
|
Cidadania
|
|
Atividades
da Vida Diária
|
|
Costura
|
|
Homem
Ambiente
|
|
Ateliê e
Manualidades
|
|
TIC
|
|
Educação
Visual Tecnológica
|
|
Educação
Musical
|
|
Educação
Física
|
|
Formação
Cívica
|
|
EMRC
|
Sem comentários:
Enviar um comentário