O método chama-se "co-ensino", é praticado nos Estados Unidos e na
Grã-Bretanha e tem mais sucesso do que recorrer a terapeutas para apoiar
estudantes do ensino básico com dificuldades de aprendizagem, disse à agência
Lusa o presidente da Associação Nacional de Docentes do Ensino Especial.
Outra vantagem da presença de dois professores numa sala, acrescentou David
Rodrigues, é a redução "drástica da indisciplina" na sala de aulas.
Na reunião para que foi convocado pelo Grupo de Trabalho da Educação Especial
da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, o dirigente irá defender
que a equidade deve ser um dos objetivos para melhorar a qualidade da educação,
e não apenas a excelência.
Na prática, a equidade traduz-se em aplicar diferentes modos de aprendizagem
aos alunos com caraterísticas diferentes, de modo a que todos consigam ter o
melhor aproveitamento escolar, explicou David Rodrigues à Lusa.
"Teoricamente, todos os alunos devem ter sucesso" e "um sistema de sucesso é
o que leva todos os alunos ao seu limite de aprendizagem", defende o
professor.
O acompanhamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem deve ser
contínuo, tal como aos professores que trabalham com eles e, para isso, são
necessários terapeutas, psicólogos e docentes especializados, considera.
Apesar de em Portugal não haver dados sobre a percentagem de alunos que
precisam de apoio suplementar para atingirem os objetivos académicos, David
Rodrigues calcula que a média deva rondar os dez por cento, baseando-se em
estudos realizados noutros países, nomeadamente um feito no País de Gales.
Em matéria de integração, acrescenta, Portugal apresenta das mais elevadas
taxas de integração, já que 95 por cento dos alunos com deficiência estão
integradas no sistema regular de ensino e não nas denominadas escolas
especiais.
Esta realidade terá contribuído, reconhece David Rodrigues, para que o país
tenha sido o escolhido para realizar um congresso mundial sobre educação
especial, no final de julho de 2015, onde são aguardados cerca de 1.000
participantes na Aula Magna da Universidade de Lisboa.
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