Metodologia
|
Responsáveis
|
Principais itens
de recolha de dados
|
Observação
direta
|
Família, educador ou docente titular de turma, docente de EE, outro
pessoal docente / não docente da escola.
|
- Informações da família e membros da comunidade;
- Registo de
dados das crianças (sinais de alerta);
- Apontamentos de vária ordem (dificuldades,
incapacidades, etc.);
- Diálogos (agentes educativos, alunos, etc.);
- Visualização de desenhos, fichas, cadernos
escolares, fotografias, etc.;
|
Análise documental
|
Educador ou docente titular de turma, DT e docente de EE.
|
-
Consulta de
bibliografia (conhecimento das fases do desenvolvimento infantil, teorias
da educação, etc.);
-
Processo
individual da criança e relatórios (serviços de saúde, departamento de EE,
SPO, etc.);
- Atestados, declarações médicas e outros documentos
escritos (avaliação clínica e diagnóstico, avaliação psicológica, etc.);
-
Resultados da
avaliação das aprendizagens escolares;
-
Avaliações
educativas (docente de EE, SPO, etc.);
- Atas de reuniões, entre outros.
|
Inquérito por
questionário
|
Conselho de turma, departamento curricular, equipa de avaliação interna
da escola, direção.
|
- Aplicação de questionários aos pais e outros
familiares (obtenção de dados pessoais, características da criança, os
seus sinais de alerta, etc.);
|
Inquérito por
entrevista
|
Educador ou docente titular de turma, DT, docente de EE e outros
profissionais (se necessário).
|
- Entrevista aos pais ou encarregados de educação (anamnese:
antecedentes familiares, problemas à nascença, …), atividades da vida
diária, etc.;
-
Entrevista ao
(s) docente (s) e técnicos especializados (recolha de informação
relevante: educação, comportamento, saúde, etc.);
- Entrevista
a outros profissionais.
|
Espaço de partilha e permuta de materiais, informações e experiências no âmbito da Educação Inclusiva.
domingo, 1 de novembro de 2015
Procedimentos na identificação da possível existência de NEE
Apresento alguns exemplos de procedimentos a ter em conta na identificação da possível existência de NEE. Para tal, deveremos definir bem a metodologia a utilizar, os responsáveis em todo o processo e os principais itens de recolha de dados na identificação da possível existência de NEE.
Fonte: elaboração própria.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário