terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Documentos orientadores da prática pedagógica no âmbito da educação especial


O blogue NavegadoresEEntendidos, partilha diversos documentos orientadores da prática pedagógica. Segundo os seus autores, os exemplos apresentados foram elaborados a partir da sua experiência e recolhidos junto de outros educadores de infância e professores, que desenvolvem atividades junto de crianças com Necessidades Educativas Especiais.
 
Aceda aos documentos:

Etapas do processo de avaliação / Intervenção nas NEE - Documento que explica as etapas de intervenção em NEE, desde quem e como se sinaliza até à operacionalização da avaliação, elaboração de documentos e organização da intervenção educativa.

Operacionalização do processo de avaliação e intervenção nas NEE (esquema) - Documento sucinto do anterior.

CIF versão completa

CIF-CJ versão para crianças e jovens

Checklist geral

Checklist docentes - Documento orientador para o preenchimento da checklist pelos docentes, com indicações para cada item a avaliar.

Ficha de sinalização/Pedido de avaliação especializada - Documento original.

Relatório técnico-pedagógico - Documento original, surge após a realização da avaliação especializada.

Projeto Educativo Individual (PEI) - Documento original, realizado após o relatório técnico-pedagógico, num período nunca superior a três meses, onde estão explícitas todas as repostas educativas de que o aluno irá usufruir. Desde que não ocorram alterações, cada PEI deve ser revisto de três em três anos ou desde que haja uma mudança de ciclo.

Relatório circunstanciado (de acompanhamento ao PEI) - Documento original, realizado no final de cada ano letivo para avaliar a eficácia das respostas educativas implementadas, segundo o PEI.

Sem comentários:

Enviar um comentário