segunda-feira, 5 de março de 2012

IRS Solidário

Divulgo uma iniciativa solidária: Raríssimas - Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras
Rua das Açucenas, Lote 1, Loja Dta
1300-003 LISBOA
Tel: 217786100
Fax: 217786099
web:
http://www.rarissimas.pt/
e-mail: info@rarissimas.pt



 C


domingo, 4 de março de 2012

O blogue de Álvaro Santos Pereira parou no tempo!

OS MEUS LIVROSO blogue DESMITOS administrado por Álvaro Santos Pereira, atual Ministro da Economia e do Emprego, deixou de ter atualizações a partir do dia 22 de junho de 2011 (data provável em que recebeu o convite para ser Ministro).
Eu costumava visitar este blogue, pelo menos, 3 ou 4 vezes por semana.

Conferência Parlamentar sobre Educação Especial


A Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura vai realizar, no dia 21 de março de 2012, das 09h30 às 13h00, na Sala do Senado da Assembleia da República, uma Conferência Parlamentar sobre Educação Especial.





Se tem interesse em participar na referida Conferência, pode fazer a sua inscrição, até 16 de março, em: http://app.parlamento.pt/InscriptionForm/form/FormularioA.aspx?formid=EduEsp2012
Ficha de Inscrição
Nome:
Instituição:
Cargo:
E-mail:
Telefone/telemóvel:
Anexo
Incluir anexo na Inscrição
Caso queira enviar mais do que um anexo, por favor junte-os num único ficheiro comprimido de formato zip. Não são aceites ficheiros com tamanho superior a 8 MB.



Em caso de dúvidas, ou necessidade de informação complementar, aceda ao website da Comissão, AQUI. 

sábado, 3 de março de 2012

Orientações Gerais para Alunos com Necessidades Educativas Especiais - Provas Finais de Ciclo do Ensino Básico - 2012


Destaco, neste documento, os seguintes aspetos:

a) Apenas em casos muito excecionais, os alunos cegos, com baixa visão, surdos severos ou profundos ou com limitações motoras severas que, relativamente à prova caracterizada na Informação-Prova final da responsabilidade do GAVE, necessitem de alterações nos instrumentos de avaliação ao nível da estrutura das provas e na tipologia e formulação dos itens, podem realizar provas finais a nível de escola nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática;

b) Excecionalmente em 2011/2012, os alunos do 3.º ciclo com necessidades educativas especiais de carácter permanente do domínio cognitivo e com necessidades especiais de saúde decorrentes de situações clínicas graves que, ao longo do seu percurso educativo, tenham tido, ao abrigo dos artigos 18.º e 20.º do Decreto-Lei n.º 3/2008, adequações curriculares individuais com adequações no processo de avaliação nas disciplinas de Língua Portuguesa e ou Matemática, constantes do seu programa educativo individual, podem realizar provas finais a nível de escola para conclusão do 3.º ciclo, sob proposta do conselho de turma;
Nestes casos as provas finais a nível de escola de Língua Portuguesa e ou de Matemática devem ser assinaladas no ponto 6.11 do ANEXO I-EB.
c) Os alunos que frequentam um currículo específico individual, ao abrigo do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 3/2008, estão dispensados da realização das provas finais dos 6.º e 9.º anos de escolaridade, de acordo com o estipulado na alínea c) no n.º 43.1 do Despacho Normativo n.º 14/2011, de 18 de novembro.

Orientações Gerais para Alunos com Necessidades Educativas Especiais - Exames do Ensino Secundário 2012

Foi publicada a MENSAGEM N.º 3/JNE/2012 - Processos de inscrição e realização dos exames finais nacionais do ensino secundário


No portal da internet do JNE também estão disponíveis para consulta (só na área escolas) os seguintes documentos:

 - Orientações Gerais para Alunos com Necessidades Educativas Especiais - Exames do Ensino Secundário 2012;

- Mensagem n.º 02/JNE/2012, sobre o "Anexo ao Boletim de Inscrição para os Exames de Equivalência à Frequência dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico";

sexta-feira, 2 de março de 2012

O que é a Síndrome de Aicardi?

A síndrome de Aicardi é uma doença genética rara e congênita caracterizada pela ausência parcial ou total do corpo caloso (estrutura que faz a ligação entre os 2 hemisférios do cérebro), anomalias na retina e convulsões. Outros danos neurológicos que podem ser encontrados nos portadores da doença incluem o alargamento do sistema ventricular e hidrocefalia.
A enfermidade afecta individuos do sexo feminino e resulta de uma anormalidade localizada no cromossoma X. Porém, indivíduos do sexo masculino com a síndrome de Klinefelter, por terem um cromossoma X a mais, poderão sofrer dela.

Os sintomas geralmente se manifestam a partir dos três a cinco meses de vida e incluem epilepsia (na forma de espasmos), deficiência no desenvolvimento cognitivo e deficiência mental.

Foi identificada pela primeira vez pelo neurologista francês Jean Aicardi, em 1965. Não exclui a capacidade de locomoção, A capacidade de linguagem está raramente presente, embora não exclua a capacidade de outras formas de comunicação.

