segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sugestões de atividades para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência- 3 de dezembro

Sugestão de atividade para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência ou Incapacidade (clique aqui para aceder aos filmes):




Olá colegas,
Deixo aqui a minha proposta para dinamizar a atividade (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência) nos estabelecimentos de ensino dos agrupamentos de escolas nacionais.
O 6 documentários propostos estão programados para sessões de 45 a 50 minutos para cada grupo/turma que participe e deverão passar em local próprio.
Cada um de nós poderá adaptar essa situação ao nível de ensino que apoia.

 ATIVIDADE
 
Conjunto de documentários a visualizar

 

- Introdução: diapositivos e apresentação da atividade da responsabilidade do docente de educação especial (5minutos a 10 minutos);
 
- Desenvolvimento: visualização de 4 documentários (20 minutos)
1 - Pessoas com necessidades especiais (crianças e alunos com NEE);

2 - Educação Inclusiva: http://www.youtube.com/watch?v=Pwqv_uIOSGg (1m 54s);
 
3 - Educação Especial: http://www.youtube.com/watch?v=jjrZy-RFjZA&feature=related (6m);
 
4 – As pessoas com necessidades especiais podem fazer tudo o que fazem as outras – Filme superação: http://www.youtube.com/watch?v=uTUx7eALObI&feature=related (6m 16s);
 

- Conclusão (15 minutos)
1 - Ser diferente é ser normal!

v=PcSeWpkzr6M&feature=related
(4m 09s);
2 - Na minha escola todo o mundo é igual:

v=aSwdAWkLGmM&feature=related

(2m 28s);

3 – Espaço de debate! (5 minutos).

sábado, 17 de novembro de 2012

O olho humano: video sobre a sua estrutura e funcionamento

 
 Este vídeo através de uma exposição simples estabelece uma ligação entre a anatomia do olho e o seu processo de captação de imagem e leitura.
 

 



Em baixo, partilho um conjunto de artigos relacionados com a saúde, anomalias e doenças dos olhos. Não deixe de consultar!
Fonte: Sobre a Deficiência Visual
 

Lista de lojas com acessibilidade a pessoas com deficiência em Portugal

 
De acordo com o estabelecido na Lei nº 33/2008, de 22 de Julho, relativa à promoção da acessibilidade à informação sobre determinados bens de venda ao público para pessoas com deficiência e incapacidades visuais, e sem prejuízo de se encontrar ainda a decorrer o prazo para a comunicação da lista dos estabelecimentos seleccionados para assegurar serviços de acompanhamento dessas pessoas, a Direcção-Geral do Consumidor vem disponibilizar as listas dos estabelecimentos seleccionados que já lhe foram comunicadas.
 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Projeto Daisy 2012 - projeto de incentivo à criação e utilização de audiolivros nas escolas, destinado a alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade com necessidades educativas especiais (NEE).

Foi colocada no site da DGE informação sobre a obtenção de licenças do software EasyReader de modo a equacionar-se a necessidade dessa aplicação para alunos com NEE, nomeadamente alunos com baixa visão, cegueira e dislexia.

 
O projeto, designado DAISY 2012, inclui a oferta a alunos e professores do software de última geração ‘EasyReader’ para leitura de audiolivros digitais em formato DAISY e noutros formatos, incluindo ePub não protegido.


Com este novo projeto, os alunos com NEE, incluindo aqueles que apresentam dislexia, passam a dispor de uma ferramenta que lhes dá acesso a qualquer audiolivro digital no formato DAISY. Este software possui ainda a mais-valia de permitir aos docentes a criação de conteúdos áudio.

O programa encontra-se disponível em:
http://www.dgidc.min-edu.pt/educacaoespecial/index.php?s=directorio&pid=6
 
Para mais informações consulte: http://dge.mec.pt/index.php?s=noticias&noticia=442
 
 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

O que é a Síndrome de Joubert?

 
O seu marcador neurorradiológico é uma malformação complexa da junção ponto-mesencefálica que tem o aspecto de um dente molar – sinal do dente molar, “molar tooth sign” (MTS). Resulta da associação de uma hipoplasia do vermis cerebeloso, de uns pedúnculos cerebelosos superiores grossos e horizontalizados e de uma fossa interpeduncular grande e profunda. O MTS foi identificado noutras síndromes, com características clínicas adicionais.

Existe uma variabilidade de atingimento de outros órgãos (olho, rim e fígado) e uma associação com outras malformações do sistema nervoso central (anomalias do corpo caloso, polimicrogíria, hidrocefalia e encefalomeningocelo) que permitem identificar um largo espectro de síndromes, chamadas Joubert syndrome related disorders (JSRDs). Seis loci associados a JSRDs foram identificados.

As JSRD estão incluídas num grupo de doenças em permanente expansão, as ciliopatias. A investigação visa melhorar a correlação fenótipo-genótipo do grande espectro das JSDRs e aperfeiçoar a classificação clínico-genética.
 

III Congresso Ibérico de Educação Especial

III Congresso Ibérico de Educação Especial (Organização Santa Casa da Misericórdia do Porto) que irá decorrer no Centro de Congressos do Instituto Superior de Engenharia do Porto nos próximos dias 23 e 24 de Novembro de 2012.
 
