terça-feira, 23 de setembro de 2014

Dados do relatório Estado de Educação 2013 publicado pelo CNE.


Numa breve análise, os dados do relatório Estado de Educação 2013, publicado pelo CNE, evidenciam que no âmbito da educação especial:



  • No ano letivo 2013/2014 houve uma redução significativa do n.º de Centros de Recursos para a Inclusão e das unidades orgânicas no continente comparativamente a anos letivos anteriores;
  • No ano letivo 2013/2014 houve um aumento significativo do n.º de alunos com NEE comparativamente a anos letivos anteriores;





















Os dados relativos à distribuição das crianças e jovens com necessidades educativas pelos diferentes níveis e ciclos de educação e ensino (disponíveis apenas para os anos letivos de 2012/2013 e 2013/2014) mostram um aumento do número de alunos nos diferentes níveis, à exceção do 1º ciclo do Ensino Básico. Esta situação não deverá ser alheia ao facto de o número de alunos que frequentam este ciclo ter vindo a diminuir globalmente nos últimos anos. O Pré-Escolar e o Ensino Secundário apresentam os acréscimos mais significativos de alunos com NEE, cerca de 27% e 28%, respetivamente (Fig. 3.2.1.).

  • No ano letivo 2013/2014 houve uma diminuição muito acentuada do n.º de docentes de EE (grupo 910, 920, 930) colocados para o apoio à crianças / alunos com NEE comparativamente a anos letivos anteriores;























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