quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Recursos livres para alunos com NEE: Sintetizadores de Fala, Reconhecimento de Voz e Leitor de Texto

No sítio da Internet Freeware-Recursos Livres-Necessidades Especiais-Deficiência é possível obter um conjunto variado de aplicações (quase todas gratuitas) para trabalharmos ou apoiarmos os nossos alunos com NEE, como é o caso de aplicações relativas a sintetizadores de fala, reconhecimento de voz ou leitor de texto.

SlideTalk


 Imagem



SlideTalk é uma aplicação com sintetizador de fala que permite carregar slides  e/ou apresentação powerpoint e automaticamente lê o texto, com publicação direta para o Youtube.
Permite várias línguas, entre as quais a portuguesa com o sintetizador Celia.
Tutorial:
https://youtu.be/1JEw5o3M9Cg
Um exemplo: http://youtu.be/ZOYl9SJSyWI

Balabolka


 Imagem



Balabolka é um sintetizador de fala gratuito (text-to-speech) que reconhece todas as vozes que estejam instaladas no computador. O texto no ecrã pode ser gravado em vários formatos de ficheiros de som (WAV, MP3, MP4, OGG or WMA file).
Tutorial:
https://youtu.be/Hf663--0544

Wordflashreader


Picture



Wordflashreader
Aplicação para Linux faz leitura de páginas Web, leitura de email e outros textos. Trabalha melhor com ficheiros de texto e de html. Realça cada palavra ou frase de forma sequencial, fazendo pausa na pontuação.

Natural Reader 10


Picture



Natural Reader 10 é um leitor de texto. Utiliza as vozes da Microsoft para ler qualquer texto. Permite copiar e colar texto em janela própria para leitura.Permite regular a velocidade de leitura e utilizar teclas de atalho. (apenas vozes US,UK, Italiana, espanhola, francesa). Tem janela flutuante
It can convert any written text such as MS Word, Webpage, PDF files, and Emails into spoken words with Microsoft voices.
Tutorial:
https://youtu.be/yp-uOVR-k_U


iSpeech


Picture



iSpeech é um sintetizador de fala e de reconhecimento de voz com  aplicações para telemóveis e uma grande variedade de línguas.
Demo

Power Talk for Powerpoint


Picture



Power Talk for Powerpoint é um leitor de powerpoint, que faz a leitura automática dos slides. A vantagem sobre outros sintetizadores de fala é que permite ler texto escondido, associado às imagens. A voz é utilizada apartir das várias versões do Windows, 7, Vista, XP.

PowerTalk is a free program that automatically speaks any presentation or slide show running in Microsoft PowerPoint for Windows. You just download and install PowerTalk and while you open and run the presentation as usual it speaks the text on your slides. The advantage over other generic 'Text To Speech' programs is that PowerTalk is able to speak text as it appears and can also speak hidden text attached to images. Speech is provided by the synthesised computer voices that are provided with Windows 7, Vista and XP, and other voices are available. PowerTalk uses PowerPoint supplied with Microsoft Office to show the presentation.


Vocal Joystick


Picture



Vocal Joystick - aplicação que permite usar a voz para controlar objetos no ecrã do computador.

«The goal of this project is to develop a novel system that we call the Vocal Joystick (VJ). This device will enable individuals with motor impairments to use vocal parameters to control objects on a computer screen (buttons, sliders, etc.) and ultimately electro-mechanical instruments (e.g., robotic arms, wireless home automation devices).»

eSpeak


Picture



eSpeak é um sintetizador de fala opensource para várias línguas.

«eSpeak does text to speech synthesis for the following languages, some better than others. Afrikaans, Albanian, Armenian, Cantonese, Catalan, Croatian, Czech, Danish, Dutch, English, Esperanto, Estonian, Finnish, French, Georgian, German, Greek, Hindi, Hungarian, Icelandic, Indonesian, Italian, Kannada, Kurdish, Latvian, Lojban, Macedonian, Malayalam, Mandarin, Norwegian, Polish, Portuguese, Romanian, Russian, Serbian, Slovak, Spanish, Swahili, Swedish, Tamil, Turkish, Vietnamese, Welsh».
Apoio - http://sourceforge.net/projects/espeak/support
Tutorial:
https://youtu.be/7S-29-f5FLU

ReadSpeaker


Picture



ReadSpeaker - é um serviço de text-to-speach, que efectua a síntese vocal dos conteúdos das páginas Web, lendo-as de uma forma quase natural. Faz a leitura em várias línguas, entre as quais a portuguesa.
Vídeos no Youtube:
https://youtu.be/5Gkj7TEIwnk
ReadSpeaker webReader Introduction
Implementation guide for ReadSpeaker webReader on Blogger

Philips FreeSpeech 2000 em português


Picture



Free Speech 2000 da Philips é um software que disponibiliza o reconhecimento de voz em português / comando de voz em português / reconhecimento por voz em português / reconhecimento de fala em português / comando por voz em português, permitindo a criação de documentos sem teclado. Através do microfone, o utilizador pode ditar palavras que são convertidas em texto, na maioria das aplicações do Windows. Com os comandos vocais é possível controlar todas as aplicações (abrir, fechar, maximizar, etc.) e também navegar na Internet.

DSpeech


Picture



DSpeech é um sintetizador de fala (text to speech) com reconhecimento de voz integrado (automatic speech recognition).
DSpeech v1.55.3 (Windows NT/2000/XP/VISTA) ca 800 KB
Pode ser traduzido para várias línguas, entre as quais o Português.

yRead


Picture



yRead é um sintetizador de voz, aplicação livre; com versão portuguesa.

E-triloquist


Picture



E-triloquist é uma aplicação com uma caixa para entrada de texto ou audio para ser falada ou escutada por um sintetizador de voz.
Manual: http://www.etriloquist.com/Etriloquist%20Help.pdf

Word Talk


Picture



Word Talk é uma aplicação livre para pessoas com dificuldades de escrita e leitura, que associa ao texto um sintetizador de voz (free text-to-speech-plugin) desenvolvido para as diferentes versões do Microsoft Word. Dá voz ao texto que se lê ou escreve, sublinhando-o. Contém um dicionário falante. Dá a possibilidade de configurar cores de sublinhado, alterar a velocidade da fala, converter texto em fala e gravar em ficheiro mp3. Está aferido às diversas línguas, mediante selecção.

Text-to-Speech


Picture



Text-to-Speech é uma aplicação online, com recurso a avatar/sintetizador de fala, que lê texto introduzido em caixa, e que tem opção em várias línguas.

Daisy Book Generator


Picture



Daisy Book Generator é uma aplicação livre que permite gerar livros daisy a partir de ficheiros MP3 e WAV.

Tutorial:
https://youtu.be/z_gnwbhwcOc

Mec Daisy


Picture



Mec Daisy é uma solução tecnológica que permite a produção de livros em formato digital acessível, no padrão Daisy. Desenvolvido em parceria com o Núcleo de Computação Eletrónica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - NCE/UFRJ - o Mecdaisy possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado.
Tutorial:
https://youtu.be/2jPSWfbEK4k

Verbose Text to Speech


Picture



Verbose Text to Speech é um software de leitura de ecrã, permite a leitura de qualquer texto, gravar em mp3 e wav para ouvir posteriormente.

Talking Keyboard


Picture



Talking Keyboard é uma aplicação que permite ouvir quais as teclas que foram premidas. Permite configurar funções para as teclas. Útil para pessoas com deficiência visual.

e-Speaking


Picture



e-Speaking é uma aplicação livre de reconhecimento de voz e fala que permite controlar o computador, ditar emails e textos e permite que os documentos do computador lhe sejam lidos.

Simply Talker 2000


Picture



Simply Talker 2000  é um sintetizador de voz de ecrã concebido para funcionar com o Internet Explorer. Permite navegação fácil para pessoas cegas.

Voki


Picture



Voki é uma aplicação online que permite a criação de mensagens faladas através de avatares.

Windows Speech Recognition


Picture



Conjunto de tutoriais sobre configurações do Windows para reconhecimento de voz:
Free Speech Recognition Tutorial 1 - Setting Up Windows Speech Recognition
Free Speech Recognition Tutorial 2 - Controlling The Mouse With Mouse Grid
Free Speech Recognition Tutorial 4 - Controlling Windows
Free Speech Recognition Tutorial 5 - Dictating To Word
Free Speech Recognition Tutorial 10 - Dyslexia and Speech Therapy

Adding Text to Speech to Microsoft Word 2007 Tutorial - https://youtu.be/rUJ2KC3TqX0
How to add text-to-speech in Microsoft Office 2010 - https://youtu.be/pW6U5YlQ6ro
Microsoft Windows 8 Tutorial | Enabling And Training Speech Recognition - https://youtu.be/Y6V-mYwp3Gc
Official Speech Recognition Tutorial (Windows 7)-
https://youtu.be/b2jpjf1lrQQ

Dorina Daisy Reader


Picture



O Dorina Daisy Reader (DDReader) é um leitor de livros digitais em formato DAISY 3.0 operando como extensão do Firefox. Sua primeira versão é oferecida em três idiomas: português, inglês e espanhol. A interface foi desenhada tendo como objetivo atender às necessidades de deficientes visuais. Por isto o fundo preto e a utilização de somente três cores: o preto, o branco e o amarelo. Futuramente serão incluídos outros skins visuais. Os livros podem ser lidos por voz sintetizada, narração pré-gravada ou somente em texto na tela.
O DDReader tem como requisito obrigatório a instalação de uma voz sintetizada no idioma a ser usado. Assim, além de ter instalado o sistema SAPI4 ou SAPI5 da Microsoft (que é parte do sistema Windows), você deve ter uma voz no idioma escolhido.

Daisy MS Word add-in


Picture



Save as "DAISY" add-in for Microsoft Office Word now incorporates a "Lite" version of the DAISY Pipeline. You can select to generate the DAISY XML for further processing, or you can generate a fully conforming DAISY file set with full navigation and full text synchronized with audio. The audio is generated by the default text-to-speech (TTS) engine on your Windows computer.
Tutorial - http://pattanaimcenter.com/presentations/save_as.html

AMIS (Daisy for All)


Picture



AMIS é uma aplicação que permite ler livros Daisy e que faz parte do projecto Daisy for ALL. Trata-se de um leitor multilingue de livros electrónicos compatíveis com os standards Daisy.

DIRCE - Livros digitais


 Imagem



Dirce - software para reprodução de livros digitais falados. Necessita de instalar Java 6.0 antes de descarregar o software Dirce (padrão Daisy).

BATS (Blind Audio Tactile Mapping System)


Picture



BATS é um projeto da Universidade da Carolina do Norte (EUA) que tem como objetivo tornar acessíveis a informação espacial e os mapas a pessoas cegas.
A aplicação pode ser descarregada a partir de: http://sourceforge.net/projects/uncbats/

LISTEN N WRITE

Picture
LISTEN N WRITE é uma aplicação livre de reconhecimento de voz, que converte ficheiro áudio em texto e que pode ser descarregada de - http://download.cnet.com/.
Tutorial - https://youtu.be/WEUHZr9Bwdk 



POTPLAYER

Picture
POTPLAYER é uma aplicação livre de reconhecimento de voz, que converte ficheiro áudio em texto e que pode ser descarregada de - http://www.softpedia.com/get/Multimedia/Video/Video-Players/PotPlayer.shtml.
Tutorial - https://youtu.be/vmik46l_gy4 

AUDIO TO TEXT CONVERTER

AUDIO TO TEXT CONVERTER  é uma aplicação livre de reconhecimento de voz, que converte ficheiro áudio em texto e que pode ser descarregada de - http://audiototextconverter.blogspot

Sem comentários:

Enviar um comentário