terça-feira, 10 de novembro de 2015

Workshop “Intervenção com crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais – O Brinquedo Adaptado e Software de Baixo Custo (Baixa Visão)

O CRTIC de Viana do Castelo, em parceria com o CRTIC de Cinfães, irá realizar o Workshop “Intervenção com crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais – O Brinquedo Adaptado e Software de Baixo Custo (Baixa Visão).
 
Data: 27 de novembro de 2015
Local: Escola Básica da Abelheira - Viana do Castelo
Horário: 14h às 17h
 
1.ª PARTE DO WORKSHOP – Software de baixo custo para alunos com Baixa Visão (45 m)
O recurso a tecnologias de apoio pode fazer toda a diferença na participação destes alunos no seu ambiente e na interação com os seus pares.
As TIC são ferramentas úteis para todos e, por vezes, imprescindíveis aos alunos com necessidades especiais.
A articulação entre o(s) docente(s) de educação especial e os restantes professores da turma é essencial para uma sintonia de estratégias com vista à inclusão.
Esta formação tem como objetivo principal a utilização de tecnologias de apoio como ferramentas e métodos de intervenção em crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais. Estas tecnologias facilitarão não só o apoio à inclusão escolar dos alunos, mas também o aumento da sua qualidade de vida, realizando tarefas quotidianas com maior participação e autonomia. Durante a formação serão focados exemplos práticos de utilização das tecnologias de apoio e explorados instrumentos de utilização gratuita que poderão ser utilizados pelos formandos no decorrer das suas atividades letivas.
 
2.ª PARTE DO WORKSHOP – O Brinquedo Adaptado (2h e 15m)
Será feita uma apresentação sobre a importância e necessidade do brinquedo adaptado. Em seguida, será feita a adaptação de brinquedos por parte dos “formandos”.
Objetivos:
- Proporcionar informação/ formação sobre processos de adaptação de brinquedos e construção de switches.
- Contribuir para o aperfeiçoamento, enriquecimento e atualização da intervenção dos profissionais e da família que desenvolvem a sua atividade com crianças e jovens com necessidades especiais.
- Manipular os brinquedos poderá servir como facilitador no futuro acesso ao computador.
 
NOTA: O valor da formação será de 10 € (será para a aquisição do brinquedo para adaptação na formação).
 
As inscrições deverão ser realizadas até ao dia 20 de novembro, através do e-mail do CRTIC de Viana do Castelo. Atendendo ao cariz prático do workshop  só serão aceites 15 participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário