segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Exemplo de uma matriz curricular (plano de estudos) de um curso de ensino vocacional

O Decreto-lei n.º 139/2012, de 5 de julho, define, entre outros princípios, a diversidade da oferta formativa do nível básico de educação, na qual se incluem os cursos vocacionais que posteriormente foram regulamentados pela portaria n.º 292-A/2012, de 26 de Setembro.

Assim, o Ensino Básico Vocacional, através dos cursos vocacionais, assume-se como uma via educativa que pretende complementar a resposta a necessidades fundamentais dos alunos, assim como permitir a inclusão de todos no percurso escolar, integrando jovens que no agrupamento têm demonstrado dificuldades em acompanhar sistema educativo regular, manifestando desinteresse e algum descontentamento, o que se tem refletido nos resultados por eles alcançados, ou não se revê nesta tipologia de ensino Baseado numa aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades através da articulação das três componentes – geral, complementar e vocacional – o ensino vocacional permitirá aos alunos a possibilidade do desenvolvimento das atividades da prática simulada, dotando-os de ferramentas que lhes permitam viver experiências profissionais adequadas aos seus interesses e vocação, diminuindo, desta forma, o insucesso e desinteresse escolar e orientando-os para possíveis ofertas do ensino profissional.

O encaminhamento deve ser feito após um processo de avaliação vocacional, pelos técnicos do serviço de psicologia da escola, que mostre ser esta a via mais adequada às necessidades de formação dos alunos. Estes podem assim escolher a sua trajetória e seguir um caminho diferente, conforme as suas experiências, habilidades, interesses e oportunidades.

A matriz curricular de referência do Curso Vocacional Vocação+ apresenta a seguinte configuração, encontrando-se enquadrada na realidade regional e local
.
De referir que na freguesia onde está inserido o nosso agrupamento há tradição no artesanato, no restauro de objetos antigos, na pintura e na talha. Também a nossa escola tem habitualmente, como oferta formativa, o curso de serviço de mesa e a cooperação com a autarquia cria as melhores condições para a formação em jardinagem.

EXEMPLO DE  Matriz Curricular...
Componentes de Formação
Total de horas anuais efetiva
(60 min.)

Geral
Português
110
Matemática
110
Inglês
65
Educação Física
65
Subtotal
350

Complementar
História
50
Ciências Naturais
50
Geografia
40
Físico-Química
40
Subtotal
180

Vocacional
Atividade vocacional A – Serviço de Mesa e Bar
120
Atividade vocacional B – Artes e Ofícios
120
Atividade vocacional C – Jardinagem
120
Subtotal
180

Prática Simulada (*)
Atividade vocacional A – Serviço de Mesa e Bar
70
Atividade vocacional B – Artes e Ofícios
70
Atividade vocacional C – Jardinagem
70
Subtotal
210

Total
1100

(*) A prática simulada nos termos do artigo 7.º, da Portaria n.º 292-A/2012, de 26 de Setembro, terá lugar no final da lecionação, nos locais disponibilizados pelos parceiros.
 



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