sexta-feira, 24 de junho de 2022

Ferramentas digitais: inclusão e acessibilidade

 

Inclusão e acessibilidade

braille


  • NVaccess (leitor de ecrã para utilizadores cegos)


  • Arasuite (comunicação aumentativa e alternativa)




Fonte: https://linhadeleitura.wordpress.com/ferramentas-digitais-para-educacao/inclusao/ 

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Lista de serviços de apoio aos estudantes portadores de deficiência física, sensorial ou outra, do Ensino Superior Público e Privado - Ano letivo 2021/2022

Gabinetes de Apoio aos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais - Ano letivo 2021/2022

De acordo com o definido no n.º 3 do artigo 24.º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, “No processo de atribuição do complemento a que se refere a alínea b) do número anterior, a entidade competente para decidir sobre o requerimento colhe obrigatoriamente parecer técnico especializado, designadamente dos serviços da instituição de ensino superior de apoio aos estudantes portadores de deficiência física, sensorial ou outra.”
 

Consulte aqui a lista de serviços de apoio aos estudantes portadores de deficiência física, sensorial ou outra, do Ensino Superior Público e Privado.

Legislação

DESPACHO N.º 5404/2017 (2.ª SÉRIE), DE 21 DE JUNHO - REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
Despacho nº 5404/2017, de 21 de junho
Altera e republica o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, aprovado pelo Despacho n.º 8442-A/2012 (2.ª série), de 22 de junho, sucessivamente alterado
Artigo 24.º
Estado: Não Vigente
Apoio ao Estudante

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão 

Partilho documentos disponíveis para consulta pública no Agrupamento de Escolas Júlio Dantas - Lagos

Decreto-Lei n.º 54/2018

Questões sobre o Decreto-Lei n.º 54/2018

Alteração ao Decreto-Lei n.º 54/2018

Decreto-Lei n.º 55/2018

Papel do Terapeuta da Fala

Papel do Terapeuta Ocupacional

Programa Educativo Individual (ODT)

Programa Educativo Individual (DOCX)

Relatório Técnico-Pedagógico (ODT)

Relatório Técnico-Pedagógico (DOCX)

Plano Individual de Transição (ODT)

Plano Individual de Transição (DOCX)

Identificação da Necessidade de Aplicação de Medidas de Suporte (ODT)

Identificação da Necessidade de Aplicação de Medidas de Suporte (DOCX)

Adaptações Curriculares Não Significativas (ODT)

Adaptações Curriculares Não Significativas (DOC)

Adaptações Curriculares Significativas (ODT)

Adaptações Curriculares Significativas (DOC)

Avaliação de Medidas DL54/2018 1.º CEB (ODT)

Avaliação de Medidas DL54/2018 1.º CEB (DOC)

Avaliação de Medidas DL54/2018 2.º, 3.º CEB (ODT)

Avaliação de Medidas DL54/2018 2.º, 3.º CEB (DOC)

Avaliação de Medidas DL54/2018 ES CCH (ODT)

Avaliação de Medidas DL54/2018 ES CCH (DOC)

Avaliação de Medidas DL54/2018 ES CP (ODT)

Avaliação de Medidas DL54/2018 ES CP (DOC)

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Promover a inclusão e o sucesso educativo das comunidades ciganas - Guião pedagógico para a Educação Pré-Escolar.


 A Direção-Geral da Educação elaborou e disponibiliza o guião Promover a inclusão e o sucesso educativo das comunidades ciganas - Guião pedagógico para a Educação Pré-Escolar.
Esta publicação tem como objetivo apoiar o trabalho dos/as educadores/as de infância na inclusão de crianças das comunidades ciganas em contexto de jardim de infância, com vista à promoção do seu sucesso educativo e da sua aprendizagem ao longo da vida.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

UNIVERSIDADE DE AVEIRO ABRE CURSO PARA PESSOAS COM DIFICULDADES COGNITIVAS

É UM CURSO INÉDITO EM PORTUGAL QUE VAI PERMITIR A INTEGRAÇÃO DE PESSOAS COM DIFICULDADES COGNITIVAS NO ENSINO SUPERIOR

Quando um aluno termina a escolaridade obrigatória, ou seja, o 12.º ano, pensa, em muitos dos casos, no curso que vai querer seguir no Ensino Superior. Esta realidade é a de milhares de alunos portugueses, com exceção de muitos outros que, infelizmente, por terem limitações cognitivas não podem ir para a universidade. Só que isso está prestes a mudar.


Pessoas com limitações cognitivas têm a partir de agora um curso adaptado a si. A Universidade de Aveiro e o Grupo Jerónimo Martins vão desenvolver um curso que vai permitir a pessoas com dificuldades cognitivas terem aulas com estudantes de licenciatura, um diploma de ensino superior, estágio e propinas pagas por uma empresa privada.

aluno triste

Este projeto quer sobretudo promover a inclusão de pessoas com maior vulnerabilidade no mercado de trabalho e na vida ativa.


O curso “Programa Individual de Estudos Multidisciplinares” vai começar em outubro de 2021 e vai permitir a estas pessoas terem uma experiência no ensino superior. E, mais do que isso, vais-lhes permitir sentirem-se parte da sociedade.