No ano de 2008, haviam relatados cerca de 900 casos nos Estados Unidos, com um número global de casos estimado em vários milhares.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Investigadora portuguesa inventa brinquedos para crianças invisuais

Leonor Pereira, professora do Ensino Básico, desenvolveu uma tese de mestrado em que propõe brinquedos adaptados a crianças cegas e com baixa visão. Os brinquedos, em material têxtil, são mais seguros para as crianças e permitem incluí-las nas brincadeiras.

No mestrado da Universidade do Minho concretizou a ideia que ajuda a superar as necessidades especiais: brinquedos com diferentes tecidos, texturas e formatos.
Estes brinquedos não servem apenas para crianças com dificuldades de visão, até porque, frisou a investigadora, «é importante que as crianças que não são cegas interajam com as outras».

Esta investigadora da Universidade do Minho procura, agora, quem fabrique os brinquedos que ela sonhou e que se destinam a crianças invisuais e com baixa visão.
 
 
Para ouvir esta notícia, clique na seguinte hiperligação:

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

9.ª edição do Concurso Escola Alerta! 2011/2012.

Está aberto o Concurso "Escola Alerta!" 2011/2012. Participe e concorra ao "Escola Alerta!" 2011/2012 contribuindo deste modo para a construção de uma sociedade para todos, através da promoção da igualdade de oportunidades, dos direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência. 
Logotipo do Concurso Ao abrigo do nº8, do Artigo 10.º do Regulamento do Concurso "Escola Alerta!" 2011/2012, o Júri Nacional definiu os Critérios e a Grelha a utilizar na avaliação dos trabalhos, documentos que agora são tornados públicos.

No sentido de apoiar as Escolas na elaboração da Memória Descritiva que deve acompanhar cada Trabalho (nº 1 do Artigo 9.º do Regulamento), o Júri Nacional elaborou um documento que denominou "Formulário de Apoio à Elaboração da Memória Descritiva" e que agora é tornado público. A apresentação deste documento, embora não seja obrigatória, é recomendável por questões de acessibilidade e de normalização da informação de suporte à avaliação por parte do Júri.

Para saber mais sobre os objectivos gerais deste projecto, consulta o Menu "Escola Alerta!". Para conhecer os princípios que orientam e estruturam a sua 9.ª edição bem como as alterações que foram feitas a este concurso, recomenda-se a leitura da Nota explicativa e do Regulamento 2011/2012, que se encontram disponíveis para descarregar. Para participar neste concurso, cada um dos estabelecimentos de ensino deve preencher a Ficha de identificação da escola e trabalhos realizados a qual, junto com os trabalhos selecionados pelas Escolas, deverá ser entregue, em mão no INR, I.P., das 9h00 às 18h00, ou via correio registado, para o seguinte endereço:
Concurso "Escola Alerta!"
Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.
Av. Conde de Valbom, 63
1069-178 Lisboa

A entrega em mão deverá ser feita até ao dia 22 de Abril de 2012 e o envio por correio terá de ter carimbo postal até este dia.
Para mais informações poderá consultar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (versão de leitura fácil, da iniciativa da Fenacerci, a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei de Bases da Prevenção, Habilitação, Reabilitação e Participação da Pessoa com Deficiência.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Provas de Aferição 2012 - 1.º ciclo

No sítio da internet do GAVE podem ser consultadas as informações sobre as provas de afericão do 1.º ciclo do ensino básico.
Gabinete de Avaliação Educacional

 

 

 

Provas de Aferição 2012

As provas nacionais de aferição visam recolher informação relevante sobre os desempenhos dos alunos nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática. Estas provas, pelo carácter universal da sua aplicação e pela natureza da informação que os seus resultados proporcionam, constituem um instrumento de diagnóstico disponibilizado às escolas, aos professores e às famílias, que permite uma reflexão coletiva e individual sobre a adequação das práticas letivas às finalidades e aos objetivos educacionais propostos no currículo. De acordo com o despacho n.º 2351/2007, de 14 de fevereiro, com a última redação dada pelo despacho n.º 10534/2011, de 11 de agosto, as provas de aferição deverão ser aplicadas anualmente, no final do 1.º ciclo do ensino básico, aos alunos das escolas públicas e dos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo.

Informação conjunta GAVE/JNE - Provas adaptadas 2011/2012

O Gabinete de Avaliação Educação (GAVE) colocou uma mensagem no seu sítio da internet, a Informação conjunta GAVE/JNE, sobre adaptação de provas de aferição, de provas finais de ciclo e de provas de exames finais nacionais, para alunos cegos, com baixa visão ou limitações motoras severas que pode ser consultada.

Gabinete de Avaliação Educacional

Relembro que esta é uma  área restrita das escolas, à qual não se tem acesso livre.

Escolas

Introduza os dados da escola (utilizador e password normalmente usados nas aplicações do GEPE)
A área reservada às escolas da página do GAVE foi integrada na Extranet .
Toda a documentação anteriormente disponibilizada poderá ser consultada no separador Conteúdos.