Linha
SOS Criança recebeu 2864 telefonemas em 2011 e 10% das chamadas foram feitas
pelos mais novos que se sentem sozinhos, incompreendidos e angustiados.
|
O 116 100 é outro número para casos de crianças desaparecidas e
exploradas sexualmente.
Desde novembro de 1988 que o Instituto de Apoio à
Criança (IAC) colocou o seu telefone à disposição de crianças e jovens até aos
18 anos e também das famílias. No ano passado, recebeu 2864 telefonemas, 286 dos
quais feitos pelos mais novos. Desde 1998, a linha recebeu 109 254 apelos.
É um
serviço anónimo, gratuito e confidencial de âmbito nacional dirigido a crianças,
jovens e adultos. Quem não quiser usar a voz, pode escrever para Apartado 1582 -
1056-001 Lisboa ou enviar um e-mail para soscrianca@net.sapo.pt.
As 286 chamadas de menores de 18 anos são significativas. "As crianças e os jovens ligam porque estão com dúvidas existenciais, porque querem conversar com alguém", refere Manuel Coutinho, secretário-geral do Instituto de Apoio à Criança (IAC) e coordenador da Linha SOS Criança, ao EDUCARE.PT. "
As pessoas de
quem mais as crianças gostam, os pais e as mães, deixam os filhos entregues a
terceiros durante mais tempo", acrescenta o responsável. E os telefonemas
tornam-se indicadores de uma realidade que não pode ser ignorada.
|
Espaço de partilha e permuta de materiais, informações e experiências no âmbito da Educação Inclusiva.
sábado, 17 de março de 2012
116 111: a linha que escuta crianças / alunos “stressados”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário