terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Projeto europeu põe tecnologia ao serviço de pessoas com síndrome de Down

As aplicações de telemóveis e tablets podem ajudar a minorar alguns dos problemas de pessoas com o síndrome de Down, ajudando-as a ser mais independentes.


Este é o objetivo do projeto POSEIDON (PersOnalized Smart Environments to increase Inclusion of people with DOwn’s syndrome), que é financiado pela União Europeia e junta nove parceiros de quatro países. A iniciativa aposta em aplicações visuais e simples, onde o interface de toque é importante, ajudando a superar algumas das barreiras enfrentadas no dia a dia por quem é afetado pela disfunção genética também conhecida como Trissomia do cromossoma 21, quebrando também limites na socialização.

O projeto tem a duração de três anos e deverá terminar em novembro de 2016, depois do desenvolvimento e teste das aplicações por parte dos vários parceiros.

Entre as aplicações que estão a ser desenvolvidas está um calendário que apresenta os eventos do dia de forma simplificada, com ligações a horários escolares, informação meteorológica e outros dados relevantes, como o tipo de roupa que deve vestir para enfrentar o frio ou o calor e que livros deve levar para a escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário