sexta-feira, 15 de maio de 2015

Investigadores revertem cegueira de forma parcial

 Investigadores internacionais conseguiram restaurar, parcialmente, a visão de ratinhos com cegueira hereditária, patologia causada pela degeneração das células dos olhos sensíveis à luz. Embora o caminho até à aplicação da mesma técnica em humanos ainda seja longo, os cientistas acreditam que este avanço vai contribuir para que a tecnologia seja aperfeiçoada e se aproxime de uma futura prática médica.
Investigadores revertem cegueira de forma parcial
A cegueira hereditária, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, é provocada pela degradação progressiva das células dos olhos que reagem à luz - os chamados "fotorecetores", mas os cientistas acreditam que uma tecnologia denominada optogenética poderá trazer uma nova esperança aos pacientes.

Apesar de as capacidades destas células se perderem, há células em camadas mais profundas da retina que não conseguem detetar a luz mas se mantêm intactas. O objetivo dos investigadores é, portanto, "introduzir" proteínas sensíveis à luz nas células sobreviventes, transformando-as em fotorecetores de substituição e, assim, restaurando a visão.

Para já, a viabilidade de uma aplicação clínica da optogenética é limitada, uma vez que a "injeção" de proteínas sensíveis à luz nas células sobreviventes da retina exige, pelos métodos tradicionais, quantidades elevadas e potencialmente perigosas de intensidade luminosa.

LER ARTIGO COMPLETO


Fonte: Boas notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário