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Espaço de partilha e permuta de materiais, informações e experiências no âmbito da Educação Inclusiva.
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Espanha: Local de Recursos de Necesidades Educativas Especiales
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Teachers TV: Department for education - United kingdom
Teachers TV
We will update this list as further websites are published.
Fonte: http://www.education.gov.uk/schools/toolsandinitiatives/teacherstv/
Following the closure of Teachers TV, the Department has signed a number of non-exclusive distribution agreements that will ensure that the 3,500 15 minute programmes in the archive will still be available to watch on-line.
Distributor | Website |
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Axis 12 Limited | www.teachfind.com/ |
Alexander Street Press | www.edtv.alexanderstreet.com |
Promethean Planet | www.prometheanplanet.com/PDTV |
Teach Pro Limited | www.schoolsworld.tv |
RAISEonline.Training | www.eyfsonline.org |
Laser Learning Ltd | www.laserlearning.tv |
viewmy.tv Limited | www.viewmy.tv |
Creative Education | www.creativeeducation.co.uk/videos/ |
Phoenix TTV Limited | www.teachersmedia.co.uk/ |
Andrew Bethell Associates Ltd | www.proteachersvideo.com |
TSL Education Ltd | www.tes.co.uk/video |
National STEM Centre | www.nationalstemcentre.org.uk/teacherstv |
Fonte: http://www.education.gov.uk/schools/toolsandinitiatives/teacherstv/
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Provas dos alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente – Esclarecimentos da Norma 02/JNE/2012
MENSAGEM N.º 11/JNE/2012 de 15/06/2012
ASSUNTO: Esclarecimentos sobre alguns itens da NORMA 02/JNE/2012
ASSUNTO: Esclarecimentos sobre alguns itens da NORMA 02/JNE/2012
PROVAS DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARÁCTER PERMANENTE
10. O n.º 47.1 da NORMA 02/JNE/2012 refere que as provas de exame realizadas por alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente que se enquadrem nas situações aí discriminadas são enviadas para os agrupamentos de exame em envelope separado.
Esclarece-se que as provas finais do 2.º ciclo realizadas por alunos com limitações do domínio cognitivo também deverão ser enviadas para classificação em envelope separado, com a seguinte inscrição: “Prova Final do 2.º ciclo (código 61 ou 62) realizada por aluno com limitações do domínio cognitivo”.
10. O n.º 47.1 da NORMA 02/JNE/2012 refere que as provas de exame realizadas por alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente que se enquadrem nas situações aí discriminadas são enviadas para os agrupamentos de exame em envelope separado.
Esclarece-se que as provas finais do 2.º ciclo realizadas por alunos com limitações do domínio cognitivo também deverão ser enviadas para classificação em envelope separado, com a seguinte inscrição: “Prova Final do 2.º ciclo (código 61 ou 62) realizada por aluno com limitações do domínio cognitivo”.
Fonte: http://adduo.blogspot.com.es/2012/06/exames-2012-mensagem-n-11jne2012.html
Publicações no âmbito da Educação Especial
Na Direção Geral da Educação encontram-se disponíveis para consulta e download as seguintes publicações, no apoio e intervenção à Educação Especial:
sábado, 16 de junho de 2012
Foi publicado o projecto de Decreto-Lei que regulamenta o alargamento da escolaridade obrigatória em Portugal
Segundo a FENPROF, o projecto de Decreto-Lei aprovado em Conselho de Ministros, já numerado como DL 268/2012, representa o seguinte:
- Possibilita a constituição de grupos de nível nas chamadas disciplinas estruturantes, com tudo o que tal significa em termos de exclusão;
- Prevê a implementação de um sistema modular, como via alternativa ao currículo do ensino básico geral, para os alunos maiores de 16 anos que revelem dificuldades de aprendizagem. Não só este sistema é totalmente inadequado para estes níveis etários, como o MEC já colocou em marcha um processo de destruição de praticamente todas as modalidades de ensino de adultos;
- Prevê “empurrar” os alunos do secundário para ofertas formativas “adequadas ao seu perfil” sempre que sejam detectadas dificuldades de aprendizagem;
- Coloca numerosas restrições à frequência dos alunos que atinjam os 18 anos de idade pretendendo “atirá-los” para fora do sistema educativo, ainda que sem concluírem o 12.º ano;
- Copia modelos do centro da Europa, que discriminam os alunos com mais dificuldades de aprendizagem, obrigando-os, no caso de duas retenções, à frequência de “ofertas educativas” cada vez mais desvalorizadas até atingirem os 18 anos, altura em que serão descartados e lançados no desemprego sem possuírem qualquer formação que os ajude a inverter a situação.
Consulte aqui o projecto de Decreto-Lei que regulamenta o alargamento da escolaridade obrigatória.
Fonte: FENPROF
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Versão atual da matriz curricular do ensino básico / secundário para o ano letivo 2012-2013
Se consultarmos o portal da internet da DGE, verificamos que o MEC fez mais uma alteração à matriz curricular do ensino básico / secundário para o ano letivo 2012-2013.
Já ninguém sabe quantas alterações foram feitas.
Para quem quiser fazer o download da última versão conhecida e publicada, é só clicararem aqui.
Ação de Formação: O processo de avaliação e de intervenção em Intervenção Precoce na Infância
Formação de Professores para a
Inclusão - O processo de avaliação e de intervenção em Intervenção Precoce na
Infância (IPI)
Ação de Formação: O processo de avaliação e de intervenção em Intervenção Precoce na Infância (IPI)
1. Número de horas de duração da ação: 25
horas
2. Destinatários: Direções dos
Agrupamentos de escolas de referência para a IPI e docentes com funções de
coordenação no grupo de educação especial nos Agrupamentos de Escolas de
referência para a IPI, até ao limite de 30 candidatos.