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Modelos de diplomas e de certificados das ofertas educativas e formativas do ensino básico e secundário

 A Portaria n.º 194/2021, de 17 de setembro, define os modelos de diplomas e de certificados em formato eletrónico das ofertas educativas e formativas do ensino básico e secundário.



A presente portaria define os modelos de diplomas e de certificados em formato eletrónico das ofertas educativas e formativas identificadas que conferem o ensino básico ou o ensino secundário, bem como a atribuição do respetivo nível de qualificação, de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e o Quadro Europeu de Qualificações (QEQ), ou que comprovem, no âmbito das ofertas de dupla certificação, a conclusão com aproveitamento de uma ou mais unidades de formação que não permita de imediato a obtenção de qualificação.

A emissão dos diplomas e certificados pode ocorrer, a título excecional, em suporte de papel, através dos modelos-base constantes do anexo ii da portaria, da qual faz parte integrante, mediante pedido fundamentado do titular.

Nas ofertas educativas e formativas que, no ensino secundário, integrem a componente de Cidadania e Desenvolvimento, o certificado regista a participação dos alunos nos projetos desenvolvidos neste âmbito.

O certificado atesta, quando aplicável, a participação do aluno em representação dos pares em órgãos da escola e em atividades e projetos que contribuam para a sua formação pessoal e social, designadamente de mentoria, voluntariado, culturais, artísticos, desportivos, científicos e no âmbito do suporte básico de vida entre outros de relevante interesse social desenvolvidos no âmbito da escola.

Sempre que o curso tenha sido concluído com adaptações curriculares significativas, nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, na sua redação atual, observa-se ainda o seguinte:

a) Nos campos identificados na subalínea ii) da alínea c) e na subalínea iv) da alínea d) do número anterior é incluída a seguinte menção: «ao abrigo da alínea b) do n.º 4 do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, na sua redação atual»;

b) No campo identificado na subalínea iv) da alínea d) do número anterior são identificadas as áreas e experiências desenvolvidas no âmbito do Plano Individual de Transição do titular do certificado.

Nos certificados emitidos, quando as UFCD ou UC tenham sido concluídas com adaptações curriculares significativas, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, na sua redação atual, é incluída nas subalíneas ii), iii) e iv) da alínea a) do número anterior a menção «ao abrigo da alínea b) do n.º 4 do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, na sua redação atual».

sexta-feira, 11 de junho de 2021

DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM - DIAPOSITIVOS

 


DUA

Enquadramento legal: preâmbulo do DL n.º 54/2018, de 6 de julho, na redação atual






Catálogo Nacional de Produtos de Apoio 2021 - INR





O Catálogo Nacional de Produtos de Apoio tem como objetivo principal disponibilizar informação acessível sobre os Agentes Nacionais e Produtos de Apoio existentes no mercado nacional, tendo por base a classificação internacional ISO 9999:2007. 

Permite obter informação sobre os diversos tipos de produtos e comparações ao nível das suas especificações técnicas e funcionais, no sentido de obter o produto mais adequado para determinado caso. 

Este Catálogo pretende ainda dar resposta a todos os que direta ou indiretamente estão envolvidos na área dos produtos de apoio, nomeadamente, pessoas com deficiência ou incapacidade, seus familiares, técnicos de saúde, professores, estudantes, investigadores e fornecedores de produtos de apoio.



Informação Útil

Aqui poderá consultar informação sobre:
Manual do Utilizador para fornecedores externos. (PDF, 26 pp., 1,6MB)


Dispositivos Médicos, Notificações de Empresas e Certificação de Produtos de Apoio. (PDF, 3 pp., 61k)


Documento orientador para a publicação de informação acessível (PDF, 2 pp., 164 kb)


O QUE SÃO OS CÓDIGOS ISO?

Os produtos de apoio são classificados de acordo com a sua função. A classificação é constituída por três níveis hierárquicos (Classes, Subclasses e Divisões). Os códigos consistem em três pares de dígitos em que cada item de classificação da Norma Internacional ISO 9999 tem um código associado.

Esta Norma estabelece uma classificação de produtos de apoio, especialmente produzidos ou geralmente disponíveis, para pessoas com incapacidade. Quaisquer produtos são especialmente produzidos para prevenir, compensar, monitorizar, aliviar ou neutralizar as incapacidades, limitações das atividades e restrições na participação dessas pessoas.

A referida Norma utiliza a terminologia da Classificação Internacional da Funcionalidade (CIF), que é uma classificação da saúde e dos domínios com esta relacionados. A classificação destes domínios tem por base uma perspetiva Biopsicosocial. Saiba mais... (PDF, 238 pp., 2,6MB)



LISTA HOMOLOGADA DE PRODUTOS DE APOIO

A Lista Homologada de Produtos de Apoio identifica todos os produtos que podem ser abrangidos para financiamento através do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA) bem como os produtos de prescrição médica obrigatória e os que são prescritos por equipa técnica multidisciplinar. Identifica ainda os produtos de apoio reutilizáveis.
Para mais informações consulte o Despacho nº 7197/2016
Caso necessite de algum esclarecimento sobre o Catálogo de Produtos de Apoio envie as suas questões para: catalogoprodapoio@inr.mtsss.pt

Fonte: https://catalogo.inr.pt/web/inr/inicio