sábado, 14 de abril de 2012

Tifloteca: projecto pioneiro e revolucionário para todas as pessoas com deficiência visual

A Associação Tiflos apresentou um projecto pioneiro e revolucionário para todas as pessoas com deficiência visual. Ao entrar na página www.tiflos.com.pt podem aceder a este projecto conhecendo assim a Tifloteca. Dentro da Tifloteca encontrará uma biblioteca extremamente organizada e intuitiva (de 7 mil livros, em 7 idiomas), nomeadamente por categoria, idioma, autores e onde poderá ainda ou não optar por uma pesquisa rápida e/ou criteriosa.
Criamos também um link denominado, os 20 mais solicitados, onde no top 3 de romance estão os seguintes livros:
1- as formigas;
2- ensaio sobre a cegueira;
3- Os ossos também falam.
Logótipo da Associação TiflosAlem disso a Tifloteca criou a sua mascote denominada Bukus, um ancião sábio que vos receberá de braços abertos e com um sorriso acolhedor sempre pronto a ajudar-vos.
A Tifloteca é um espaço de grande acessibilidade aos portadores de Necessidades Especiais.
1. Este espaço é destinado exclusivamente a pessoas portadoras de deficiência visual.
2. Para poder aceder à Tifloteca terá que se registar. Para o registo ter efeito, tem apenas que preencher o formulário do link registo e enviar um comprovativo de incapacidade visual.
3. Após o registo, estará pronto a descarregar directamente para o seu e-mail todos os livros que desejar. O formato disponibilizado de momento é apenas em texto, sendo que brevemente teremos os formatos Mp3 e Daisy.
4. Depois de entrar na nossa biblioteca on-line (Tifloteca), terá a possibilidade de fazer a sua pesquisa de forma mais criteriosa, ou seja: -Por autor -Por obra -Por idioma -Categoria , possibilitando duma forma bastante práctica e útil o acesso à informação pretendida.
5. Todos aqueles que queiram contribuir com obras nos variados formatos, poderão fazê-lo enviando através do e-mail que será criado para esse fim.
6. Será criado um concurso onde iremos oferecer um prémio mensal a um utilizador particular que se destaque de todos aqueles que contribuam de forma sustentada e enriquecedora para o projecto Tifloteca.
A Tifloteca só permite a sua utilização por parte de maiores de 16 anos.
A Associação Tiflos
A associação Tiflos, é uma associação particular de solidariedade social, sediada emVila do Conde, oficialmente reconhecida como pessoa colectiva.
Temos como grande missão melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas portadoras de necessidades especiais residentes em Portugal.
Uma instituição de carácter social, aberta a todos, solidária com aqueles que de uma maneira ou outra, se viram incapacitados de uma vida igualitária e desprovida de preconceitos.
Nesse sentido, o grande desafio da associação Tiflos, é criar todas as condições facilitadoras de uma melhor inclusão, das quais se destacam bens de primeira necessidade, acesso à cultura e às novas tecnologias, apoio ao emprego. No fundo, tudo aquilo que vá ao encontro de uma sociedade inovadora e plena de direitos.
Contactos
Telf: 252 623605
e-mail: tifloteca@tiflos.com.pt


Ler mais http://www.anddvis.org.pt/2012/tifloteca/

Sem comentários:

Enviar um comentário