3. Apresentação de candidaturas: Inscrição
online disponível em http://area.dgidc.min-edu.pt/fpaiipi entre
os dias 5 e 20 de junho de 2012.
4. Calendário e Horário:
9 de julho – das 14h às 18h
10 de julho – Manhã: das 9h.30m às 13h
Tarde: das 14h às 17h.30m
11 de julho – Manhã: das 9h.30m às 13h
Tarde: das 14h às 17h.30m
12 de julho – Manhã: das 9h.30m às 13h
Tarde: das 14h às 17h.30
9 de julho – das 14h às 18h
10 de julho – Manhã: das 9h.30m às 13h
Tarde: das 14h às 17h.30m
11 de julho – Manhã: das 9h.30m às 13h
Tarde: das 14h às 17h.30m
12 de julho – Manhã: das 9h.30m às 13h
Tarde: das 14h às 17h.30
5. Local de Realização: Instalações da
CERCICA, em Cascais.
A DGE assegura os custos referentes a alojamento em regime de internato.
6. Critérios de seleção dos candidatos:
A DGE assegura os custos referentes a alojamento em regime de internato.
6. Critérios de seleção dos candidatos:
Os candidatos serão selecionados por ordem de
entrada das inscrições até ao limite máximo de candidatos previsto no n.º 2.
Os resultados das candidaturas serão publicados no site da DGE, no dia 25 de junho de 2012.
Os resultados das candidaturas serão publicados no site da DGE, no dia 25 de junho de 2012.
Contactos:
e-mail - dseease@dge.mec.pt
Telefone:21 393 45 32.
Fonte: DSEEASE
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Conjunto de fichas e exercícios para trabalhar a dislexia
Fichas de Trabalho
Ficha para alunos com dificuldades em relacionar a linguagem falada com a linguagem escrita
Ficha para trabalhar a lateralidade
Ficha para trabalhar a orientação espacial
Ficha para trabalhar a percepção e imitação auditiva
Fichas para a interpretação e diferenciação de palavras
Jogos Didácticos
Jogo da Forca
Jogo da Memória – nível 3
Jogo da Memória 1
Jogo da Memória 2
Jogo da Memória 3
Jogo da Memória 4
Jogo das Diferenças
Jogos de palavras
Puzzle
Sopa de Letras
Sites relacionados
A intensidade da Dislexia no Brasil
Associação Portuguesa de Dislexia
Dislexia no Site da Junior
Portal da Dislexia
Fonte:http://dislexicos.wordpress.com/bibliografia-util/
Site da internet: Associação Brasileira de Dislexia
O sítio da internet www.dislexia.org.br fornece informações sobre as características da dislexia, artigos e materiais de apoio para profissionais.
Espaço - Área de Interação | ||||||||||||||||||||||||
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quarta-feira, 13 de junho de 2012
Brasil: maioria das vagas para pessoas com deficiência é operacional
Ainda são poucas as ofertas de trabalho para pessoas com deficiência em cargos de liderança. Segundo levantamento feito pelo site de carreira Vagas.com.br a partir de seu banco de dados, os postos de trabalho para pessoas com necessidades especiais se restringem a cargos operacionais, auxiliares e técnicos em 80% dos casos. Das oportunidades disponíveis para esses profissionais, apenas 3% são para cargos de coordenação, gerência ou direção, aponta a pesquisa.
No banco geral de oportunidades do site, há 29% de posições para níveis operacionais, auxiliares e técnicos. Neste mesmo banco, só 14% de vagas são destinados aos coordenadores, gerentes, supervisores e diretores. Dos 60 milhões de currículos cadastrados no site, cerca de 27 mil são portadores de deficiência. A pesquisa usou informação de 1.700 empresas.
Empresas não pagam R$ 18 bilhões a pessoas com deficiência
Falta humanização das empresas na aplicação da lei de cotas
Primeira dificuldade é frequentar a escola, diz cadeirante
Falta humanização das empresas na aplicação da lei de cotas
Primeira dificuldade é frequentar a escola, diz cadeirante
Segundo Luís Testa, gerente de vendas da Vagas Tecnologia, este levantamento mostra que há ainda uma discrepância entre as ofertas oferecidas para pessoas com deficiência e demais públicos. E revela também que algumas empresas estão utilizando a Lei de Cotas para preencher seus cargos operacionais.
”Mas as empresas também sofrem com a falta de qualificação dos portadores de deficiência, um dos motivos para não oferecerem mais vagas estratégicas a esse público”, explica Testa.
Entre os currículos cadastrados de pessoas com essas características, 6% possuem superior completo e apenas 0,9% frequentam algum curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado.
O levantamento também comparou o nível de exigência de escolaridade para vagas gerais e exclusivas para pessoas com deficiência veiculadas no site Vagas.com.br.
No banco geral de vagas, 66% das oportunidades são para candidatos com curso superior completo ou em andamento. No caso dos profissionais com deficiência, há 32% de postos para candidatos com superior completo ou em andamento.
“Ainda há desequilíbrio nestas oportunidades. As empresas podem ajudar a investir mais nesse público e oferecer novas vagas para eles. Os profissionais também precisam continuar aprimorando sua carreira para que este quadro se reverta logo”, diz Testa.
Fonte: http://oglobo.globo.com
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