segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Humanos comunicam por "telepatia" pela primeira vez

Humanos comunicam por "telepatia" pela primeira vez

© Universidade de Washington
Humanos comunicam por "telepatia" pela primeira vezEsta notícia tem conteúdo multimédia, clique aqui para visualizar

É, acreditam os cientistas, o primeiro exemplo de comunicação cérebro a cérebro (ou seja, de uma espécie de "telepatia") entre humanos. Um investigador norte-americano conseguiu enviar um sinal cerebral a outro cientista através de um sistema apoiado na Internet, que permitiu ao colega movimentar a mão de acordo com a indicação que lhe tinha sido dada mentalmente.
Rajesh Rao, especialista da Universidade de Washington, enviou um sinal cerebral a Andrea Stocco, investigador que se encontrava no outro extremo do campus universitário, "ordenando-lhe" que pressionasse um botão no teclado, tendo a demonstração completa sido gravada em vídeo.

"A Internet já conseguia ligar computadores e, agora, também é uma alternativa para ligar cérebros", afirma Rao, em comunicado. "O nosso objetivo é pegar no conhecimento armazenado num cérebro e transmiti-lo diretamente de cérebro para cérebro", acrescenta o investigador.

Há cerca de duas semanas, Rao e Stocco procederam à experiência. Rao, coordenador da investigação, assumiu o papel de "emissor" e, ligado a um equipamento que lê sinais cerebrais, olhou para o ecrã de um computador e jogou um jogo simples com a mente, imaginando que movia a mão direita para carregar no cursor e disparar um tiro em direção ao alvo. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário