domingo, 1 de novembro de 2015

Procedimentos na identificação da possível existência de NEE

Apresento alguns exemplos de procedimentos a ter em conta na identificação da possível existência de NEE. Para tal, deveremos definir bem a metodologia a utilizar, os responsáveis em todo o processo e os principais itens de recolha de dados na identificação da possível existência de NEE.



Metodologia
Responsáveis
Principais itens de recolha de dados
Observação direta
Família, educador ou docente titular de turma, docente de EE, outro pessoal docente / não docente da escola.
- Informações da família e membros da comunidade;
- Registo de dados das crianças (sinais de alerta);
- Apontamentos de vária ordem (dificuldades, incapacidades, etc.);
- Diálogos (agentes educativos, alunos, etc.);
- Visualização de desenhos, fichas, cadernos escolares, fotografias, etc.;
Análise documental
Educador ou docente titular de turma, DT e docente de EE.
-       Consulta de bibliografia (conhecimento das fases do desenvolvimento infantil, teorias da educação, etc.);
-       Processo individual da criança e relatórios (serviços de saúde, departamento de EE, SPO, etc.);
- Atestados, declarações médicas e outros documentos escritos (avaliação clínica e diagnóstico, avaliação psicológica, etc.);
-       Resultados da avaliação das aprendizagens escolares;
-       Avaliações educativas (docente de EE, SPO, etc.);
- Atas de reuniões, entre outros.
Inquérito por questionário
Conselho de turma, departamento curricular, equipa de avaliação interna da escola, direção.
- Aplicação de questionários aos pais e outros familiares (obtenção de dados pessoais, características da criança, os seus sinais de alerta, etc.);
Inquérito por entrevista
Educador ou docente titular de turma, DT, docente de EE e outros profissionais (se necessário).
- Entrevista aos pais ou encarregados de educação (anamnese: antecedentes familiares, problemas à nascença, …), atividades da vida diária, etc.;
-       Entrevista ao (s) docente (s) e técnicos especializados (recolha de informação relevante: educação, comportamento, saúde, etc.);
 - Entrevista a outros profissionais.
Fonte: elaboração própria.

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