segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Partilha de ferramentas digitais e/ou recursos educativos

A seguir, partilho um conjunto de ferramentas ou recursos que procuram responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos.


Ferramentas e/ou recursos

Principais características

Exemplo de aplicação no contexto educativo

Ferramentas digitais para a criação de vídeos

Biteable

 

https://biteable.com/

Online, construção de animações, permite várias formas de partilha, mas não permite construção colaborativa

...

Os alunos constroem uma pequena animação sobre a estrutura interna da terra.

Animoto https://animoto.com

Criação de vídeos online

Podemos criar e editar vídeos utilizando imagem, áudio, texto e vídeo. De uma forma rápida e simples poderemos criar vídeos simples de apresentação com alguns efeitos. Fácil para partilhar. Possibilidade de criação de conta educacional com mais opções.

 

Muito bom para vídeos de motivação, iniciação e apresentação de trabalhos, de conteúdos e atividades desenvolvidas.

Wideo Crie Vídeos Online com Wideo - Experimente nossos Templates!

Criação de vídeos online

Criação de vídeos online. Simples e fácil. Ferramenta interessante para vídeos de motivação, iniciação e apresentação de trabalhos, de conteúdos e atividades desenvolvidas.

Powtoon

 

Powtoon: Video Maker | Make Videos and Animations Online

Criação de apresentações dinâmicas e divertidas, vídeos,

...

Os alunos podem fazer apresentações de trabalhos criativas com recurso a esta ferramenta.

Activepresenter

Criação de vídeos e elaboração de projetos/atividades educativas/demonstrativas.

É um software de screencasting e e-Learning para Microsoft Windows e Mac OS X que pode ser usado para criar demonstrações de software, simulações de software e testes,

 

 

exercícios elaborados a partir de apresentações eletrónicas com possibilidade de inserir questões para aferição de aquisição de conhecimentos. https://atomisystems.com/download/

Adobe Spark Video https://spark.adobe.com/ab out/video https://spark.adobe.com

Criação de vídeos em minutos Easily combine video clips, photos, and icons into an engaging video. Add impact with text overlay.

 

ShowMe https://www.showme.com

Criar aulas/tutoriais em vídeo

ShowMe community has educators from more than 65,000 schools who have already created more than 4 million ShowMe lessons

Kizoa

 

https://www.kizoa.com.br/h ome

Kizoa é um programa online que permite a criação e edição de Vídeos e Slides.

Para apresentação de trabalhos.

Magisto https://www.magisto.com/

Permite criar e editar vídeos em minutos.

Para apresentação de temas ou fazer os alunos fazerem um pitch.

Flipgrid https://info.flipgrid.com/

Criar e editar vídeos com as dinâmicas ao gosto dos adolescentes.

Vídeos com adição de avatares, texto, emojis.


Ferramentas digitais para a criação de aulas interativas

Tes Teach

 

https://www.tes.com/lessons

Criação de aulas interativas, apresentações, projetos, …, em 5 minutos. Possui app.

Os alunos podem criar e partilhar materiais. Útil, por exemplo, para trabalho colaborativo sobre qualquer tema.

Classflow https://classflow.com/pt-pt/

Plataforma de aprendizagem. Criação e apresentação de aulas interativas.

Por exemplo, potencia a utilização de quadros interativos ou dispositivos equivalentes para uma aprendizagem mais ativa para qualquer tema.

Edpuzzle Edpuzzle

Criação de aulas/atividades com recurso a vídeos. É possível editar facilmente vídeos retirados de vários locais, como o Youtube, por exemplo.

Os alunos podem visualizar os vídeos editados e disponibilizados pelo professor e responder a questões facilmente.


Lensoo Create https://create.lensoo.com/

Criação de aulas interativas, apresentações, projetos. Possui app.

O Lensoo Create transforma seu tablet iPad ou Android em um quadro

 

 

virtual com gravação de voz e escrita digital suave.

Answergarden https://answergarden.ch/

Esta app permite atividades de “chuva de ideias” (brainstorming) a partir de aplicativos móveis.

Motivação para abordagem de um conteúdo, por exemplo

Genially

 

https://genial.ly/interactive- content-education

Permite a criação de diferentes recursos didáticos

Possibilidades muito variadas que potenciam uma aprendizagem significativa!

