Criou um sítio Web onde se encontram todos os
resultados das atividades e produtos realizados - http://sennet.eun.org/ - e comunidade no
Facebook - https://www.facebook.com/groups/SENnetwork/
.
Todos os alunos beneficiam do potencial
pedagógico das TIC, mas para os alunos com NEE as tecnologias podem mudar a sua
vida, permitindo-lhes mais acesso e maior autonomia, graças à utilização de
ampliadores de carateres, leitores de ecrã, sintetizadores de fala, comunicação
por símbolos, tecnologias móveis e outros dispositivos.
O projeto apresenta resultados positivos em
três áreas nucleares: (i) investigação e estudos de caso; (ii) recursos
educativos digitais; e, (iii) formação online sobre inclusão e acesso às
tecnologias.
Na área de investigação e estudos de caso
foram produzidos relatórios temáticos sobre inovação relativa ao papel das TIC
na inclusão de alunos com NEE em escolas regulares, ao desenho universal de
aprendizagem e à utilização de tablets. Um conjunto de estudos de caso sobre
impactos das tecnologias na aprendizagem de alunos com NEE foram levados a cabo
por todos os parceiros, os quais foram ilustrados com vídeos, disponíveis no
sítio web do projeto SENnet.
O parceiro português apresentou oito estudos de
caso que se encontram reunidos em e-book - http://crtic1estudos1caso.pressbooks.com/
.
No âmbito dos recursos educativos digitais
foram identificados cerca de 200 novos recursos pelos parceiros, e, no total,
foram classificados cerca de 600 recursos de acordo com especificações de
acessibilidade, tendo sido aberta uma nova categoria NEE no repositório da EUN -
http://lreforschools.eun.org .
Relativamente ao desenvolvimento de
competências de professores foi organizado um curso online sobre «Inclusão e
Acesso às Tecnologias», que os parceiros europeus adaptaram e localizaram aos
respetivos contextos nacionais. Das várias iniciativas, destaca-se o curso
massivo aberto online (MOOC) organizado em Portugal - http://www.inctec2014.blogspot.pt/ - o qual
mobilizou 927 inscrições.
Resume-se, deste modo, o balanço dos três
anos de atividade do projeto europeu SENnet.
Mais informação - http://dge.mec.pt/educacaoespecial/index.php?s=directorio&pid=119
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