Mais de mil alunos com NEE têm sido avaliados em cada ano, com problemáticas do foro sensorial, mental e neuromusculoesqueléticas. Os alunos avaliados encontram-se distribuídos por todos os anos de escolaridade, com incidência no 1.º ciclo. Uma parte das tecnologias de apoio recomendadas pelos CRTIC têm sido anualmente financiadas pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).
Os CRTIC de Viana do Castelo e de Santarém são os convidados neste webinar para reportarem alguns aspetos da atividade comum da rede nacional dos CRTIC.
O CRTIC de Viana do Castelo focaliza a sua intervenção no processo de avaliação dos alunos com NEE, no que respeita a tecnologias de apoio.
O CRTIC de Santarém centra a sua atenção nos mecanismos de informação à comunidade educativa e na formação de professores na área das tecnologias.
O CRTIC de Viana do Castelo focaliza a sua intervenção no processo de avaliação dos alunos com NEE, no que respeita a tecnologias de apoio.
O CRTIC de Santarém centra a sua atenção nos mecanismos de informação à comunidade educativa e na formação de professores na área das tecnologias.
Alda Lopes - Professora do grupo 910. Iniciou funções na Educação Especial no ano letivo de 1980/1981. Exerce funções no CRTIC de Viana do Castelo desde o ano letivo de 2008/2009, sendo atualmente a coordenadora. Formadora acreditada pelo CCPFC. Tem um CESE em Educação Especial, na área da deficiência mental/motora (ESE do Porto). Possui Mestrado em Educação - Formação Psicológica de Professores (Universidade do Minho).
Paulo Gomes Nunes - Professor do grupo 110, especializado em Educação Especial. Coordenador do CRTIC de Santarém desde 2008. Formador acreditado pelo CCPFC. Docente on-line na Universidade Aberta. Mestre em Ciências da Educação, na vertente de Comunicação Educacional Multimédia (UAb, 2009). Doutorando em Educação, na vertente de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação (UHLT, desde 2011).
Material de apoio
Fonte: Educação Especial - DGE