Thinglink

Permite a criação de aulas interativas, a partir de uma imagem ou vídeo

Muito bom para planear uma unidade didática.

Ref.: Francisco Alves – Elaboração própria (2022).

sábado, 20 de agosto de 2022

Relatório “Educação Inclusiva 2020/2021 – Apoio à aprendizagem e à inclusão, escolas públicas de rede do Ministério da Educação”.

 

O relatório “Educação Inclusiva 2020/2021 – Apoio à aprendizagem e à inclusão, escolas públicas da rede do Ministério da Educação” apresenta os dados do questionário aplicado com o propósito de conhecer a forma como as escolas organizam os recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão, nomeadamente as Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) e os Centros de Apoio à Aprendizagem (CAA).


Fonte: DGE

domingo, 3 de julho de 2022

Abertas candidaturas programa acessibilidades em habitações

 Estão a decorrer as candidaturas ao Programa de Intervenções em Habitações até 31 de julho do corrente ano. Este programa visa melhorar as acessibilidades para pessoas com deficiência, em habitações, em todo o território de Portugal continental, e com o objetivo de apoiar intervenções, em, pelo menos, 1.000 habitações. O apoio financeiro por tipo de intervenção e por valor unitário (valores sem IVA incluído), até ao limite máximo de 10.000,00 € (dez mil euros) por habitação a intervencionar. O montante financeiro disponível no presente Aviso N.º 3/C03-i02/2022 é de 10.000.000,00 € (dez milhões de euros), sendo que a respetiva implementação decorre entre 2022 e 2025, salvo esgotamento da dotação em período anterior.


Os interessados em concorrer devem garantir que se encontram registados no balcão2020, requisito obrigatório para permitir a formalização da candidatura a efetuar através da submissão de formulário eletrónico no portal para submissão de candidaturas (“PRR - SIGA”), até ao dia 31 de julho de 2022. A receção das candidaturas pode ser prolongada ou cancelada, em função da dotação disponível. Este investimento está em plena conformidade com a Estratégia Europeia sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030.

Por habitação consideram-se todas as frações autónomas, apartamentos, moradias, desde que registadas separadamente, devendo ter saída própria para uma parte comum do edifício ou via pública. São consideradas partes comuns passíveis de serem servidas por percursos acessíveis, átrios, caixas de escadas, elevadores, lugares de estacionamento ou boxes dedicados, garagens, incluindo área adjacente ao edifício necessária para tornar a sua cota de soleira acessível. 

São Beneficiários Finais as Câmaras Municipais/Municípios (executores física e financeiramente da intervenção), para atuação junto dos destinatários finais, no caso pessoas com deficiência com um grau de incapacidade igual ou superior a 60% devidamente atestado e que reúnam as condições necessárias, enquanto: Proprietários das habitações alvo da intervenção, ou membros do seu agregado familiar e que com ele coabitem; Arrendatários das habitações alvo da intervenção, ou membros do seu agregado familiar e que com ele coabitem. 

Caso esteja interessado consulte a sua Câmara Municipal e obtenha mais informações em Instituto Nacional para a Reabilitação: https://www.inr.pt/programa-acessibilidades-360-intervencoes-em-habitacoes e https://recuperarportugal.gov.pt/wp-content/uploads/2022/04/Aviso_PIH_-alterado28_04_2022-2.pdf e através do endereço eletrónico: inr-piep.prr@inr.mtsss.pt


Fonte: https://tetraplegicos.blogspot.com/2022/07/abertas-candidaturas-programa.html

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Ferramentas digitais: inclusão e acessibilidade

 

Inclusão e acessibilidade

braille


  • NVaccess (leitor de ecrã para utilizadores cegos)


  • Arasuite (comunicação aumentativa e alternativa)




Fonte: https://linhadeleitura.wordpress.com/ferramentas-digitais-para-educacao/inclusao/ 

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Lista de serviços de apoio aos estudantes portadores de deficiência física, sensorial ou outra, do Ensino Superior Público e Privado - Ano letivo 2021/2022

Gabinetes de Apoio aos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais - Ano letivo 2021/2022

De acordo com o definido no n.º 3 do artigo 24.º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, “No processo de atribuição do complemento a que se refere a alínea b) do número anterior, a entidade competente para decidir sobre o requerimento colhe obrigatoriamente parecer técnico especializado, designadamente dos serviços da instituição de ensino superior de apoio aos estudantes portadores de deficiência física, sensorial ou outra.”
 