 
Com a participação de várias pessoas, entre elas: D. Manuel Clemente – Bispo do Porto; Pedro Mota Soares – Ministro da Solidariedade e da Segurança Social; Laborinho Lúcio – Juiz Jubilado e Ex-Ministro da Justiça do XI e XII Governo Constitucional; Pilar Fontao – Universidade de Vigo (Espanha); Teresa Costa Macedo – Confederação Nacional das Associações de Família; Adrian Gramary – Diretor Clínico do Centro Hospitalar Conde Ferreira/Santa Casa da Misericórdia do Porto; Essmat Nasar – Universidade do Cairo; Miguel Zabalza – Universidade de Santiago. de Compostela.
 
Mais informações, inscrições e contactos emhttp://www.scmp.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=27496
III Congresso Iberico (cartaz).pdfIII Congresso Iberico (cartaz).pdf
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sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mapas da reorganização administrativa das freguesias situadas no território de Portugal continental

Em cumprimento do disposto no artigo 14.º, n.º 3, da Lei n.º 22/2012, de 30 de maio, a Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT) apresentou à AR, em 5 de Novembro de 2012, os pareceres e propostas concretas de reorganização administrativa das freguesias situadas no território de Portugal continental (*):
 
 
Novos mapas de Freguesias Fundidas. Clique aqui para ver as propostas e anexos por concelho.
 
 

Institutos Politécnicos vão passar a integrar ensino profissional


Já este ano lectivo, os cursos de ensino profissional, actualmente, leccionados nas escolas secundárias, passarão a ser ministrados também em institutos superiores politécnicos. A notícia foi avançada pelo ministro Nuno Crato, durante a discussão do orçamento da Educação para 2013 na especialidade.

Os politécnicos, com o número de inscrições registados, passaram a ter uma série de áreas críticas, revelou o governante, que apontou uma saída para o problema instalado: “para ultrapassarem estas dificuldades, e por que são extremamente necessários ao País, os politécnicos precisam de coordenar as suas ofertas”, nomeadamente ao “nível do ensino profissional secundário”.

Nuno Crato concluiu dizendo que os politécnicos “têm professores, instalações e conhecimentos que muitas escolas secundárias não têm”.

E as mudanças chegam já este ano lectivo. Esta poderá será uma das mudanças no âmbito da reorganização da rede do ensino superior. Ontem, o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Rendas, disse que este não era o momento oportuno para avançar com a reorganização por se tratar de um período de crise, onde dominam os cortes financeiros.
 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ateliê de Jardinagem e Horticultura para alunos com NEE

Atelier de Jardinagem e Horticultura
A APSA vai iniciar um Atelier de Jardinagem e Horticultura, com o apoio da Engª Agrónoma Ana Couto, formadora com experiência nesta área.
Pretendemos que seja uma actividade, simultaneamente, pedagógica e divertida.
Muitos jovens desconhecem de onde provêm certas plantas e produtos hortícolas, como surgem e como se cuidam.
Esta será uma oportunidade para aprenderem a preparar a terra para receber as sementes que irão ver crescer, para cuidar das plantas e colher os seus frutos.
Destina-se a alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário, bem como a jovens que já tenham terminado a escolaridade obrigatória e tenham interesse pela actividade.
Esta é uma actividade especialmente adaptada para jovens com Síndrome de Asperger, sendo uma mais valia particularmente enriquecedora a convivência e a integração de jovens de duas realidades diferentes.
A formadora, Engª Ana Couto, trabalhou nos últimos anos no ensino público, com crianças com necessidades educativas especiais, entre elas, alunos autistas. O seu trabalho foi precisamente o desenvolvimento de formação e treino de competências para uma futura inserção profissional destes alunos na área da jardinagem e trabalho em viveiros.
As sessões terão início no próximo dia 10/11.
Ver em anexo o Programa e Condições de Inscrição, bem como a Ficha de Inscrição (poderá responder directamente na Ficha e remeter para nós por email).
 
Venham participar e terão a oportunidade de aprender de uma forma divertida!
Ajude-nos a divulgar esta iniciativa.
Para mais informações contacte-nos através do 214605237 ou geral@apsa.org.pt
 
Largo do Amor Perfeito n.º 9A - Loja 1
Adroana
2645-630 Alcabideche
P Antes de imprimir este e-mail pense bem se tem mesmo de o fazer. Proteja o nosso ambiente.
 
2 anexosFazer a transferência de todos os anexos (zipado para
Jardinagem e Horticultura - vFinal.pdfJardinagem e Horticultura - vFinal.pdf
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Jardinagem e Horticultura - Ficha de Inscrição.docxJardinagem e Horticultura - Ficha de Inscrição.docx
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segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Exemplo de uma planificação para a área curricular específica de português funcional - alunos com CEI

Hoje, partilho uma planificação / programação de português funcional, área curricular específica do CEI, que elaborei já há algum tempo para apoiar um aluno que frequentava a sua escolaridade com um CEI, no 6.º ano de escolaridade.
 
 

Note bem que a frequência da escolaridade com um CEI pressupõe alterações significativas no currículo comum, podendo as mesmas traduzir-se na introdução, substituição e ou eliminação de objetivos e conteúdos, em função do nível de funcionalidade da criança ou do jovem.