Consulte aqui a lista de serviços de apoio aos estudantes portadores de deficiência física, sensorial ou outra, do Ensino Superior Público e Privado.

Legislação

DESPACHO N.º 5404/2017 (2.ª SÉRIE), DE 21 DE JUNHO - REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
Despacho nº 5404/2017, de 21 de junho
Altera e republica o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, aprovado pelo Despacho n.º 8442-A/2012 (2.ª série), de 22 de junho, sucessivamente alterado
Artigo 24.º
Estado: Não Vigente
Apoio ao Estudante

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão 

Partilho documentos disponíveis para consulta pública no Agrupamento de Escolas Júlio Dantas - Lagos

Decreto-Lei n.º 54/2018

Questões sobre o Decreto-Lei n.º 54/2018

Alteração ao Decreto-Lei n.º 54/2018

Decreto-Lei n.º 55/2018

Papel do Terapeuta da Fala

Papel do Terapeuta Ocupacional

Programa Educativo Individual (ODT)

Programa Educativo Individual (DOCX)

Relatório Técnico-Pedagógico (ODT)

Relatório Técnico-Pedagógico (DOCX)

Plano Individual de Transição (ODT)

Plano Individual de Transição (DOCX)

Identificação da Necessidade de Aplicação de Medidas de Suporte (ODT)

Identificação da Necessidade de Aplicação de Medidas de Suporte (DOCX)

Adaptações Curriculares Não Significativas (ODT)

Adaptações Curriculares Não Significativas (DOC)

Adaptações Curriculares Significativas (ODT)

Adaptações Curriculares Significativas (DOC)

Avaliação de Medidas DL54/2018 1.º CEB (ODT)

Avaliação de Medidas DL54/2018 1.º CEB (DOC)

Avaliação de Medidas DL54/2018 2.º, 3.º CEB (ODT)

Avaliação de Medidas DL54/2018 2.º, 3.º CEB (DOC)

Avaliação de Medidas DL54/2018 ES CCH (ODT)

Avaliação de Medidas DL54/2018 ES CCH (DOC)

Avaliação de Medidas DL54/2018 ES CP (ODT)

Avaliação de Medidas DL54/2018 ES CP (DOC)

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Promover a inclusão e o sucesso educativo das comunidades ciganas - Guião pedagógico para a Educação Pré-Escolar.


 A Direção-Geral da Educação elaborou e disponibiliza o guião Promover a inclusão e o sucesso educativo das comunidades ciganas - Guião pedagógico para a Educação Pré-Escolar.
Esta publicação tem como objetivo apoiar o trabalho dos/as educadores/as de infância na inclusão de crianças das comunidades ciganas em contexto de jardim de infância, com vista à promoção do seu sucesso educativo e da sua aprendizagem ao longo da vida.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

UNIVERSIDADE DE AVEIRO ABRE CURSO PARA PESSOAS COM DIFICULDADES COGNITIVAS

É UM CURSO INÉDITO EM PORTUGAL QUE VAI PERMITIR A INTEGRAÇÃO DE PESSOAS COM DIFICULDADES COGNITIVAS NO ENSINO SUPERIOR

Quando um aluno termina a escolaridade obrigatória, ou seja, o 12.º ano, pensa, em muitos dos casos, no curso que vai querer seguir no Ensino Superior. Esta realidade é a de milhares de alunos portugueses, com exceção de muitos outros que, infelizmente, por terem limitações cognitivas não podem ir para a universidade. Só que isso está prestes a mudar.


Pessoas com limitações cognitivas têm a partir de agora um curso adaptado a si. A Universidade de Aveiro e o Grupo Jerónimo Martins vão desenvolver um curso que vai permitir a pessoas com dificuldades cognitivas terem aulas com estudantes de licenciatura, um diploma de ensino superior, estágio e propinas pagas por uma empresa privada.

aluno triste

Este projeto quer sobretudo promover a inclusão de pessoas com maior vulnerabilidade no mercado de trabalho e na vida ativa.


O curso “Programa Individual de Estudos Multidisciplinares” vai começar em outubro de 2021 e vai permitir a estas pessoas terem uma experiência no ensino superior. E, mais do que isso, vais-lhes permitir sentirem-se parte da sociedade.